-
FAQ Tibia.com - Perguntas mais frequentes
FAQ Tibia.com - Perguntas mais frequentes
Aqui você encontrará a versão traduzida para o português do FAQ (perguntas mais frequentes) encontrado no site oficial. O tópico antigo, criado pelo Maver1ck estava muito desatualizado, então optamos pela criação de um novo.
Quando tiver alguma dúvida, lembre-se de sempre consultar esse tópico, bem como os outros fixos da seção, para ver se sua dúvida já não foi respondida antes. Use também a função procurar para buscar tópicos já criados.
Caso veja algum erro ou tenha alguma sugestão de melhoria para o tópico, sinta-se a vontade para me enviar uma mensagem privada.
Vamos agora ao índice de perguntas:
GERAL
- Como começar a jogar Tibia?
- Tibia é grátis?
- O que são as premium accounts?
- Quais são os requisitos do sistema para jogar Tibia?
- Existem clients para outros sistemas operacionais, como Linux ou Mac OS?
SISTEMA DE CONTAS
- Eu esqueci minha senha ou o nome de minha conta. O que posso fazer?
- Por que eu devo registrar a minha conta?
- Como posso registrar a minha conta?
- Como posso mudar minhas informações de registro?
- Como posso obter uma nova recovery key?
- Eu ainda estou esperando pela carta com a chave de confirmação para o pedido da recovery key. Quando ela chegará?
- Eu recebo a mensagem "A wrong password has been entered 5 times in a row" (Uma senha errada foi digitada 5 vezes seguidas). Por que?
- Eu recebo a mensagem "Wrong account data has been entered from your IP address too often" (dados errados de conta foram digitados do seu endereço IP muitas vezes). Por que?
- Eu mudei o meu endereço de e-mail e agora não consigo entrar mais em minha conta. O que posso fazer?
- A conta de e-mail vinculada à minha conta foi hackeada. O que fazer?
- Alguém conseguiu acessar minha conta e mudou minha senha ("hacking"). O que fazer?
- Por que eu não recebi um e-mail enviado pela interface de recuperação de conta ou suporte ao cliente?
- Por que não é possível pedir uma nova senha na interface de recuperação de conta?
- É possível transferir personagens entre contas?
- É possível transferir personagens para outro mundo?
- É possível mudar o nome da conta?
- Como posso apagar minha conta?
- Quando as contas são apagadas automaticamente?
- Eu posso renomear meu personagem?
- Eu recebo a mensagem "This name is already used." (esse nome já está em uso), mas não há personagens com esse nome. Por que?
PAGAMENTO - TIBIA PAYMENT SYSTEM
- Por que existem dois tipos de sistemas para comprar premium time?
- Quais métodos de pagamento estão disponíveis para o Tibia Payment System?
- Em quais países o Tibia Payment System está disponível?
- Como faço para comprar um período avulso de premium time?
- Eu já paguei, mas ainda não tenho meu premium time. O que há de errado?
- O que é uma assinatura?
- Como eu faço para configurar uma assinatura?
- Por que eu deveria ter uma assinatura?
- Quando é que o dinheiro é cobrado pela assinatura?
- Por que eu não consigo fazer uma assinatura?
- Eu configurei uma assinatura há alguns meses e agora meu cartão de crédito expirou. O que acontece?
- Como eu cancelo uma assinatura?
- Como eu cancelo minha assinatura se eu perdi acesso a minha conta?
- Como eu posso cancelar minha transferência bancária não-paga?
- Minha conta foi apagada. Como eu faço para cancelar minha assinatura?
- Eu quero um reembolso do meu premium time. O que tenho de fazer?
- Meu cartão de crédito foi recusado. Por quê?
- Minha conta foi bloqueada para pagamentos com cartão de crédito. Por quê?
- Eu não consigo transferir um personagem para outro mundo porque o método de pagamento está bloqueado. O que posso fazer?
- É possível transferir premium time para outra conta?
- Posso pagar para outra pessoa?
- O que são revendedores?
- O que são game codes e como faço para utilizá-los?
PAGAMENTO - ELEMENT 5
- Como eu faço para comprar premium time?
- Como eu faço para comprar premium time para outra pessoa?
- Posso utilizar qualquer endereço de e-mail para adquirir premium time?
- Quais são as formas de pagamento disponíveis?
- Posso pagar através do PayPal?
- Quais são as moedas aceitas?
- O que é Element 5?
- Como posso entrar em contato com a Element 5?
- Quando o meu premium time acaba?
- Meu cartão de crédito foi rejeitado. Por quê?
- Eu já fiz o pagamento, porém ainda não tenho premium time. O que devo fazer?
- Eu comprei premium time para outra pessoa, porém ele ainda não entrou. O que aconteceu?
- Eu comprei premium time para um amigo, porém ele rejeitou o pagamento. Quais opções eu tenho agora?
- Quanto tempo eu tenho para aceitar o premium time que alguém pagou para mim?
- Eu rejeitei acidentalmente a compra de premium time que alguém pagou para mim. Eu ainda posso conseguir esse premium time?
- É possível transferir os dias restantes do meu período de premium time para outra conta de Tibia?
- Eu quero um reembolso de meu premium time. O que devo fazer?
GAMEPLAY
- Como eu faço para subir escadas?
- Como eu faço para subir por um buraco?
- Como eu recupero pontos de vida ou magia?
- O que são soul points e como recuperá-los?
- O que é stamina?
- Quais são os tipos de dano e como eles funcionam?
- Qual a maneira mais segura de trocar itens com outros personagens?
- Como eu posso me casar ou divorciar?
- Quando posso sair de Rookgaard? Posso voltar depois de entrar no continente principal?
- Como enviar correspondências no Tibia?
- Minha carta ou parcel travou na caixa de correio. Por que o envio falhou?
- Eu quero promover o meu personagem. O que devo fazer?
- O que é experiência compartilhada e como ativar isso?
- Nós ativamos a experiência compartilhada, mas os pontos não são distribuídos igualmente. Por que?
- Por que o lance mais alto em um leilão de uma casa é 0, mesmo eu tendo feito um lance maior?
- Eu ganhei o leilão de uma casa, mas não a recebi. O que houve de errado?
- Eu perdi a minha casa. O que aconteceu com os meus itens?
- Eu perdi alguns itens e pontos de habilidade. Eles podem ser restaurados?
- Uma das mortes ou assassinatos de meu personagem não é mostrada no site oficial. Por que?
- Houve um reset em um ou mais mundos. O que isso significa?
- O que é o modo seguro e como posso desligá-lo?
- O que é a troca de posições e como isso funciona?
- O que acontece se eu andar em um campo no qual já esteja outro personagem?
- Por que eu não posso andar sobre um campo no qual já esteja uma pessoa, apesar de jogar em optional PvP?
- O que acontece quando acaba meu premium time?
- O que acontece com meu personagem em área premium quando meu premium time acaba?
REGRAS DO TIBIA
- Por que eu fui banido?
- Como eu posso denunciar jogadores que usam bot ou macro?
- Como eu denuncio mensagens ilegais?
- Como eu denuncio comentários ilegais no site oficial?
- Como eu denuncio uma informação de guild ilegal?
- Eu vi um personagem com um nome que me incomoda muito. Como posso denunciá-lo?
- Meu personagem teve o nome bloqueado (name locked). O que isso significa?
- Minha conta foi banida por pagamento inválido. O que devo fazer agora?
- Quando meu criminal record (ficha criminal) será apagado?
- Como posso me tornar um tutor?
PROBLEMAS DO CLIENT
- Eu não consigo me conectar aos servidores de jogo. Qual o problema?
- Minha conexão com o servidor está ruim. O jogo fica lento ou desconecta. O que posso fazer?
- O client roda muito devagar. O que posso fazer?
- Eu recebo a mensagem "Video surface allocation failed (error Code 13)". O que posso fazer?
- Desde o último update eu recebo a mensagem "Could not delete old Tibia program Tibia.exe" (não foi possível apagar o executável antigo Tibia.exe). O que posso fazer?
- Onde está meu arquivo de configuração e os mapas?
- Posso forçar o client do Tibia a gravar os arquivos de configuração em uma pasta específica?
- A seta do mouse não funciona corretamente. O que posso fazer?
- Luzes e sombras são mostradas como pixels pretos ondulantes. O que está errado?
- Minha janela de jogo está muito pequena e não se redimensiona automaticamente. O que posso fazer?
- O client usa 100% da CPU. Há algo que eu possa fazer para consertar isso?
- Posso ocultar os nomes mostrados acima das criaturas e jogadores?
- Posso desativar a exibição dos pontos de vida perdidos acima das criaturas e jogadores?
- Posso usar controles alternativos para o mouse?
- Meus personagens param de perseguir oponentes quando eu clico no mapa. Posso mudar isso?
CLIENT DO LINUX
FLASH CLIENT BETA
- O que significa Beta?
- Como eu inicio o jogo usando o Flash client Beta?
- Posso usar os mapas do antigo cliente (C++) para o Flash client Beta?
- Ainda posso jogar com o antigo cliente (C++) agora que o Flash client Beta foi lançado?
- O Flash client Beta também será lançado para outros sistemas operacionais e navegadores?
- Quais são as vantagens do Flash client Beta comparado ao cliente C++?
OUTRAS PERGUNTAS
- Eu achei um erro no jogo (bug). Para quem devo denunciar?
- Eu tenho uma ótima idéia para o Tibia. Onde posso deixá-la?
- O que é um test server e como posso entrar em um?
- É possível obter o protocolo de comunicação entre o servidor e os clients?
- Posso obter o código-fonte dos servidores do jogo?
- Posso obter o editor de mapas e fazer áreas para o Tibia?
- É possível tirar screenshots (fotos) do jogo?
- O que são senators (senadores)?
Última revisão: Junho de 2011
-
GERAL
Como começar a jogar Tibia?
Começar a jogar Tibia é fácil. Siga as instruções:
- Para criar uma conta, você deve digitar um endereço de e-mail, escolher um nome de conta e aceitar o acordo de serviço, regras do jogo, e política de privacidade. Na próxima página, seu nome de conta será mostrado. A senha será enviada ao seu e-mail.
- Baixe o client e o instale eu seu computador.
- Entre na página de sua conta e crie um personagem.
- Agora você pode entrar no jogo. Abra o programa e selecione "Enter Game".
Para informações detalhadas, leia a seção do manual sobre a configuração do jogo. Se você quer uma pequena introdução ao jogo, leia a seção de início rápido.
-
GERAL
Tibia é grátis?
Sim! Você pode jogar de graça por quanto tempo quiser e aproveitar a maior parte dos recursos que o jogo oferece.
Entretanto, se você gostar do jogo, pode querer comprar premium time. Isso lhe dará benefícios adicionais e permitirá que você aproveite o jogo ao máximo. Entre em sua conta e clique em "Add Premium Time" para iniciar o processo.
-
GERAL
O que são as premium accounts?
Você pode transformar sua conta em uma premium account comprando premium time. Premium accounts lhe dão habilidades e vantagens adicionais dentro e fora do jogo. Para aprender mais sobre esses benefícios, dê uma olhada na seção sobre premium.
-
GERAL
Quais são os requisitos do sistema para jogar Tibia?
O jogo roda em qualquer sistema Windows 95/98/ME/XP/2000/Vista/7 contendo o DirectX versão 5.0 ou superior, ou sistemas Linux com libc versão 6 ou superior. Você pode baixar a última versão do DirectX do website da Microsoft. Entretanto, para assegurar a melhor experiência possível, recomendamos que sue computador tenha uma CPU de 500 MHz ou superior, bem como uma placa de vídeo com aceleração 3D (e.g. placas com chipset ATI Radeon ou NVIDIA GeForce).
-
GERAL
Existem clients para outros sistemas operacionais, como Linux ou Mac OS?
Atualmente existe um client para Windows 95/98/ME/XP/2000/Vista/7 e um para Linux libc versão 6 ou superior.
Existe também a versão flash que oferece suporte para Internet Explorer (8.0 ou mais recente), Mozilla Firefox (3.6 ou mais recente) e Google Chrome.
É possível que no futuro haja um novo client para outros sistemas.
-
SISTEMA DE CONTAS
Eu esqueci minha senha ou o nome de minha conta. O que posso fazer?
Se você tiver esquecido sua senha ou o nome de sua conta, use a interface de recuperação de conta. Especifique o problema e siga as instruções. Note que uma nova senha ou o nome de conta só será enviado ao endereço de e-mail para o qual a conta está vinculada.
Se você perdeu acesso a esse e-mail, tente recuperá-lo. Se a sua conta for registrada, você pode mudar facilmente o endereço de e-mail da conta, usando a recovery key. Se você não registrou sua conta, tente entrar em contato com seu provedor de e-mail e pedir ajuda. Se você registrou sua conta e perdeu a recovery key, você pode pedir uma nova através da interface de recuperação de conta. No entanto, você deverá pagar uma taxa de 5 EUR para fazer esse pedido.
Quando obtiver acesso ao e-mail da conta, use a interface para pedia uma nova senha ou o seu nome de conta. Infelizmente, caso não possa recuperar sua conta através da interface, a CipSoft não poderá lhe ajudar pelo e-mail de suporte.
-
SISTEMA DE CONTAS
Porque eu devo registrar a minha conta?
Registrar a sua conta é um importante recurso de segurança. Ao registrar, você receberá uma recovery key. Ela lhe permite mudar o endereço de e-mail da sua conta instantaneamente, e permite recuperar a sua conta rapidamente caso perca o acesso a ela. Além disso, você só pode comprar premium time ou se tornar um tutor se sua conta for registrada.
-
SISTEMA DE CONTAS
Como posso registrar a minha conta?
Se sua conta ainda não for registrada, você vai ver a seguinte informação no topo da sua página de conta: "You can register your account for increased protection. Click on "Register Account" and get your free recovery key today!" Se essa mensagem aparece para você, siga as instruções para registrar sua conta:
- Clique em "Register Account".
- Leia as informações na próxima página com cuidado.
- Digite suas informações pessoais. Se você precisar de uma nova recovery key, essas informações serão impressas no envelope postal. Caso digite informações erradas, você não receberá a carta!
- Primeiro Nome: Esse é se nome, não preencha esse campo com o nome de seu personagem ou um apelido.
- Sobrenome
- Endereço: Preencha com o nome da rua que você mora e o número de sua residência. Na segunda linha você pode adicionar informações opcionais, como por exemplo o número do apartamento.
- Código postal: O CEP de sua residência.
- País: Tome cuidado e confira duas vezes para não colocar o país errado.
- Data de nascimento: Coletada apenas como estatística. Não coloque a data errada, pois não poderá mudá-la depois.
- Sexo: Informação coletada apenas como estatística, também não pode ser mudado depois.
- Depois de clicar em “Continue”, você terá que verificar seus dados e confirmá-los com sua senha. Tome o tempo necessário para conferir tudo. Digite sua senha e clique em "Submit" se tudo estiver correto, ou em "Back", caso contrário.
- Na próxima página, sua recovery key será mostrada. Você deve anotá-la com cuidado, já que não receberá um e-mail com ela, e não poderá consultá-la mais tarde.
-
SISTEMA DE CONTAS
Como posso mudar minhas informações de registro?
Para mudar suas informações de registro, por favor siga as instruções abaixo:
- Vá para a página de sua conta e clique em "Edit".
- Corrija a informação necessária e confirme as mudanças usando sua senha. Assim que terminar, clique em "Submit".
- Leia cuidadosamente a informação dada na próxima página. Você receberá também um e-mail informando o pedido para mudar as informações de registro. Note que o endereço ainda não mudou. Você apenas solicitou as mudanças.
Você agora encontrará a seguinte nota no topo da sua página de conta, por um período de 30 dias: "Uma solicitação foi enviada para mudar o registro de sua conta. Você deve esperar até <data> para confirmar as novas informações. Por favor cancele a solicitação caso não queira que suas informações sejam alteradas." Quando o período de 30 dias passar, a nota mudará para a seguinte: "Uma solicitação foi enviada para mudança do registro de sua conta. Você pode agora confirmar as mudanças para finalizá-las. Por favor cancele o pedido caso não queira que as informações sejam alteradas. - Para confirmar a mudança, clique em "Edit" no topo da página de sua conta.
- Na página seguinte, clique em "Accept" para finalizar as alterações.
Note que é impossível mudar a sua data de nascimento e sexo. Não se preocupe no entanto. Para ter uma nova recovery key, basta que o seu nome e endereço estejam corretos.