
Postado originalmente por
Sadeckss
Então galera, sabemos que o brasil está em uma situação de merda. Desemprego geral, mas acredito que os recém-formados estão pior ainda, talvez a pior de todos os tempos.
Falo isso pelas pessoas que conheço, estou na faixa de idade que a galera se forma e consegue primeiro emprego, porém acredito que 95% dos meus amigos estejam sem perspectiva de nada.
A minha profissão, mercante, sempre foi extremamente farta de empregos, mesmo em crise. O profissional escolhia a dedo a empresa que desejava, não existia isso de não ter emprego. Nos últimos 3 anos mudou tudo, da minha turma de 150 pessoas acredito que 15 devem estar empregada. E mesmo esses, estão em condições mt piores que de 5 anos atrás. (Antes ganhava mais que agora em valor absoluto, imagina com inflação, e escala de tempo em terra era maior)
Acontece que meus amigos de ensino médio tbm estão todos na mesma situação, ou aceitaram sub-emprego pra sobreviver ou estão em depressão. Não consigo dar nenhum conselho diferente de "estuda pra concurso, começa com municipal pra conseguir um dinheirinho". Todo vez que reúno com grupo de amigos é um bad sinistra. Minha namorada relata mesma coisa no grupo dela.
Ou seja, de toda a galera recém formada, alguns pouquíssimos estão trabalhando em condições que não aceitariam se tivesse minima opção ou tão na merda.
Agora o que me preocupa mais, é que não vejo melhora, pelo contrario. A formação acadêmica já não serve de muita coisa e vai ficar cada vez mais defasada mais rápido, a maior vantagem era dar o ponta pé inicial pra te colocar na profissão, agora nem isso. Aí resta pra galera estudar pra concurso ou seguir vida acadêmica.
Me pergunto se o modelo de faculdade para mercado de trabalho acabou? Quem perde 5 anos nessa porra se fudeu msm em vez de aproveitar melhor o tempo?
edit:
Eu não segui na profissão, mas nunca foi meu plano ficar nela mt tempo e com a situação nem considerei. Após meu treinamento (1 ano embarcado), estudei uns meses pra concurso e estou esperando homologar.
edit2:
Estudei em escola particular, então a amostragem que tenho é privilegiada. Claro que recém formado sempre começa por baixa, mas nem isso to vendo. Não recordo ninguém que conseguiu emprego onde estagiou.
Exceção a galera de medicina que conheço e estão em residencia e tem perspetiva.
Há 6 anos atrás fiz um tópico abordando esse assunto:
https://forums.tibiabr.com/threads/4...qu%C3%AA/page8
Inclusive estava revendo alguns comentários (entre eles um que, ironicamente, você menciona que sairia da faculdade ganhando 10k), mas desisti depois de um tempo, dada a extensão do tópico.
Bom, vou contar um pouco do que eu fiz:
1) Trabalhei 1 ano DE GRAÇA como colaborador de Defensoria Pública.
2) Tenho uma pós em Tributário.
3) Já estagiei em escritório de advocacia e TJDFT.
4) Fiz uma boa faculdade.
5) Já trabalhei com assessoria jurídica, prestação de contas, administração.
Esse é meu currículo de um modo beeem resumido. Eu esperava que fosse chamado por um escritório, pelo menos para uma entrevista. Até hoje fui chamado para apenas um entrevista, cuja qual infelizmente não logrei êxito na convocação. Direito aqui em Brasília, você tem duas opções:
1) Começa em um escritório o mais cedo possível (no máximo no 5º semestre) como estagiário matando um leão por dia concorrendo com outros que querem puxar teu tapete.
2) Começa a estudar o mais cedo possível para um único concurso e fazer ele até passar, de preferência com o auxílio de um bom cursinho.
Eu só fui descobrir isso tarde. Você tem que tomar uma decisão antes de se formar, e não depois de se formar. Infelizmente não tive a orientação necessária para fazer as escolhas certas. Escritório eu já desisti, continuo mandando meus currículos unicamente por desencargo de consciência. Concurso eu estou tendo que conciliar trabalho com os estudos. Pretendo juntar uma grana para fazer cursinho até passar.
Atualmente estou empregado porque tenho alguns contatos, mas já fiquei 1 mês de molho e a ficha só cai quando as contas chegam na tua casa mas o dinheiro não cai na tua conta. Estou fazendo meu pezinho de meia caso seja demitido novamente e estudando até passar. Sei que fácil não vai ser, ainda mais aqui para Brasília, cujos concursos são altamente visados e só os mais endinheirados tem vantagem, seja pagando pela vaga, seja tendo acesso a cursinhos tops e tendo que se preocupar só com os estudos.
Tenho um amigo meu que praticamente só vive para estudar e ele passou num concurso para fora de Brasília e já disse que se passar em outro estado, ele se muda. Aqui em Brasília concurso tá foda, mas na minha situação concurso é uma possibilidade, advocacia não (a não ser que eu comece um negócio do zero... é algo a ser pensado).
A maioria dos meus colegas estão na mesma situação... em empregos de improviso enquanto estudam para concurso. No meu caso pelo menos o salário não é tão ruim, mas não chega a ser uma maravilha.

Postado originalmente por
Don Maximus Meridius
É o preço de eleger uns merda comunista mesmo sabendo que essa porra não da certo em lugar nenhum do mundo.
Sim, porque no capitalismo o bom e generoso empresário irá entupir suas empresas de trabalhadores ao invés de empregar meia dúzia, pagar um salário de miséria e matar o infeliz de trabalhar. Não cara... socialismo não deu certo porque socialismo nunca existiu. O que existiu foram sistemas totalitários travestidos de comunismo, que a propósito nem socialismo é. Vocês até podem ser ancaps estadocidas, mas a grande verdade é que a quantidade de miseráveis vai ser tão grande, que o socialismo vai deixar de ser uma opção para se tornar uma necessidade.