
Postado originalmente por
Bob Joe
3)
Sobre tecnologia ser a "profissão do futuro", não se iludam. É realmente o melhor mercado mas um profissional programador hoje, por exemplo, precisa ser MUITO melhor do que a 10 anos atrás. Na área de Web, existem empresas já diminuindo postos de trabalhos gerando ferramentas automáticas para criação de site especializados.
Por exemplo, hoje em dia no Brasil, poucas empresas imobiliárias ainda pagam desenvolvedores freelas ou empresas avulsas para construir seus sites. Existe algumas poucas empresas que já oferecem modelos de sites de imobiliárias, especializados nas regras desse negócio. E essas empresas mantém isso pagando MUITO MENOS funcionários do que se fossem desenvolver o site do 0.
Isso é uma tendência em várias áreas do desenvolvimento de software. Então, se você tá pensando em entrar nessa, seja como profissional ou empreendedor, o mercado precisa de um profissional MUITO bem gabaritado e com bom conhecimento. Já passou do tempo em que "sei programar JAVA, PHP e um banco de dados" era suficiente.
Realmente, se iludir não é nada bom. Pode até ser sim a área do futuro mas exige um nível de conhecimento e adaptabilidade extremamente absurda. E como você mesmo falou, a própria área de tecnologia também sofre com automação.
Quem não gostar de estudar(e acredite, vai ter que estudar muito a vida INTEIRA, pra não ficar desempregado no futuro), não tiver alguma aptidão ou não gostar de exatas, já pode esquecer a área de tecnologia. Se você fizer um curso relacionado, e não tentar se atualizar, verificar as tendências no mercado, ver o que as empresas pedem de conhecimento nos sites de emprego, procurar bastante e estudar muito vai se iludir com os vários trabalhos escravos e de alta rotatividade do mercado de tecnologia. Quem ficar na zona de conforto com trabalhos mais simples como esses que você falou vão ser os primeiros a sofrer com a automação.
A primeira experiência do cara seja estágio/primeiro emprego será muito provavelmente extremamente desgastante. Como é uma área técnica por sí o que ele aprendeu na faculdade não terá nada de muito valor e ele será obrigado a se virar como pode, com prazos extremamente curtos, ganhando uma miséria, chefe gritando no ouvido, trabalhando até tarde vários dias do mês, vivendo o medo de ter o estágio cortado pelo contratante por causa do medo da falta de produtividade e ficará inseguro pela falta de feedback. Inclusive também tive amigos que trabalhavam 8 horas no estágio!
Mesmo assim, ainda iria sugerir a tentativa, se o cara estiver perdido na vida, ou se a área que ele está tentando estiver em crise de desaparecer por causa da automação ou saturação. Ainda tem muito mercado de tecnologia longe de automação, porque a essência da automação vem da tecnologia. E não digo na área de desenvolvimento de software em si, porque a área de automação envolve também eletrônica.
Mas falando um pouco mais especificamente da área de desenvolvimento de software, áreas como desenvolvimento de apps, wearables, IoT, automação(!), segurança da informação, machine learning, redes neurais, inteligência artificial, jogos para novos dispositivos, realidade virtual, blockchain, arquitetura de software, escalabilidade e performance, DevOps, DBA, inovação, são áreas relativamente longe da automação, e estão sobre grande demanda. Mesmo que muitas delas sejam bastante afetadas pela automação, estando dentro dessa área é relativamente fácil se adaptar.
Fora que a demanda por bons profissionais não existe só localmente, mas também mundialmente(não que isso seja exclusivo de tecnologia, mas é um fato a se relembrar). Nenhuma faculdade vai te ensinar os conceitos dessas áreas. Mas ai que está, praticamente nenhuma faculdade do mundo está, por isso a demanda é mundial.
Em resumo, tecnologia é uma das áreas em expansão global, que acredito que será uma das últimas a sofrer bastante com automação/saturação. Se por acaso for seguir tecnologia, não se iluda, é uma área extremamente técnica e as faculdades não preparam pro mercado de trabalho que é bem difícil, ainda mais que você tem que aprender tudo do zero de novo, sendo cobrado como se você já soubesse tudo. Mas em um mundo fora de medicina/engenharia que te da garantias um pouco mais tangíveis, seria essa minha sugestão de área se você estiver perdido em qual área quer seguir, ou se a sua estiver saturada/automatizada.
E desculpa se sair do assunto do tópico, mas falando especificamente do Brasil, pessoalmente não consigo indicar concursos públicos de uma forma geral(a não ser que seja algo mais específico). Economicamente falando não consigo ver o Brasil se recuperando, a meta fiscal está cada vez mais longe de ser alcançada, reforma da previdência na geladeira, a incerteza política afasta empreendedores, agências de risco de crédito abaixando as notas, as eleições não geram esperanças entre outros. O governo irá cada vez mais gastar dinheiro, e com certeza ele vai ter que cortar custos, e não consigo pensar diferente de uma das medidas ser cortar cargos públicos/fechar concursos, a não ser que entre um Ciro gomes da vida. Meu medo é o cara estudar 2 anos pra daqui a 2 anos esses cargos pra que ele está estudando serem fechados/ficarem muito mais difíceis.
Mas lembrando, isso é o meu parecer.