Postado originalmente por
Águadoisóh
É escola, não faculdade mano. Quem tá ali é em geral menor de idade, ou seja, são os pais que vão decidir se o filho sofre lavagem cerebral religiosa ou não. Ou tu acha que isso é direito do aluno mesmo? Além disso, esse facultativo é bem obrigatório pra ser considerado opcional. Primeiro que isso quase sempre existiu, mas não de maneira tão direta, e o que eu vi em muitos lugares foi os professores entregarem um bilhete pro aluno, que os pais deveriam assinar. Sabe qual o "plot twist" do bilhete? Ele dizia que quem não trouxesse assinado teria que fazer as aulas de religião. Ou seja, se tu perdeu, esqueceu de mostrar, ou não veio no dia, ou pior, se teus pais não deixassem tu sair, tu tava matriculado na aula. Basicamente fazendo isso pq sabiam que a maioria dos alunos iam deixar de trazer por um motivo ou outro. Claro, tecnicamente é tudo dentro da legalidade, mas tu acha mesmo que essa atitude é algo ético por parte dos apoiadores desse tipo de decisão? Nesse caso que eu falei, é basicamente colocar o aluno dentro da aula forçadamente, e pedir se ele quer sair, sabendo que boa parte dos casos (nas escolas da região, uns 60% acabou tendo que fazer, e muito por causa dos pais que não deixavam os filhos sairem) não iria poder se livrar da aula.
Bom, não imaginei esta possibilidade, e na verdade não tenho culpa. Deixe eu contar uma história minha, eu fiz meu ensino médio em uma escola católica, e sou evangélico. Lá tem ensino religioso até hoje, do catolicismo, e ateus, evangélicos, e até pessoas de outras religião iam pra estes ensinos, não pq era obrigatório. Faltava quem quisesse, já sai durante várias rezas de Ave Maria, e uma vez eu e dois amigos saimos, com o professor vendo a gente sair, pq o papo tava bom e a gente preferiu conversar do q ficar na aula, o prefessor deixou a gente sair numa boa.
Mas enfim, não era obrigatório, e era massa, não tinha doutrinação, era uma forma de CONHECER a religião. Com exceção de uma única vez que eu vi uma tentativa de doutrinação por parte de um cara (mas ele realmente acreditava no que dizia).
As pessoas eram escolhidas a dedo, e as vezes, falava pros católicos, erros que os fieis e as vezes os próprios lideres religiosos cometiam, em questão de caráter ou bom senso, pra evitar eles de cometer.
Enfim, era massa, todo mundo gostava, esta é a ideia que foi construída a mim de ensino religioso, meio que ler o seu post me apresentou algo novo, algo que eu desconhecia, e ca entre nós, não tenho culpa alguma.
Se ver meu outro post la pro Bob, no comecinho, eu já estava começando a me perguntar se isto era algo tão bom assim, pelo simples fato de ser com dinheiro publico. Mas se for nestes moldes que você citou, então obviamente eu sou contra.
E na vdd precisa ser muito ingenuo pra achar que algo forçado tem futuro ou edifica.

Postado originalmente por
Águadoisóh
Além disso, isso vem direto de juízes, advogados, políticos. Tu acha que eles não tem motivação política que nem um pt da vida, só que pro lado contrário? É claro que ali diz facultativo, mas a lei não é feita de duas linhas, e se tu ver, ela é muitas vezes feita e praticada de uma maneira que dificulta a vida das pessoas de optarem por dizer não, como por exemplo a maioria dos alunos aqui serem menores de idade, portanto sequer cabe a eles a decisão de não querer aula de religião. Além disso, tu é religioso muito provavelmente, assim facilita muito ser conivente com esse tipo de atitude, já que não te afeta negativamente, não é?
Cara, quando eu li seu post, já tava na cabeça, "vou dar like, ele merece".
Mas esta simples parte em negrito me fez broxar.
Cara, eu concordo que pode ser estratégia politica, de alguns, pra tentar conservar valores, de outros, pra se manter no poder, e na vdd, também pensei nisto, e acredito que seja. Mas é muito simples e "fácil" pensar "ahhh, ele é religioso, portanto pra ele ta bom".
Se eu dissesse que só ta ruim pra você, por você querer acabar com minha fé, não seria a mesma simplicidade e contextualidade do que você disse?
Na verdade eu pensei em uma frase muito boa, logo quando terminei de ler o post, mas agora não lembro mais ela, mas tipo, foi uma frase muito boa mesmo pra descrever, no inicio da argumentação eu me esqueci ela.
Prosseguindo, você disse que não me afeta negativamente, e no caso, você quis dizer em duas áreas: "Minha vida pessoal", e a "propagação da minha fé" não é?
Pois é, acontece que, nos dois sentidos, você foi bem levado ao senso comum, e, desculpe por isto, mas bem ignorante também.
Sobre a propagação da minha fé, neste sentido você realmente acredita que algo induzido a força assim faz bem pra fé? Muitos evangélicos já sabem até mesmo que forçar o filho a acordar domingo de manha pra Igreja é algo que faz eles perderem o gosto pela mesma, e usam outras estratégias, uma delas, e muito forte por sinal, o exemplo.
Ninguém sai ganhando com esta propagação forçada de fé, quer dizer, a exceção são as pessoas que ganham dinheiro, os mercenários da fé, lobos em pele de cordeiro, que é um problema real e muito presente dentro da Igreja. E inclusive, estes mercenários da fé, perdem apenas pelo conhecimento da Bíblia, pq a própria Bíblia expõe mentiras deles. Mas enfim, estes que se preocupam em rechear os bolsos e não ganhar almas, são os únicos que se beneficiam com este método de fé forçada.
Sobre minha vida pessoal, cara, realmente acha que ser assumidamente religioso é algo simples assim? Muitas vezes as pessoas lembram de alguns estereótipos que viram no passado, descredibiliza coisas que eu digo, mesmo com fatos, ou coisas assim.
Hoje mesmo eu tava conversando com um colega meu sobre fé, e ele me disse que eu era diferente pq eu ouvia e respeitava, mas que ele conhece outros evangélicos que compararam ele a um satanista e me perguntou se eu deixo eles acharem que venceu a discussão ou o que eu faria no lugar dele. (Se quiser te mostro os áudios e a conversa, basta mandar o número por MP ou algo assim).
O grande problema, é que muito evangélicos infelizmente são assim, e são logo estes que entram em maior evidência.
Sabe o que eu falo de mim mesmo quanto a religiosidade? Sou torto, cheio de pecados, não posso apontar o dedo pra ninguém em relação a moral, apenas isto. MAS, eu aponto pra um tipo de gente: Os hipócritas.
Não vou julgar os gays por exemplo, pq fornicação também é pecado, mentira também é pecado, e não existe medida no pecado, apenas na consequência.
Então não, forçar as pessoas a algo, não me ajuda em nada, e sim, isto seria negativo pra mim também.
Usei muito mais palavras que o necessário pra expressar tudo, mas enfim, só queria dizer isto mesmo, não tentarei te convencer da minha fé nem nada. A menos que você queira ouvir de mim.