Fiz um ano de ciências biológicas na Unesp, campus Assis.
O curso, embora relativamente facil de entrar na maioria das faculdades, é dificil. Tem muitas materias da medicina, veterinaria, geologia, quimica, fisica, matematica... Virei muitas madrugadas estudando. Quanto ao mercado de trabalho, os biologos tem uma ampla escolha, podem trabalhar desde na area de saude, ate na area de mineração. Os salarios variam bastante tambem, podendo receber de 1500 ate infinito, sim, infinito. Um cara na faculdade inventou o requeijão light e ganha royalts dessa brincaderinha pro resto da vida, enfim.
Voce pode fazer trabalho de campo, laboratorial, pesquisa, sala de aula...
Por outro lado, muitas das vagas/carreiras que um biologo pode preencher, pode ser preenchida tambem por outros profissionais, muitas vezes mais qualificados. Por exemplo, se for mexer com manipulação, podera ficar pra tras de um farmaceutico ou biomedico, ou entao acaba sendo empregado de um deles. Na carreira de biologia, voce tem que se DESTACAR.
Agora se quiser ser professor, vai ter sempre emprego, biologo nao morre de fome. O top dessa carreira é professor concursado de universidade publica
Spoiler: Sobre a Faculda de Ciências e Letras Unesp Assis:
2012 foi o melhor ano da minha vida. A faculdade, a vida no interior, as pessoas que conheci la é tudo extremamente foda. Nenhum dia em Assisterdã é igual ao outro, isso eu posso te garantir. Não sei se foi sorte da minha sala ter gente aventureira, maluca, doidona ou se é do curso, mas os amigos que fiz nao encontrei parecido em lugar algum em são paulo. Um ponto que enxergo como positivo, é que a maioria das pessoas vao para a unesp de bike ou a pé. As pessoas são muito diferentes, curtem rock, metal, capoeira, maconha, cerveja, festa, casa, pagode, trilhas, caminhadas, bike, entre outras.
A facul conta com 5 cursos (boatos que abrirao mais cursos, de artes cenicas e engenharia da computação):
-psicologia, as mais gatas
-historia, os revolucionariozinhos
-letras, voce nunca distingue quem faz letras, mas são os que mais vao em festas
-engenharia ambiental, bastante gata, mas eles são um pouco isolados
-ciencias biologicas
Um ponto negativo da faculdade, é que eles investem muito na biotec (favoravel pra quem cursa isso), parece ate que bio fica deixada de lado. Os laboratorios da graduação ate que nao tem nada demais, escola de playboy tem mais ou menos as mesmas coisas, ja os laboratorios do estagio/professores, pqp, sao top de linha.
Quanto aos professores, vou citar 3 que destacam, embora la todos se destaquem.
-Isabel Camargo, professora de embrio/histo pra bio, ja ganhou premios no brasil e america latina
-Miriam Alves Granero, seus trabalhos e estudos sao frequentemente citados em papers e livros estrangeiros
-Jõao Tadeu, geneticista, é um dos 3 caras NO MUNDO que mechem com enfisema pulmonar, foi inclusive ele o geneticista do Chico Anisio
Troquei de campus e de curso, sentirei saldades eternas de assis e da faculdade =)
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR. https://taleon.online
Última edição por De Brinde Uma Flexada; 14-02-2013 às 01:41.
Curso em andamento : Psicologia na UFBA 5º semestre
Sobre o curso: Depois de ter largado jornalismo no ultimo período, resolvi cursar psicologia por achar a área de atuação bastante interessante e me apaixonei pelo curso. Como todos os cursos, tem seu lado bom e seu lado ruim. Quem cursa, tem que gostar MUITO de ler, e ler novamente. Pelo menos na minha universidade, os professores são bem legais e fazem você sentir vontade de assistir cada aula dada, sempre colocam discussões interessantes para a turma e tal. Atualmente não estou cursando por causa da gestação que tive, mas pretendo voltar no segundo semestre deste ano, e depois pretendo terminar também minha graduação em jornalismo.
My On Easy: Engenharia elétrica UFSC (SC) - 5ª Fase.
Comentários sobre o curso:
Sim, é difícil. Dependendo da grade curricular e o enfoque na sua universidade você pode suar mais, ou suar menos. Se você quiser optar pelo campo da eletrônica / sistemas de potência, prepare-se para enfrentar programação, desenvolvimento de hardware e aplicações. Telecomunicações e outras sub-áreas do curso próximos da TI envolvem um conhecimento sobre isso também. Eletrotécnica seria a parte essencial do curso. Todas as fases iniciais envolvem muito cálculo, física e talvez professores que gostam de pernear os alunos, mas não se esqueça que qualquer coisa que for aprendido aqui será esquecido depois. (haha brincadeira... ou não), mas enfim, o que você precisar depois pelo menos você já sabe onde procurar! Sobre os estudos, sou estágiario em laboratório desde a 2ª Fase, ou seja, alterno entre um curso integral e mais 4horas diárias no estágio, sim... Se você quer tirar notas boas e ser um aluno de excelência vai ter que abdicar de alguns finais de semana, principalmente se tiver alguma outra ocupação fora a faculdade. Porém se for um mediano, não precisará se preocupar tanto, é claro (mas ainda assim vai ter alguns findes estudando, fazendo trabalho)... Se você quer mordomia, não é o curso certo.
A área tá muito em alta hoje em dia, é um campo pouco explorado no Brasil, que está entrando em mudança massivamente desde 2005 (Eletronica, telecomunic, eletrotecnica) dada a situação atrasada que o brasil se encontra. Ou seja, até se modernizarmos vai ser uma ótima opção para ganhar dinheiro.
Gosta de Poker? Quer aprender mais ou jogar com auxilio de um software on-line que conta com ferramentas incríveis de análise estatística e inteligência artificial?
Pensando melhor a respeito do assunto, decidi modificar SAÚDE por BIOLÓGICAS, a fim de evitar maiores divisões de áreas e uma consequente poluição visual no tópico.
O curso é bem puxado, principalmente nas matérias de matemática, como Cálculo e Análise Numérica. Estou no terceiro semestre e achando bem difícil, mas não penso em desistir. Se você não tem maturidade/não gosta de lidar/não tem paciência com matemática (que você, pelo menos em Cálculo, vê durante 2 anos), não é o curso pra você. Em compensação, devido à falta de gente capacitada na área de TI, você pode conseguir um bom emprego, caso seja competente.
Publicidade:
Última edição por Snake Plissken; 14-02-2013 às 20:54.
"We can tell other peoples about - having faith. What we had faith in. What we found important enough to fight for. It's not whether you were right or wrong, but how much faith you were willing to have, that decides the future."
Interessantíssimo esse tópico. Como acabei de passar, não tenho muito o que falar sobre o meu curso ainda
Postado originalmente por lsljunior
Fazendo Medicina na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Posso deixar meu comentário pra depois? estou um pouco corrido estudando pras provas de anato...
Serio? ta em qual turma la? Conheço uma porrada de gente daquelas bandas
Postado originalmente por Gëik
Curso Matemática na Universidade de São Paulo.
O que posso dizer é que, diferentemente de como muita gente pensa, a matemática ramifica para várias areas e uma delas é a que eu pretendo seguir: Estatística. É um curso relativamente puxado, com uma carga horária não tão exaustiva e que é essencialmente teórica mas que possui a sua beleza própria.
Sempre ouvi falar que estatística pode se desdobrar em um curso extremamente complexo. Confirma?
My On Easy: Engenharia elétrica UFSC (SC) - 5ª Fase.
Comentários sobre o curso:
Sim, é difícil. Dependendo da grade curricular e o enfoque na sua universidade você pode suar mais, ou suar menos. Se você quiser optar pelo campo da eletrônica / sistemas de potência, prepare-se para enfrentar programação, desenvolvimento de hardware e aplicações. Telecomunicações e outras sub-áreas do curso próximos da TI envolvem um conhecimento sobre isso também. Eletrotécnica seria a parte essencial do curso. Todas as fases iniciais envolvem muito cálculo, física e talvez professores que gostam de pernear os alunos, mas não se esqueça que qualquer coisa que for aprendido aqui será esquecido depois. (haha brincadeira... ou não), mas enfim, o que você precisar depois pelo menos você já sabe onde procurar! Sobre os estudos, sou estágiario em laboratório desde a 2ª Fase, ou seja, alterno entre um curso integral e mais 4horas diárias no estágio, sim... Se você quer tirar notas boas e ser um aluno de excelência vai ter que abdicar de alguns finais de semana, principalmente se tiver alguma outra ocupação fora a faculdade. Porém se for um mediano, não precisará se preocupar tanto, é claro (mas ainda assim vai ter alguns findes estudando, fazendo trabalho)... Se você quer mordomia, não é o curso certo.
A área tá muito em alta hoje em dia, é um campo pouco explorado no Brasil, que está entrando em mudança massivamente desde 2005 (Eletronica, telecomunic, eletrotecnica) dada a situação atrasada que o brasil se encontra. Ou seja, até se modernizarmos vai ser uma ótima opção para ganhar dinheiro.
Você faz qual modalidade?Eletrônica ou Telecomuicações?
Comecei Eng. Elétrica-ênfase em Eletrônica há duas semanas,e vi que de cara,vou ter que ralar muito.Trabalho até as 16h e tenho que sair de casa ás 18h pra ir pra faculdade.Sou bolsista PROUNI,então nem posso cogitar a idéia de ser reprovado em alguma matéria.Sempre fui excelente aluno,e principalmente sou dedicado no estudo,caso não entendo alguma coisa.Tenho planos de conseguir bolsa de iniciação científica,que já melhoraria muito minha situação,pois trabalho na área de usinagem,que não tem nada a ver com eletrônica.
Algum conselho para um calouro de Eng. Elétrica-Eletrônica,sobre estágio,estudo,etc.?
ô kamahl, explica de verdade aí sobre o curso de ciências contábeis, eu to querendo saber mais sobre
pô rod, agr tô cansadão, mas amanha prometo que faço uma análise, aueaueau
lembrando que eu não trabalho na área ainda, então vou basear nos meus rls, e em minhas aulas.
they see me rollin
they hatin
patrolling they tryin to catch me ridin dirty
tryin to catch me ridin dirty
pô rod, agr tô cansadão, mas amanha prometo que faço uma análise, aueaueau
lembrando que eu não trabalho na área ainda, então vou basear nos meus rls, e em minhas aulas.
blz to esperando hein fdp, esquece de mim não
Publicidade: