Postado originalmente por
Bebelino
Você quer me ofender ao invés de debater?
Mas vamos lá, pois acho que você não entendeu. O que eu estou dizendo é que são as ATITUDES da EMPRESA como um TODO que tem MUDADO em relação ao passado. As ações da CipSoft em pouco tempo sobressaiu todos os anos anteriores.
Por exemplo, o que a CipSoft fez de 2010 à 2015 de tão impactante assim para os players? Tentou uma empresa de anti-ddos que não deu certo.
E o que ela fez de 2016 pra cá? Muitas coisas em prol dos players ativos, mesmo que isso ainda não esteja 100%.
Antigamente existia 60k players online mas a maioria era tudo free account e ainda tinha muita gente que usava MC para farmar runa, todos sabem disso. Hoje, Tibia é muito mais rentável do que antigamente. Você pode falar: "claro, tem os itens no market, coins e blá blá". Sim, correto, isso definitivamente aumentou o seu faturamento, mas a grande diferença é que a comunidade de hoje em dia (15k) tem idade entre 20-30 anos que pode pagar pelo jogo, que pode pagar pela sua premium account.
Eu quando fazia parte dos 60k, eu mal podia comprar o lanche da escola quanto mais pagar uma premium account. Pra CipSoft, só vai ser vantajoso ter 60k players online desde que a maioria pague por algum serviço, do contrário, ela está muito "satisfeita" com os 15k.
Bom, você diz que eu sou alienado, mas eu digo que você não entende nada gerir uma empresa. Você dono de uma empresa, acha mesmo que os bots trariam vantagem a longo prazo para empresa? Como você pagaria um Developer sabendo que era terá que programar um jogo para um monte de bot? Qual motivação do seu colaborador em trabalhar na sua empresa? A satisfação de se ter uma empresa é ver os clientes satisfeito para ai sim ter o lucro.
Como qualquer empresa que tem uma missão e visão bem definido, não pode compactuar com trapaceiros. Pode ser rentável no começo, mas a longo prazo, isso definitivamente nunca será um bom negócio.
Inicialmente, fiquei, sim, dividido entre a vontade de te ofender e de te massacrar. Fui pela segunda opção, por ser menos ultrajante, mas, agora, será necessário abordar uma série de pontos controvertidos que você especificou. Sim, cara... Eu sou dono de um escritório de advocacia. Meu foco está no lucro, como o de qualquer outra empresa de qualquer ramo e de qualquer objeto social. Porém, advogados defendem mães que dependem de pensão alimentícia, cidadãos que tiveram direitos violados e políticos investigados na Lava Jato. Neste último caso, tenha certeza de que o Eduardo Cunha me pagaria honorários muito superiores à mãe que depende de pensão. Não tenha dúvidas sobre quem eu gostaria de defender.
Assim, pois, vê-se que, mesmo num planejamento de longo prazo, a trapaça é vantajosa.
Quanto à Cipsoft especificamente, derrubar o bot é um aspecto que somente responde aos anseios de 30% dos jogadores. Hoje, o jogo é designado para os níveis mais altos; nos mais inferiores, o que você tem são incentivos pra que chegue aos níveis mais altos, onde se encontram, basicamente, quase todas as features bem desenvolvidas pela empresa. De outra sorte, o Tibia é um jogo de repetições, que demanda um certo tempo pra que os personagens cheguem em níveis aceitáveis. Essa é a característica que favorece o uso de softwares ilegais. Em outros jogos mais fáceis, o uso desses softwares é pura sem-vergonhice. No Tibia, o uso dos bots é intrínseco à necessidade de evoluir o personagem. 70% do jogo se utiliza deles; esteja certo de que a empresa não beneficiará 3/10 em detrimento de 7/10. Isso, sim, é burrice e falta de gestão.
A questão envolvendo a derrocada final dos bots no Tibia atende determinados anseios, mas não os da maioria. A maioria é cheater, e isso é benéfico pra Cipsoft, na medida em que uma maioria que paga é mais vantajosa do que uma minoria que paga. Isto é, ainda que ambas paguem, a faixa de jogadores que mais paga é a mais desejada. Questão de simples análise mercadológica. Se você discordar disso, tem deficiência.
O que quis dizer quando levantei a tese de alienação é no âmbito de imaginar que a Cipsoft tem interesse no bem-estar dos jogadores. "OH, CHUPE, OLHE A JIBOIA EM VOSSAS BUNDAS, FREE HATERS", tenha santa paciência, cara. A Cipsoft é uma empresa de merda, que nunca terá a menor condição de concorrer com empresas grandes do ramo, tais quais Blizzard, Zenit, Level-Up e afins. Tomar medidas anti-cheat é o mínimo que se pode esperar dela, uma vez que o Tibia é repetitivo, enjoativo no longo prazo e a própria natureza do jogo estimula a utilização de softwares ilegais.
"Não seja alienado" é "não ache que a Cipsoft está fazendo isso porque quer favorecer o desenvolvimento do jogo ou dos jogadores". Simplesmente ela espera que aqueles que já deixaram de jogar por causa do bot retornem. Se você imaginar que o Elf foi a grande virada do Tibia, e que o Mage é o bot moderno, o número de gente que usa Mage é infinitamente superior ao número de gente que utilizou Elf nas versões em que houve release dele. Em outras palavras, a Cipsoft quer trazer de volta os que se sentiram lesados pelo desequilíbrio e deixaram o jogo.
Ninguém começa a jogar Tibia hoje, cara. Quem joga Tibia hoje é quem joga Tibia há 10, 12, 15, 17 anos. Entenda. Compreendo a intenção da Cipsoft de se adequar no mercado de games com a inserção de elementos que são comuns aos jogos online, mas isso não vai acontecer. O objetivo é a rentabilidade, só que a Cipsoft não tem um mercado favorável nas mãos. Compreenda. E não enxergue nela uma empresa que está preocupada com os jogadores. É utópico. Nem Cipsoft, nem Blizzard, nem Zenit, nem Level-Up, nem porra nenhuma. Essas empresas criam ferramentas anti-cheat exclusivamente pra não perder jogadores e, consequentemente, rentabilidade.

Postado originalmente por
Eduardo 02
Tibia nunca teve essa media de 60k de players, isso foi apenas ocorreu na primeira double xp que teve, a media sempre foi 40k ate cair atualmente.
Acho mt dificil recuperar jogadores antigos, as pessoas crescem e vão cuidar de suas vidas, querendo ou não o cara tem que estar atoa pra dedicar tempo a esse jogo, e fora que o mmorpg é um estilo de game em decadência, os mobas estão em alta. O único mmorpg que deve ter uma quantidade boa de players é o wow, fora isso o que é a quantidade de players de tibia comparada a dota 2 e LoL, eu dou no máximo ate 2027 pra esse jogo estar acabado.
É mais ou menos o que mencionei acima.