@Tudokz ainda está atualizando esse tópico?
Atualmente estou cursando Engenharia Mecânica pela FHO|Uniararas.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

@Tudokz ainda está atualizando esse tópico?
Atualmente estou cursando Engenharia Mecânica pela FHO|Uniararas.
Última edição por Silk; 21-03-2015 às 11:55.
Atenciosamente,
Silk
Estatística - IME/USP
Para ingressar em qualquer seguimento de "exatas" (é mas não é) você deve ter alguma afinidade com números, afinal, tudo se trata deles. Mas no caso de estatísticas aconselho também que seja um pouco extrovertido, afinal, quando se trabalha com estatísticas você vende informações e ninguém vai querer informações que nem mesmo quem as expõe parece estar confortável/confiante com elas.
Estatísticas é tida no ramo matemático como a "menos exata de todas", já que o resultado nem sempre (para não dizer sempre) é aquilo que esperamos, mas o curso serve exatamente para você chegar o mais próximo dele quando ninguém mais é capaz (I'm a hero!).
Quase todos que buscam esse curso querem entrar no IBGE, mas não é só para calcular estatísticas geográficas que o curso serve. Muitos de meus colegas já abriram os horizontes para o mundo corporativo devido ao grande número de vagas dispostas no setor, uma vez que a palavra "crise" é um mar de rosa para nós.
Os profissionais são escassos, já que muitos desistem quando o Darth Vader "Cálculo DI" entra em ação, mas se você tiver jogo de cintura, se esforçar nos estudos e aulas de reforço, além de fazer "aquele sacrifício" para participar das palestras e seminários sobre o assunto, você consegue tirar de letra esse vilão da sua vida!
Vale lembrar¹: que se você gosta daqueles gráficos bonitinhos e super-interessantes que vivem aparecendo no face ou em alguma matéria de jornal, quem fazem eles são os designs gráficos, nós apenas entregamos a eles os resultados a serem expostos nos gráficos.
Vale lembrar²: que o dever de um profissional de estatística é retirar das informações as projeções daquilo que se procura saber, encontrar as cognatas em meio a um turbilhão de informações que, por sua vez, sempre estarão escondidas em números dentro de números.
Vale lembrar³: que existem três etapas de toda formação estatística: Pesquisa/Análise/Resultado. Você se forma para exercer todas elas, mas na prática, normalmente, você exerce apenas uma dessas etapas (isso em empresas grandes ou no governo). Como free-lance você (recebendo por hora/dia) faz tudo sozinho ou paga alguém para te ajudar.
E é isso ai, sangue nos olhos e "você teria um minutinho para responder a uma pesquisa?".![]()
Última edição por MV Backer; 05-11-2015 às 21:35.
They try to measure the depths of all the scars that we have
Eles tentam medir a profundidade de todas as cicatrizes que temos
And try to prove to us that life could be so much more
E tentam provar para nós que a vida poderia ser muito mais
But if you'd only stop and take a look around
Mas se você só parasse e olhasse em volta
You'd know we're all the same
Você saberia que somos todos iguais

Sou Engenheiro Florestal. Abraço arvores e amo os animaizinhos.
Bacharel em Sistemas de Informação (T.I), atuando cursando Pós-Graduação em Gerência de Projetos - PMO (UERJ) e me especializando em Teste de Software (CBTS).
...
@Tudokz Se ainda atualizar o tópico, curso Geografia Bacharelado/Licenciatura na UFSC, estou no 5º período.
O curso tem uma grade bastante ampla e muito mutável de escola para escola. Mas de forma geral, o que se pode dizer acerca da graduação em Geografia é que ela é a ciência que estuda o espaço, por conta da abrangência e da constante metamorfose do objeto e consequente dificuldade de sua compreensão plena, buscamos contribuições em diversas outras áreas do conhecimento (Geologia, Astronomia, Economia, Sociologia, Oceanografia, Cartografia etc), atribuindo assim um caráter praticamente holístico à ciência.
Ao adentrar na graduação você se deparará com diversas possibilidades, muito maiores do que às que você provavelmente pensava poder existir dentro do curso. O bacharel em geografia é credenciado junto ao CREA e pode exercer funções que não se restringem a lecionar, ele pode atuar com planejamento urbano, sistema de informação geográfica, aerofotogrametria, sensoriamento remoto, produção cartográfica, análise ambiental, levantamentos estatísticos, topografia, mapeamento geomorfológico e demais outras.
O legal do curso é o seu dinamismo, você raramente terá um semestre enjoativo, sempre estará alternando entre matérias de caráter mais físico com outras de caráter mais humano, ao meu ver essa é uma característica praticamente única se comparada às demais graduações. Caso você tenha o perfil de querer entender a totalidade dos fenômenos que envolvem o espaço, provavelmente se dará bem dentro do curso. Uma recomendação de autores para conhecer mais sobre o que, de fato, é a geografia são os fantásticos: Milton Santos e David Harvey.
Como eu disse, a sua melhor escolha pela Universidade irá variar de acordo com a grade que lhe seja mais agradável. Mas de modo geral os melhores cursos de Geografia no Brasil são os da UFRJ, USP, UNICAMP e UNESP-Rio Claro.
P.S: Dica bônus, assistam ao documentário do Milton Santos e Sílvio Tendler chamado: O Mundo Global visto do lado de cá, é simplesmente sensacional.
Última edição por Boomer DeLonge; 15-01-2016 às 09:35.
The Road goes ever on and on down from the door where it began. Now far ahead the Road has gone,
and I must follow, if I can, pursuing it with eager feet, until it joins some larger way where many paths and errands meet.

Sou formado no Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL).
Mais um da área de TI do fórum![]()
Atenciosamente,
Edu Apokalipse.
Galera, acabei de atualizar o tópico.
Ressalto que relatos como os dos membros [USER=MV Backer]MV Backer[/USER] [USER=Boomer DeLonge] e Boomer DeLonge[/USER] engrandecem o tópico. Gostaria que os demais membros que aqui participaram pudessem descrever sucintamente como são seus cursos de graduação e a instituição a que pertencem, para que esta discussão fique ainda mais completa.
Última edição por Tudokz; 19-01-2016 às 11:29.
Atualiza aí: finalmente Mestre Bob Joe.
E mês que vem inicio doutorado em Engenharia Elétrica.
Liga das Lendas: Vintas
atualiza ai: tira unibosta, da até vergonha de falar q estudei nisso
Você quis dizer: "...inicio meu 30º doutorado..." não precisa mentir sobre suas graduações, todos sabemos a verdade.
-----------
Eu não conhecia esse tópico, então aproveitando o pulo, deixo aí meu relato:
Sou formado em administração de empresas pela UNESC (SC).
O curso de administração na universidade onde o cursei tem fama de ser o mais matado de toda a instituição e com completa razão. Muitas pessoas se formaram comigo sem saber fazer um fluxo de caixa de uma banca de cachorro quente e alguns professores sumiam misteriosamente quando tinha algum jogo de futebol do time da cidade.
Deixando a universidade de lado e focando no conteúdo do curso, administração é uma ótima ferramenta para trabalhar em conjunto com outros cursos. Você adquiri capacidades gerenciais e certo nível de organização, além de uma visão ampla sobre as áreas da administração como: sistemas e métodos, financeira, RH, logística, mercadológica, entre outras. Alguém pode optar por trabalhar na área financeira e nunca sequer chegar perto de logística ou marketing, por exemplo, logo, acaba tendo para todos os gostos e é difícil para quem cursa não acabar se familiarizando com alguma área específica.
Nunca enxerguei a administração como algo que restringisse a pessoa a determinados trabalhos como trabalho em escritório ou na empresa dos pais. Acredito que a adm deve ser encarada como algo capaz de facilitar a operação de qualquer outra área que a pessoa tenha interesse de trabalhar, como um guia para o caminho da sua arte.