No último dia 10, num dos momentos mais vergonhosos da Nintendo, a Versão Moon vazou na Internet. No dia seguinte foi a vez da Sun.
Como resultado, muitas pessoas jogaram bem antes do lançamento esperado os jogos, que deveriam ser lançados apenas na próxima sexta-feira (18), inclusive este que vos fala. Após jogar por quase 16 horas nos últimos dois dias, me senti preparado para realizar um Review, o qual irei separar em tópicos.
Não há nem o que falar. É o jogo mais bonito da série, com cores vibrantes, detalhes bem trabalhados e animações bem feitas. O problema de tudo isso? O hardware do 3DS engasga bastante com todo esse capricho, e as quedas de FPS são constantes, e isso incomoda bastante. O problema atinge tanto o Old3DS quanto o New3DS. Sendo notável em batalhas em duplas, quando o portátil engasga bastante. O problema é mais severo que o existente nas versões XY e ORAS
Sou um grande fã da OST de Pokémon, e novamente, não fui decepcionado. A música dá uma ambientação
muito boa, e apesar de aina não ter provocado nenhum chiclete na minha cabeça, tal qual a épica Champion Battle de RBY, Final Battle de GSC, Battle with Steven de RSE, Battle with Cynthia de DPPT, também não fica a desejar como senti em BW, B2W2 e XY.
Deixando de lado a questão do FPS, que já mencionei, aqui é onde entram minhas maiores críticas ao jogo. A Nintendo havia realizado progressos imensos ao tornar o jogo competitivo mais acessível, com facilidades no EV Training e no Breeding e obtenção de Pokémons com habilidades diversas. Bem, parece que Sun e Moon trouxeram um belo retrocesso neste ponto. O sistema de hordas (5 pokémons, com level baixo x 1 seu) foi abolido, não existe mais uma rota circular para travar o analógico do DS e agilizar o hatch de Eggs. O O-Power tamém foi abolido. Super Training? Esqueça. DexNav, que era tão bom para farmar Pokémons? Nem preciso dizer né.
Isso é um enorme retrocesso, que acaba por prejudicar o jogador, e faz voltar a necessidade de programas auxiliares como o finado PokéSav e suas variantes atuais. A troco de que? Não sei.
Foram adicionadas mecânicas, teoricamente, interessantes ao jogo, como o help system, em que um Pokémon selvagem pode clamar pela ajuda de outro que irá entrar na batalha. Isso é teoricamente interessante, e análises preliminares indicam que os Pokémons que vem auxiliar tem IVs melhores e maiores chances de ter uma Hidden Ability. O problema é que isso pode se tornar beeem chato quando você quer capturar um Pokémon. Imagina você estar com aquele Beldum com 1 de vida e paralisado. Todo turno ele faz vir um outro Beldum. Ai você precisa derrotar o novo pra poder jogar uma Pokébola. Isso é
muito chato e atrapalha bastante.
Adições novas como o Poké Pellagio e Pokémon Festival são dispensáveis.
Apesar disso, tivemos uma excelente adição que foi o fim dos HMs, que foram substituídos por Pokémons que você invoca do nada e que servem para mecânicas de Surf, Strenght, etc... Alguns golpes, que eram HMs decentes inbattle, viraram TMs, como o caso de Surf e Waterfall. Cut, Strenght, Rock Smash, Whirlpool, Defog, sumiram do mapa.
E fora a clássica crítica: Novamente temos os primeiros jogos da geração sem Move Tutors e com um Pos game fraco. Só vou entrar no cenário competitivo quando o complemento da geração sair.
Vale uma menção mais que honrosa e positiva: A dificuldade, depois da geração mais patética que já existiu nesse aspecto (GVI) recebeu um belo upgrade. Não tomei nenhum blackout, mas pela primeira vez desde a G1, me vi obrigado a usar itens como Potions. Mesmo com o XP Share, você não fica overleveled, e as batalhas de eventos possuem Pokémons com movesets que podem surpreender aos desavisados.
No geral é um bom jogo, mas sofre do mesmo mal que aflige a franquia: A Nintendo segue capando boas adições de gerações anteriores, e lança dois jogos inicialmente capados de funções que ninguém entende o motivo real de fazer isso. (Vide ciclo de horário da GII pra GIII, PokéTech da GIV pra GV, etc...)
Os novos Pokémons são legais e as Alola Forms fazem todo o sentido biológico, e dão uma merecida variada ao jogo. No aguardo do usual complemento a geração, que deve sair daqui um ano. (Minha aposta: Remakes da GI).
Nota: 7/10