/No fim do post acabo comentando a mesma coisa que o usuário acima. Cogitei retirar, mas como já tinha digitado tudo deixei como está..

Postado originalmente por
Targhangu
O Absolutista foi um cara que colocou seu pensamento de forma positiva, querendo compartilhar conteúdo ao meu conteúdo, fui meio grosseiro, pois ali vi muitos itens que não tem um meio de ser obtido... Mais foi de grande auxilio... Por mais que algumas informações dele não foram adicionadas, mais serão!
!?
Não intendi então a forma extremamente negativa com a qual você lidou com meus posts, chegando até a achar que eu estava manipulando meus posts sei lá para que.

Targhangu
E quando ao "não vivo de fontes, e sim de experiencia", no caso, faço meus próprios testes quando não encontro fontes... E na maioria das vezes, funciona... Friptix, você, pelo que consta, tem um char lvl 130+, EK, skills boas, tem level suficiente para fazer testes por conta própria... Faça uns, e me diga o que acha!
Abraço e bom game a todos!
Uma fonte aqui pra você caso ajude:

tibia wiki
Note that your character's total defense is only taken from your shield, or if you don't have a shield equipped, your weapon. If a shield is equipped while using a weapon, then the weapon's defense will be negated regardless of whether its defensive value is higher or lower than the shield's defensive value.
Fonte:
http://tibia.wikia.com/wiki/Shielding
Não sei como é seu inglês se - quiser da um toque que traduzo.
Mas é interessante notar que houveram bastantes discuções com relação a informaçao que eu citei no talk page da pagina linkada. Pessoas concordando com a citação dizendo que a mesma acabou se provando verdadeira em suas experiências no jogo.
A propósito eu joguei anos de knight - não cheguei a chegar em level muito alto, o meu melhor knight está lv 88 apenas. Sem contar que mesmo jogando de mage, existe a combinação arma+spellbook, então só porque atualmente não jogo de knight não significa que eu não tenha expência com relação a escudos+armas e como isso afeta a def do meu personagem.
Em tempo: Pelas minhas experiências pude notar que o artigo está corretíssimo.