Moderação
De herói a vilão em apenas um clique
Artigo escrito por [user=155564]Sah-Lee[/user]
Revisão por [user=313]Rasunik[/user] e [USER="4114"]GrYllO[/USER]
Este artigo é bem grandinho, então foi dividido em capítulos. Boa leitura!Postado originalmente por Harvey Dent, ou Duas-Caras em "Batman, O Cavaleiro das Trevas"
Ou se morre como herói, ou vive-se o bastante para se tornar o vilão.
Spoiler: Capítulo 1Preâmbulo
Aquela figura antagônica marcada por ser seu fiel aliado em momentos de fúria, e que pode também ser seu impiedoso inimigo. Aquele ser estranho que é obrigado a ser o policial, o juiz e o executor. Estou falando, meus caros leitores, daquele que é marcado por polêmicas atrás de suas decisões, aquele que é responsável por trazer medo ao coração dos fracos, alento ao coração dos esperançosos e paz ao coração de toda uma sociedade, pois sim, meus caros amigos, na reportagem desta semana nós iremos falar dos moderadores.
Se você que está lendo essa matéria não sabe o que é um moderador, tenho péssimas notícias para lhe dar. Moderadores são as figuras que detêm o maior poder dentro de um fórum depois dos administradores, podendo decidir sobre punições e até baní-los permanentemente do fórum. Nessa reportagem nós iremos mostrar o árduo trabalho de ter que viver entre o viés de ser um herói ou um vilão. Você irá descobrir todos as peculiaridades, segredos, flagelos e até mesmo os medos destes seres que podem arrancar vocês de seus amados amigos de fórum.
O serviço de moderação é basicamente aquele momento de decidir como vai se comportar o fórum de debate. Decidir como vai ser o comportamento da moderação é decidir como você quer que o fórum ande, é saber quem você quer no seu fórum. O moderador é uma peneira humana, ele retira o grosso, mal educado de nossa sociedade, e coloca o fino e bem tratado doce que habita os campos verdejantes da internet. O moderador também é o educador incumbido a fazer você mudar seu comportamento, e é possuidor de armas suficientes para tal.
O início da história da moderação do TibiaBR é tão antiga quanto a própria história do site, e claro, o primeiro moderador não poderia ser ninguém mais, ninguém menos que o próprio administrador do TibiaBR (Giovanni). Ao criar o fórum ele não tinha outra opção se não moderar sozinho. Com o passar das datas, o nosso glorioso chefe vê a dificuldade de se trabalhar sozinho nesse cargo e ainda ter que administrar o site. Ele viu o crescimento do fórum se tornar algo que suas próprias mãos já não eram mais capazes de segurar.
Veio então a primeira seleção de moderadores e [USER="1"]Giovanni[/USER] observou os membros que mais ajudavam no fórum. Não adiantaria ele chamar algum amigo ou conhecido se eles não conheciam os membros, então Unleashed Dragon foi selecionado para ajudar a tomar conta da garotada e se tornou o primeiro moderador do fórum do TibiaBR. Posteriormente vieram nomes mais conhecidos da maioria, como: [USER="592"]havengar[/USER], [USER="4"]anderslash[/USER], [USER="56"]sports[/USER], [USER="369"]souf[/USER], [USER="660"]trasgo caolho[/USER], [USER="10"]niric majui[/USER], [USER="5"]youko klaus[/USER], [USER="6"]enzo[/USER], [USER="356"]tio sorriso[/USER], entre tantos outros que não cabe citar aqui, pois pelas contas desta que vos fala, já passaram pela equipe mais de 60 moderadores.
[USER="1"]Giovanni[/USER] resolveu escolher um sistema de merecimento para se tornar moderador, e passou isso a seus sub-administradores. Com o passar do tempo, viu-se a necessidade de se escalonar os membros da equipe, e então nasceram os sub-moderadores (cargo extinto desde 2010). Os mais antigos moderadores que hoje habitam nosso amado fórum entraram na equipe como sub-moderadores - é o caso de [USER="126"]Mendanha[/USER].
[USER="126"]Mendanha[/USER], juntamente com [USER="3738"]Valéria Freitas[/USER], são os dois moderadores mais antigos ainda em atividade. Quando fiz uma pesquisa com nosso valoroso líder ([USER="4114"]GrYllO[/USER]), ele me revelou que [USER="126"]Mendanha[/USER] saberia tanto quanto ele sobre o cargo e a história dos moderadores. [USER="126"]Mendanha[/USER], moderador dotado de histórias e segredos tão grandiosos, resolveu nos doar um pouco de seu escasso tempo (além de moderador do TibiaBR, ele é sub-administrador do [fansite=http://www.tibiaspace.com/]Tibia Space[/fansite]) e nos responder a algumas perguntas. Resolvi começar perguntando como ele se tornou moderador, e como era o processo de seleção de moderadores antigamente.
Sah-Lee: Mendanha, você poderia nos explicar como se tornou moderador?
Mendanha: Antes vou explicar como virei sub-moderador. Quando eu me cadastrei no fórum, eu frequentava bastante a seção do mundo Secura, que é um dos mundos que eu jogo até hoje. Na época, tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas, entre elas a sub-moderadora que era responsável pela seção. Estou falando da [USER="7"]Gold Dust Woman[/USER]. Após ela ser promovida a moderadora global, ela resolveu me indicar para a equipe. Foi ai que eu recebi uma MP do [USER="1"]Admin TibiaBR[/USER] me convidando para ser sub-moderador da seção Secura. Conforme o tempo foi passando, me tornei responsável por outras seções também. Até que em março de 2007 recebi uma nova MP do [USER="1"]Admin TibiaBR[/USER] me convidando para fazer parte do time de moderadores globais. Eu honestamente não esperava por isso, até porque a minha participação em todo o fórum era muito discreta e eu não tinha muito contato com a maioria dos membros da equipe. Acabei aceitando o convite e estou ai até hoje.
Uma das primeiras atuações do moderador em questão na equipe. O nome do meliante foi ocultado para preservar sua integridade física e psicológica, mas se você se reconhece, parabéns, você foi um dos primeiros a ser punido por [USER="126"]Mendanha[/USER]. A imagem também relata como a equipe tinha que ser mais dura antigamente. Se reclamam hoje da rigidez dos moderadores, vocês não tem ideia de como era naquela época.
Pois bem, essa seleção de sub-moderadores vinha para tampar buracos deixados por seus antecessores, incluindo aqueles que quem moderava uma área acabava indicando. Foi então que dois membros que praticamente dormiam naquela seção, que a movimentavam com suas ideias advindas do fundo de sua imaginação fértil, tão brilhantes quanto uma singela frase encontrada na mais limpa porta de banheiro daquela rodoviária do qual você se arrepende até hoje de ter visitado. Isso mesmo gente, estou falando de [USER="18573"]Dark Matter ||[/USER] e [USER="25317"]Elfo[/USER]. Os dois foram indicados por suas contribuições na seção. Se você um dia sonha em poder destruir sonhos como um moderador faz, use o exemplo desta dupla. Fiz a mesma pergunta que outrora havia enviado a [USER="126"]Mendanha[/USER], e a resposta foi bela. Confiram comigo!
Elfo: Quando me cadastrei no fórum eu era um frequentador assíduo da subseção [boardtibiabr="16"]Rookgaard[/boardtibiabr], até que um dia "El Chefón" [USER="2178"]LockeChereCole[/USER] decidiu abandonar o Tibia e o fórum, indicando-me para ser seu sucessor. Em Agosto de 2006 virei Sub-Moderador de [boardtibiabr="16"]Rookgaard[/boardtibiabr]. Por algum tempo continuei cuidando exclusivamente de lá, mas logo fiquei responsável por toda a seção [boardtibiabr="49"]Cidades[/boardtibiabr]. Até que no mês de Setembro de 2009 recebi por MP o convite do [USER="1"]Admin TibiaBR[/USER] para ser Moderador e cá estou até hoje.
Dark Matter ||: Assim como o [USER="126"]Mendanha[/USER], fui promovido quando era sub-moderador. Há muito tempo eu era um usuário frequente do [boardtibiabr="272"]Mundo Fake[/boardtibiabr], procurava ajudar os novatos e fazia minhas montagens também. Com a saída do [USER="34223"]GoldstormBend[/USER] (sub-moderador de lá até então) fui chamado para a equipe para substituí-lo.
Você pode reconhecer um sub-moderador nesta imagem pela cor vinho. Os moderadores que hoje são representados pela cor azul, antigamente eram na cor preta. Nesse dia o fórum bateu o recorde de usuários online (era dia de update).
Ao questionar os moderadores mais antigos, encontro este ser de 2,10m de altura. Não é atoa que quando dizem que [USER="130618"]Edu Apokalipse[/USER] é o maior moderador que esse ou qualquer fórum já viu não é balela. [USER="130618"]Edu Apokalipse[/USER] é um usuário muito antigo, vocês devem olhar e pensar que os moderadores são seres grandiosos que detêm o conhecimento absoluto sobre tudo, pois enganam-se. Edu pode ser considerado um poço de sabedoria hoje, mas quando eu questionei sobre sua entrada na equipe, ele revelou que já foi o que a maioria de vocês que conseguiram chegar a esta parte do texto devem ter sido: newbies.
Eu conversei com ele e pedi para o mesmo contar como foi seu início no fórum e o que ele fazia. Eis o relato deste grande (literalmente) homem.
Sah-Lee: Edu, poderia nos revelar o seu começo no fórum? É legal para que os novos usuários olhem e tenham uma ideia de que os moderadores são pessoas normais.
Edu Apokalipse: Pra respondê-la, vou explicar um pouco da minha história relacionada ao Tibia também.
Bem, eu comecei a jogar em 2005, e minha primeira escola foi o TibiaBR. Eu, na época, não tinha computador em casa, e dependia do computador do meu curso de digitação (vejam o quão velho eu sou) para acessar informações básicas sobre o jogo que eu acabava de conhecer. Como eu sempre fui viciado por RPG, e não tinha muito o que fazer em casa (sem computador na época), eu anotava em uma folha de papel, várias informações do TibiaBR, pra eu decorar em casa (para que assim eu pudesse aprender bastante sobre o jogo).
Vocês duvidam? Então vejam só essa relíquia que Edu guarda até hoje:
Sah-Lee: Nossa Edu, acho que todos que começaram nessa época tinham uma colinha dessas em casa, mas e seu começo no fórum, como foi?
Edu Apokalipse: Pois é, acho que tudo isso prova que o TibiaBR sempre ocupou um grande espaço na minha formação no jogo. No ano seguinte, quando eu ganhei meu próprio computador (com internet DISCADA), comecei a procurar mais informações sobre o jogo aqui no fórum, e desde então me tornei frequentador assíduo deste lugar. No começo eu apenas aparecia por aqui para baixar e assistir vídeos (milhares deles), e também para postar screenshots de minhas hunts muito loucas. Com o passar do tempo, comecei a curtir mais essa coisa de compartilhar informação, e passei a ajudar o pessoal com o que eu podia. Foi assim que, em um belo dia, eu recebi um convite do Admin para me tornar membro da Equipe do TibiaBR, assumindo a posição de sub-moderador das seções dos [boardtibiabr="75"]Druidas[/boardtibiabr] e dos [boardtibiabr="76"]Sorcerers[/boardtibiabr].
Sah-Lee: Eu sei bem como é isso. Qual foi sua reação ao receber o convite?
Edu Apokalipse: Na hora fiquei em choque. Foi ótimo ver que a partir daquele momento eu poderia inverter os papéis, e, ao invés de apenas buscar conhecimento, eu poderia ter a chance de expandir meus conhecimentos E TAMBÉM compartilhá-los com uma maior gama de pessoas.
Assim que eu assumi o cargo, procurei ao máximo revitalizar as seções supracitadas, e também procurei ajudar ao máximo com os conteúdos das páginas do site.
Sah-Lee: E como você acabou se tornando moderador?
Edu Apokalipse: Um belo dia, foi decidido que eu, juntamente com outros sub-moderadores da época, nos tornaríamos moderadores globais, para que pudéssemos ampliar ainda mais nossas ações pelo fórum e pelo site, e, desde então, tô aí na atividade (fazendo dois anos de equipe agora em outubro).
Neste momento citado por Edu, o cargo de sub-moderador acaba sendo extinto, mandado para o mesmo lugar que vão os usuários banidos ou aqueles jogadores que fazem coisinhas feias no Tibia - uma terra cheia de lendas obscuras, cheio de monstros pavorosos que nem no seu mais terrível pesadelo chegou a pensar que um dia iriam existir, o cargo então foi pra deletera.
Spoiler: Capítulo 2O líder e seu processo de seleção de novos moderadores
O processo de seleção mudou, hoje ela é feita com mais responsabilidade. A equipe se reúne de tempos em tempos, votam em alguns nomes e, destes nomes votados, [USER="4114"]GrYllO[/USER] observa os mais bem-sucedidos e os argumentos utilizados. Eis que então surgem os Usuários Premium. O usuário que ganha esse titulo passa a deter maior atenção da equipe - boa parte dos atuais membros vem desse projeto. Tal projeto não se resume a tão somente o cargo de moderador, mas qualquer cargo dentro da equipe. O membro que não é um Usuário Premium também pode ser selecionado para a equipe, sem problemas. Contudo, na última grande seleção de moderadores, dos cinco apontados, todos eram Usuários Premium.
Para você que um dia sonha em ser moderador ou fazer parte da equipe do TibiaBR, conversei com aquele que é lembrado por carregar não um ban hammer, mas sim uma metralhadora. Aquele que detém o poder de mudar os continentes de lugar, aquele que pode punir aqueles que punem, aquele que gasta um tempo considerável com o fórum. Lembro que meu primeiro contato na equipe foi vendo este homem ficar acordado até as 3 da manhã para atualizar o site para um update. Pois bem, estou falando de [USER="4114"]GrYllO[/USER], chefe supremo do TibiaBR, estando atrás apenas do próprio fundador do site (detalhe que não quero um aumento, mas é que preciso de um mouse novo).
[USER="4114"]GrYllO[/USER], atual sub-administrador, empunhando o ban hammer (imagem criada por [USER="181468"]Rubenito[/USER])
Sah-Lee: Chefe, estou contando nessa parte do texto como é o processo de seleção de um moderador, e você que é incumbido de escolher os próximos nomes, poderia nos dizer como funciona esse processo?
GrYllO: Primeiro, é preciso identificar se alguma área do fórum está carente de supervisão e se existe algum moderador global disponível que se encaixe na vaga. Se não houver um candidato, partimos pro recrutamento, começando pelos Usuários Premium. Caso nenhum destes atendam aos requisitos, partimos para o headhunt entre os usuários da área que necessita de atenção. E por aí vai...
Sah-Lee: Está feliz com a sua atual equipe?
GrYllO: Atualmente não tenho do que reclamar. A galera tá bem unida e ativa!
Sah-Lee: Pretende modificar algo em um futuro próximo?
GrYllO: Melhorias são sempre bem vindas. Então, sempre que uma nova sugestão é feita, eu avalio a possibilidade, relevância e necessidade de implementação.
Inicialmente, o projeto de Usuários Premium veio para valorizar os bons usuários, aqueles que ajudam a comunidade e se empenham de tal forma que merecem receber um reconhecimento pelo TibiaBR. Todavia, o projeto foi tão eficaz que a procura de novos nomes para a equipe passa inicialmente pela lista de Usuários Premium.
Exemplo de Usuário Premium.
Eles possuem identificação diferente de usuários comuns.
Ser novo moderador não quer dizer novo usuário. É o caso do moderador [USER="50383"]Pap's[/USER]. Uma pequena curiosidade sobre o mesmo é que, graças a ele e ao jornalista [USER="96389"]Daibert[/USER], tivemos que colocar um bafômetro na entrada do TibiaBR. É, meus caros, a partir de agora o nível etílico da matéria vai subir consideravelmente.
[USER="50383"]Pap's[/USER] veio na ultima grande seleção da equipe, que trouxe 5 moderadores e 3 jornalistas novos. Além dele, também vieram: [USER="190793"]CJean[/USER], [USER="256765"]Cavaleiro Calmo[/USER], [USER="48441"]Sero[/USER] e [USER="182589"]Geek the Knight[/USER]. Não se preocupem, vamos falar minuciosamente de cada um durante esta animada aventura na terra dos cavaleiros do ban hammer.
Spoiler: Capítulo 3Os cavaleiros do ban hammer
Meus amados companheiros de fórum, apresentamos a equipe. Mas o que cada um faz dentro do fórum?
Ferramentas de um moderador para trabalhar com um tópico.
No passado o trabalho era bem mais especifico do que atualmente, já que o cargo de sub-moderador dava poder em apenas uma pequena parte do fórum. Para vocês terem uma ideia, existia sub-moderador até para a lendária área dos OT's (OT signficia Open Tibia, é uma versão feita por fãs, modificando a estrutura do jogo para jogar da forma que achar melhor. Por ferir direitos de copyright, é proibido a veiculação de OT's aqui no fórum. No entanto, muitos anos atrás a CipSoft não se preocupava com isso).
Apesar da perda dessa característica, existindo apenas moderadores e estes com poder em todo o fórum, alguns ainda dão atenção especial a certas áreas. Aliás, a escolha deles é geralmente para coordenar aquela área em que como usuário ele atuava mais. É o caso, meus agraciados usuários, do moderador [USER="190793"]CJean[/USER].
[USER="190793"]CJean[/USER] sempre foi um usuário muito assíduo da seção conhecida como [boardtibiabr="272"]Mundo Fake[/boardtibiabr] (Essa seção é assunto para uma matéria mais ampla no futuro), apresentando seus trabalhos na seção durante anos. Ele inclusive ajudou o antigo moderador [USER="105597"]Jack Foxy[/USER] em um projeto para reanimar a seção. Sua participação no fórum era muito ativa, e não demorou até ser colocado como usuário premium. Quando nosso antigo colega de equipe [USER="105597"]Jack Foxy[/USER] teve que se ausentar do time, [USER="4114"]GrYllO[/USER] não teve dúvidas em quem chamar para o cargo. Por conhecer o [boardtibiabr="272"]Mundo Fake[/boardtibiabr] com um olhar mais atento, [USER="190793"]CJean[/USER] é capaz de trazer à tona todos os anseios e desejos de quem lá habita.
Clique na imagem para ver a obra completa que fez [USER="1900793"]Cjean[/USER] ser lembrado para o cargo de moderador do Mundo Fake.
Como havia dito, hoje aquela antiga característica dos sub-moderadores sumiu um pouco. No próprio [boardtibiabr=272]Mundo Fake[/boardtibiabr] existe outro moderador bem ativo. Quando fui lhe questionar sobre qual era seu papel na equipe, o famoso "matéria escura segundo" revela que não é mais bem assim e nos conta como é o trabalho de um moderador.
Sah-Lee: DMzinho, você poderia nos dizer como é o seu trabalho no dia a dia do fórum?
Dark Matter ||: Ajudar a resolver questões internas, procurar guiar os recém-chegados da equipe (além de aplicar os trotes) e cuidar dos reports. Quando tenho tempo dou uma geral nas seções que eu tenho mais afinidade ([boardtibiabr="272"]Mundo Fake[/boardtibiabr] e [boardtibiabr="5"]Screenshots[/boardtibiabr]).
Afinidade é a palavra-chave na moderação. Um moderador que não costuma frequentar uma seção muitas das vezes se abstém de avaliar um report feito nela. Mas, é claro que o moderador não vai deixar um erro grave em uma seção só porque ele não a frequenta.
A seleção atual dos moderadores é para por ordem em toda casa, e não tão somente em um quarto. Quando perguntei aos moderadores me impressionei com a resposta do moderador [USER="48441"]Sero[/USER]. Ele representa bem a nova ideia de escalação de moderadores. Confiram a resposta dele sobre sua função na equipe.
Sero: Em suma, manter a ordem no fórum e orientar os usuários. Isso inclui verificar as mensagens reportadas, visitar tópicos onde a coisa "esquenta" e dar uma acalmada na galera e, claro, sempre dar uma olhada nas demais seções. Seria muito difícil ver cada board do fórum, mas alguns costumam ser mais movimentados, como o [boardtibiabr="1"]Tibia — Principal[/boardtibiabr], onde muitas polêmicas surgem, então é bom ficar sempre de olho. Também inclui ajudar a Equipe em muitas coisas, se reunir com os outros Moderadores, participar dos boards internos, etc.
Citado por [USER="48441"]Sero[/USER] e por [USER="18573"]Dark Matter ||[/USER], o fórum interno é onde são registrados todos os alertas aplicados em nosso fórum. Esse é o visual que tem a seção interna de usuários alertados dos moderadores, seção essa que fica invisível para usuários normais e até para membros da equipe, como jornalistas. :'(
[USER="48441"]Sero[/USER] representa a ideia de que para julgar não importa se você não é daquela área. Ele segue a linha do moderador justiceiro, é aquele para por ordem na casa e quem vai te dar um alerta quando você fizer besteira. Sua escolha foi diferente, por exemplo, da escolha do moderador [USER="190793"]CJean[/USER], que é incumbido de cuidar não tão somente da parte de justiça mas de organização de todo o [boardtibiabr=272]Mundo Fake[/boardtibiabr]. Porém, nada impede que [USER="48441"]Sero[/USER] organize uma seção futuramente, já que a equipe tem uma função muito mais ampla do que antigamente.
Organização - essa palavra é muito usada por [USER="130618"]Edu Apokalipse[/USER]. Ele, [USER="182589"]Geek the Knight[/USER] e [USER="3738"]Valéria Freitas[/USER] são responsáveis por subseções que demandam um tempo enorme para sua manutenção por se tratarem de longe da seção que possui mais tutoriais em nosso sagrado fórum. Estou falando das subseções de [boardtibiabr="71"]Vocações[/boardtibiabr]. Para terem uma ideia da grandiosidade dos tutoriais, apenas na seção dos [boardtibiabr="75"]Druidas[/boardtibiabr] pude contar 102 tutoriais no guia da seção. Elas são seções que demandam tanta atenção que os moderadores responsáveis chamam usuários para ajudar na organização - os chamados teams (tema este para uma futura matéria).
Sah-Lee: Meu grande amigo Geek, seu trabalho no fórum é diferente da maioria dos moderadores, você cuida, além das seções normais, da organização de outras. Poderia nos descrever como é seu trabalho?
Geek the Knight: Participar das discussões nas seções internas, checar os reports dos usuários, votar nos concursos, planejar a ditadura no fórum: deixá-la mais flexível ou mais rígida e procurar usuários para treinar, assim pegarei skill 100 no ban hammer também. Zelar pela boa organização do forum (movendo, fechando, apagando tópicos ou mensagens irregulares). Mas o meu foco é a seção [boardtibiabr="73"]Paladino[/boardtibiabr]. Procuro mante-la organizada, fecho/apago os tópicos irregulares, tento responder algumas dúvidas, avalio os tutoriais feitos pelos usuários e com o update que modificará (ou não) as vocações, atualizar a enciclopédia.
Checar os reports? Nós lemos direito? Sim. No canto inferior esquerdo temos quatro sinais, a exclamação em vermelho () serve para reportar mensagens. Se trata da única forma que vocês tem para ajudar os moderadores. Viu algo errado no fórum e quer ajudar? Reporte para a moderação!
Todos os reports vão para essa seção interna, onde um moderador vai julgar a denúncia do usuário.
Spoiler: Capítulo 4Os obreiros do TibiaBR
Para vocês sentirem o quão longe vai o poder de um moderador, vou lhes apresentar um grande amigo que fiz neste pouco tempo de equipe. Uma pessoa dotada de um conhecimento absurdo, capaz de no lugar de transpirar líquidos emanados de seu corpo, acabar transpirando conhecimento. Este homem chamado [USER="313"]Rasunik[/USER] pode ser visto ajudando em reportagens, traduzindo tickers ou apenas te dando um alerta por você ter feito uma coisa feia no fórum.
[USER="313"]Rasunik[/USER], além de moderador, é também senior tutor no Tibia. Antes de virar moderador, ele era o usuário na época com maior pontos de reputação do fórum, e por ter muito conhecimento técnico e ajudar bastante em uma área com pouco suporte dos usuários (a seção de suporte ao jogo), não foi difícil saber o que aconteceria com [USER="313"]Rasunik[/USER] no futuro, correto? Foi então que vendo o usuário exemplar que ele era, e tendo o título de Usuário Premium ([THREADTIBIABR="117227"]um dos primeiros[/THREADTIBIABR] a recebê-lo no início do projeto) não demorou para que [USER="4"]Anderslash[/USER] fizesse o convite para ele entrar na equipe.
O trabalho de [USER="313"]Rasunik[/USER] é curioso, ele não se prende a uma área, mas atua em diversas vertentes. Tive um belo papo com este companheiro de equipe e de aventuras Tibianas (como mostra esse vídeo onde esta jornalista o leva no test server para testar o novo respawn de [CRIATURA]Helhound[/CRIATURA]).
O objetivo do vídeo é mostrar que o serviço de moderador do TibiaBR vai além do fórum. [USER="313"]Rasunik[/USER], por exemplo, juntamente a equipe do TibiaBR, participa de todos os test servers para checar as novidades e mandar para vocês em primeira mão, além de também ajudar a CipSoft a verificar se não existem bugs no jogo (como no caso deste test server onde identificamos um bug na escada que levava ao boss dos Hellhounds).
Sah-Lee: Bom [USER="313"]Rasunik[/USER], você é conhecido por atuar em todos as partes da equipe, seja ajudando os jornalistas, ajudando com o site e até mesmo moderando o fórum. Você poderia nos dar um relato mais detalhado do que você faz aqui no TibiaBR?
Rasunik: Bom, todos os moderadores têm os mesmos deveres e obrigações. Alguns são designados para certas seções do fórum, e outros moderam aquelas em que têm maior afinidade. Atendemos denúncias feitas por usuários, tentamos acalmar os ânimos quando eles se exaltam, e quando não tem outro jeito aplicamos um alerta *educativo*. Mas, se você quis dizer a minha rotina no fórum... bem, quando eu entro confiro as seções internas para ver se tem algo importante para fazer. Depois dou uma passada na seção [boardtibiabr="4"]Suporte[/boardtibiabr] e vejo se há algum usuário que precise de ajuda. Além disso, sempre que possível fico de olho no site oficial e em alguns fansites para ver se surge uma notícia que precisa ser publicada, já que de vez em quando eu dou uma de jornalista.
Quando estou com tempo também gosto de montar tutoriais para o site.
Você pode conferir um tutorial feito por [USER="313"]Rasunik[/USER] clicando [THREADTIBIABR="423215"]aqui[/THREADTIBIABR].
O trabalho de um moderador é peculiar. Mas, e se um moderador, artista ou até mesmo aquele ser superior chamado jornalista fizer besteira? Existe um trabalho interno para coordenação, e se você pensou no [USER="4114"]GrYllO[/USER], sinto lhe dizer, você está errado.
A coordenadora da equipe é uma pessoa da qual eu tenho um profundo respeito, admiração e até mesmo curiosidade, sim, curiosidade em saber como uma pessoa pode ter um coração que é maior que o planeta júpiter, uma pessoa que é querida por todos aqueles que tiveram o prazer de poder trocar uma única palavra com esta mulher que é a mãezona da equipe. Com muito prazer e orgulho em meu coração, apresento a todos vocês agora [USER="3738"]Valéria Freitas[/USER].
Infelizmente o trabalho desta alma bondosa não transparece para o publico, ela é a coordenadora da equipe e está lá quando um moderador entupido de estresse não aguenta mais olhar o fórum; ela está lá quando um artista recebe críticas infundadas de seu trabalho; ela está lá quando uma jornalista não tem mais a quem recorrer quando seus problemas tomam conta de sua vida - é Valéria que está dando seu ombro para ajudar.
E, como sempre, quando alguém pede ajuda a [USER="3738"]Valéria Freitas[/USER] ela vem com um belo sorriso no rosto nos atender. "Valzinha" trocou algumas palavras comigo e consegui então obter belas informações para esta matéria.
Sah-Lee: Valzinha do meu coração, nesta parte da matéria estou comentando como é o trabalho de cada moderador. O seu pelo que eu saiba é bem mais interno, poderia descrever o que você faz no fórum para os nossos leitores?
Valéria Freitas: Atualmente sou coordenadora da moderação, e infelizmente por problemas que todos sabem, tenho andado meio afastadinha, mas ta calmano as coisas, graças a Deus. Eu atuo muito nos bastidores, conversando com os meninos quando tem problemas e quando num tem, participo das reuniões onde se decide os rumos que tomaremos, modero (modero nada, eu passo a mão na cabeça de todo mundo! hahahahah) e fico brava só quando fazem coisas feias (aí eu alerto mermo pra eles aprenderem, há!). Atuo na seção [boardtibiabr="72"]Knight[/boardtibiabr], que é a menina dos meus olhos. Iremos reformulá-la, após as mudanças que entrarão. Vai ficar xuxuzinho beleza!
Sah-Lee: Mas Valéria, moderar o fórum pode fazer você passar por vilã e as pessoas te acusarem de ditadora ou até de coisas piores, como é sua reação?
Valéria Freitas: Ixi! Eu creio que sou a única dentre esses malvadões sanguinários exterminadores de meus users que não pode nunca ser chamada de ditadora! A não ser quando eu arranco a reputação dos malzinhos e eles ficam bravos que dói nas MPs! Mas eu converso direitinho e eles voltam a ficar de bem, rs.
Spoiler: Capítulo 5A desilusão que a dedicação pode gerar
Neste momento, caros leitores que ainda restaram firmes e fortes, chegamos a hora de falar das desilusões da vida de um moderador, aquele momento em que ele olha para a tela e se pergunta: "Por que meu Deus, por quê?". Ao contrário da Valéria, a receptividade não é tão fácil e boa assim. Valéria é uma alma especial, daquelas que surgem a cada mil anos. Os outros moderadores, talvez por serem homens, sofrem com as atribuladas situações que é o cargo de julgar a participação de um usuário.
Quando mandei mensagem sobre a matéria aos moderadores, fiz algumas perguntas básicas e, para meu espanto, a resposta sobre a área mais difícil de se moderar foi quase unânime: o [boardtibiabr="12"]Off Topic[/boardtibiabr]. É a seção mais movimentada do fórum, e por isso requer um pouco mais de zelo.
Moderadores em ação no Off (brincadeira, heim!)
Devido ao fato de ser muito difícil de ser moderada, a seção [boardtibiabr="12"]Off Topic[/boardtibiabr] ganhou um novo moderador recentemente: aquele ser que transpira calma, aquele ser que é tão zen e tão na paz que isso se reflete até mesmo em seu nome. Estou falando DELE, do Cavaleiro que pensa 1000 vezes antes de agir: o nosso amado [USER="256765"]Cavaleiro Calmo[/USER].
Os usuários, na maioria dos casos, tendem a questionar os moderadores quanto a razão de suas punições. Perguntei inicialmente ao [USER="256765"]Cavaleiro Calmo[/USER] (que modera a área do Off) como ele lida com esse pessoal barra pesada.
Sah-Lee: Meu nobre Cavaleiro, como você trata quem vem reclamar de uma punição aplicada por seu ban hammer e acaba se exaltando?
Cavaleiro Calmo: Eu sempre foco a questão. A discussão sempre é por causa do alerta, até porquê nunca vou dar um postura de senhor da verdade. Alertas podem ser revistos e como já ocorreram, removidos.
Sah-Lee: E se mesmo assim o usuário não aceitar o seu julgamento?
Cavaleiro Calmo: Isso exige humildade de ambos os lados. Quem vem com sete pedras na mão numa situação de alerta claro, eu mantenho a posição e peço pra falar com o [USER="4114"]GrYllO[/USER] caso queira recorrer. Afinal, de estressado, já basta quem ofende.
Alguns moderadores mais antigos, como o [USER="25317"]Elfo[/USER], já se acostumaram tanto com a reclamação do pessoal que este me confessou que nem liga mais em receber uma mensagem privada com palavras que por causa do horário infelizmente terei que omitir. [USER="25317"]Elfo[/USER] relata que apenas ignora e segue com sua vida.
Outra explicação interessante ao lidar com o pessoal estressado foi dada pelo [USER="313"]Rasunik[/USER]. Confiram o relato dele sobre os usuários exaltados:
Sah-Lee: Rasuzinho que habita o meu coração, estou em uma parte da matéria que conta as reações maquiavélicas de usuários que foram advertidos e acabam se estressando com os moderadores. Como é sua atuação quando isso ocorre?
Rasunik: No geral o melhor é ignorar. Muitos não entendem que a gente está aqui voluntariamente, e isso significa que estamos aqui porque gostamos e queremos o melhor para o site. Não desejamos de forma alguma prejudicar um usuário, até porque não há motivo para tal. Infelizmente eu me encaixo no grupo da frase: "Remember compliments you receive. Forget the insults. If you succeed in doing this, tell me how." ("Lembre-se dos elogios que recebe. Esqueça os insultos. Se você conseguir fazer isso, me diga como."). Ter uma boa memória nem sempre é bom. =P De certa forma acho compreensível, apesar de errado e desnecessário. Eu comecei a frequentar o fórum há quase 8 anos e naquela época por ser bastante novo eu também ficava super nervoso quando um moderador fechava meus tópicos ou me alertava (embora eu estivesse errado). O tempo passa e as pessoas amadurecessem (ou deveriam). Mas, sendo sincero, não é sempre que eu ignoro. Quando um usuário vem soltar o verbo injustificadamente e eu não estou lá num bom dia, respondo à altura (sempre mantendo o bom-senso). Ninguém aqui é feito de pedra e obrigado a ouvir insultos. Respeito é fundamental em qualquer comunidade.
Outra infelicidade da vida dos moderadores é o assunto religião. Mas ora bolas, um fórum de Tibia debatendo religião? Talvez por Tibia juntar pessoas de todas as religiões isso cause um espanto quando vem algum assunto mais polêmico. Assuntos assim causam muito desconforto entre os usuários, e os ânimos acabam aflorados, o que ocasiona brigas e debates gigantescos.
Conversando com [USER="130618"]Edu Apokalipse[/USER] sobre as dificuldades da vida de um moderador, ele me revela que esses tópicos são de longe os piores para se conter as brigas dos usuários.
Edu Apokalipse: A única coisa que eu ODEIO moderar são os tópicos de religião no OFF. Sempre dá briga, discussões bobas, e eu acabo gastando muito chakra lendo aquelas pilhas de comentários. Mesmo assim, eu acho que não existe uma pior área pra se moderar, e sim, piores usuários para se lidar.
[USER="4114"]GrYllO[/USER] até mesmo já cogitou banir este assunto do fórum - assim como acontece no fórum do Tibia.com. No entanto, a ideia está engavetada pois, mesmo sendo um assunto polêmico, muitos usuários gostam de debatê-lo.
Spoiler: Capítulo 6Epílogo
Dentro de tantos problemas, o que notei ao conversar com cada um é a felicidade em se trabalhar nesse cargo. Não entrava em minha cabeça a ideia de você fazer algo de graça que: demanda um tempo absurdo; as pessoas te olham como um ditador; por mais contribuições que você dê ao fórum, na primeira controvérsia de opiniões vão te chamar de nomes que até a finada Dercy teria vergonha de pronunciar. Como, meus amigos guerreiros que continuam lendo até aqui, como eles são felizes em ser moderadores?
Vou deixar aqui o relato de dois moderadores os quais julgam qual é a melhor parte em ser um moderador, ou seja, por que são tão felizes neste cargo injustiçado. Com vocês, o "bolinho de arroz" mais feliz de todo o fórum e nosso antigo amigo [USER="25317"]Elfo[/USER] deixam suas opiniões:
Elfo: Ser um membro da família! Conheci diversas pessoas aqui e fiz muitos amigos, alguns até encontrei na RL através do Encontro Nacional do TibiaBR. Várias pessoas nem jogam mais Tibia ou sequer frequentam o fórum, mas continuam mantendo contato por MSN e afins.
A princípio era poder editar/remover assinaturas fora do padrão sem precisar reportar e/ou pedir auxílio a alguém. Isso é o céu! Nada no fórum me incomodava mais que aquelas assinaturas enormes. Mas hoje em dia já nem é mais possível ter uma assinatura irregular, então minha vida está bem mais pacata! :troll:
Onigiri: Os amigos que a gente faz aqui na equipe me ajudam sempre que for preciso. Além de sermos uma família, por que sempre estamos lado a lado, ajudando um ao outro e tals S2. Também, poder ser ágil na organização do fórum. Claro que sendo usuário você tem uma parcela do "poder", através dos reports. Mas para um moderador, a ação de conduzir o fórum de uma maneira mais fast é bem legal. Resumindo, não precisar de um moderador pra ajeitar algum tópico, aplicar algum alerta ou banir alguém, IOHOIOHO
A vida antagônica de um moderador é muito mais complexa que uma reles matéria digitada por essa que vos fala. O moderador, como dito no texto, vive no limiar da diferença entre um herói e um vilão. A vida destes homens e mulher que doam boa parte de seu tempo em dedicação a você, usuário, é muitas das vezes um trabalho silencioso, pouco reconhecido e elogiado, e poucas pessoas reconhecem o esforço deste grupo que luta todos os dias para buscar um fórum melhor.
Em nome de toda equipe de jornalismo, aliás, ouso mais - Em nome de todos que já passaram por este fórum, deixo aqui meus sinceros parabéns por esses quase oito anos de serviços prestados pelos moderadores do TibiaBR.
Créditos Finais
Artigo escrito por [user=155564]Sah-Lee[/user]
Revisão por [user=313]Rasunik[/user] e [USER="4114"]GrYllO[/USER]
Com a colaboração de [USER="256765"]Cavaleiro Calmo[/USER], [USER="130618"]Edu Apokalipse[/USER], [USER="25317"]Elfo[/USER], [USER="316285"]Eternal Chronus[/USER], [USER="182589"]Geek the Knight[/USER], [USER="4114"]GrYllO[/USER] e [USER="57416"]Wapomaz[/USER]
Imagem título da matéria idealizada e criada por [USER="9898"]Deus[/USER]
Ilustração: [USER="4114"]GrYllO[/USER], [USER="313"]Rasunik[/USER] e [USER="155564"]Sah-Lee[/USER]
Agradecimento especial pela contribuição: [USER="256765"]Cavaleiro Calmo[/USER], [USER="190793"]CJean[/USER], [USER="18573"]Dark Matter ||[/USER], [USER="130618"]Edu Apokalipse[/USER], [USER="25317"]Elfo[/USER], [USER="182589"]Geek the Knight[/USER], [USER="126"]Mendanha[/USER], [USER="166187"]Onigiri[/USER], [USER="50383"]Pap's[/USER], [USER="313"]Rasunik[/USER], [USER="48441"]Sero[/USER] e [USER="3738"]Valeria Freitas[/USER].
Spoiler: Cenas dos próximos capítulos da série "Por dentro do TibiaBR"
- Veja o mundo que criei, meu bom amigo.
- Você está louco? Como você é capaz de criar um mundo?
- Basta sonhar, meu caro amigo, posso fazer aquilo que quiser com apenas uma ideia na cabeça.
Não percam: Mundo Fake - onde os seus sonhos se tornam realidade!
[THREADTIBIABR="434976"]TibiaBR.com[/THREADTIBIABR]
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

).

) serve para reportar mensagens. Se trata da única forma que vocês tem para ajudar os moderadores. Viu algo errado no fórum e quer ajudar? Reporte para a moderação!

Responder com Citação