Postado originalmente por
Criatura
Como voce é inciante, até aconselho, ainda mais se for da tua vontade, focar na perda de gordura, proque iniciante ganha massa magra até nessas condições de defict calorco..So que me sinto meio deslocado com o pessoal do forum, não me leevm a mal, mas acho a galera muito apegada em definição e esquecem o volume (tirando o grande ak47 uahuah)..Parece que a galera se substima, tipo "ah sou fraco, então vou ficar definido aqui porque é mais facil"...Pelo amor de deus galera, não me levem a mal mesmo, só to dando minha opinião..O pessoal vê uma gordurinha e ja se chama de gordo..Porra, gordo é um cara tetudo com barriga de gravido, relaxem galera, relaxem.
Vocês podem até pensar que eu sou um gordo fracassado por escrever essas coisas, mas garanto aqui pra vocês que ja fui um ecto fudido, talvez ainda seja, e que o volume me transformou numa nova pessoa, busco sempre melhorar minha forma, mas não deixem jamais, de forma alguma a opinião alheia te sentir pra baixo, porque se você tem um foco e é determinado, você ja venceu, você é um guerreiro, se você quer ficar grande, amigo, você ja é grande..Lutem pelos seus sonhos!
Novamente, não me entendam mal, foi só um desabafo...
Bons treinos galera linda
Eu tinha feito um post parecido pro Cestos, mas deu erro na hora e perdi o post, aí fiquei puto de perder um post grande e deixei pra lá.
Eu concordo plenamente, eu não ligo muito pra definição e só vou atuar nesse sentido (pra baixar o bf) quando eu tiver atingido um volume que me tenha deixado satisfeito.
Minha dica pro Cestos é essa, crescer até ficar satisfeito com o tamanho e só depois definir. Mas claro, sem fazer bulk sujo também, né. Eu acho o ideal tentar crescer sem aumentar o bf, ou deixar subir pouco, pelo menos, pra também não ficar um gordão.
No meu caso, eu fui de 81kg com 7% de bf pra 96kg com uns 14%. Fiquei com uma barriga que eu nunca tinha tido na vida, mas prefiro assim do que magrelão. E, pelo menos pra mim, que sou ecto ou meso, é fácil perder gordura, então nem grilo.
Foto do último mês antes de parar de malhar (com os 96kg):
<foto retirada>
Agora estou com 93kg, bf um pouco menor e volume quase igual, mas um pouco menor também. Foi o preço de negligência e sedentarismo de 1 ano e meio.