
Postado originalmente por
WRGR
Putz, com o Henn to aprendendo ainda mais. (será que alguém segue as dicas que nós postamos?). Bem falei de vários usos de pokemons, agora vou colocar os defensores.
Shuckle

Tipo: Bug/Rock
Nature: Adamant (+atk, -sp.atk)
Evs: 252 def, 252 sp.def, 4 atk
item: Leftovers
MOVE:
Wrap
Encore
Toxic
Sandstorm
Uma incrivel muralha com que chega a ter 559 pontos de def e sp.def, sendo dificil até para um pokemon que tenha vantagem sobre ele causar muito dano. Usa-se muito ele na arte do contra-ataque, prendendo o adversário no wrap, ativando encore caso ele use algum golpe que voce resista bem, e lascando toxic e sadstorm para tirar vida do oponente aos poucos.
Claydol
Tipo: ground/psychc
Nature: Adamant (+atk, -sp.atk)
Evs: 252 def, 252 sp.def, 4 atk
item: Leftovers
MOVE:
Cosmic Power
Explosion
Toxic
Shadow ball
O uso defensivo de claydol. Aumentando suas defesas com o cosmic power, ele se torna tão bom defensor quanto o shuckle. E caso a batalha aperte, termine com belos fogos de artificio. O shadow ball para não ficar sem golpes ofencivos. Ou se preferir use a nature modest e coloque psychic ou ice beam no lugar do shadow ball.
Wrap tem um accuracy baixo, não gosto muito nao. Se for pra prender prefiro um poke com mean look/block/spider web + baton pass pro shuckle.
E o sandstorm eu prefiriria usar o trait do tyranitar para ativa-lo, pois alem de ser eterno(a não ser que o oponente o anule com outro efeito climatico), te abre mais um slot pra por o golpe que quiser no shuckle. Talvez colocando substitute, que ira protege-lo de bad status/leech por um bom tempo, dado a alta defesa do shuckle que ira fazer o substitute durar muito.
Ja o claydoll eu acho que esta bom, nunca mexi muito nele.
E se quer pokemon defensor não existe nada melhor que um dusclops. Para double battles(minha especialidade) o dusclops é um pokemon defensivo que arrebenta, pois alem de defesas boas tem movesets que poucos tem acesso:
@leftovers: pain split, curse, WoW, night shade.
O dusclops pode ter uma velocidade pessima, mas sabendo prever os movimento do adversario ele pode causar muita dor de cabeça. Pra começar o burned do WoW dele que debilita o ataque fisico do oponente(alem do dano continuo, claro), junto com o night shade que causam grande estrago(golpe necessario pelo fraco ataque dele). E quando se ve que o dusclops esta com pouca hp, é so usar pain split que ele rouba hp do adversario.
Lembrando que pain split equivale o seu hp com o adversario, logo so use quando o seu hp for menor que o do alvo. Um pain split bem dado pode tirar uma grande quantidade de hp, sendo as vezes decisivo principalmente contra oponentes como blisseys.
E o curse é pra dar na hora certa, quando se sabe que o oponente nao lhe fara grande ameaças mesmo cortando o seu hp pela metade, ou no final da luta mesmo. Por ser anulado com a mera troca, escolher sempre a hora certa pra usa-lo, mesmo que seja pra forçar o oponente a trocar de pokemon se a coisa ficar feia e o sacrifico do dusclops valer o risco.