Oi galera, faz tempo que não posto aqui, dei uma lida geral aqui e queria comentar algumas coisas se for do interesse de alguem, relato de alguem que ja usou esteroides e não pretender usar mais , pelo menos por um longo periodo e que pretende competir natural, sem hormonios.
Primeiro de tudo é se desprender de muitas regras colocadas por pessoas que são falsos gurus, o treino antes de tudo é pessoal e instintivo, nem sempre bodyweights são obrigatorios, treino de força é otimo, com um objetivo especifico, não tem jeito cara, se você quer ser forte, treine para força, se você quer ser grande, treine que nem um bodybuilder, na verdade a diferença do fisiculturista natural pro hormonizado no final não é tão absurda, ok, o hormonizado sempre poderá estimular a mais sem prejuizo, colocando o natural nuam situação em que ele deveria ser mais breve com seu treino, mas isso é levado muito a serio e com muita restrição desnecessaria, pqp, uma das epocas que eu mais mudei meu fisico depois de anos de treinamento foi quando comecei a treinar com meu amigo fisiculturista natural, e agente chegava a treinar por 2 horas, eu estava em cutting, CRESCI E GANHEI FORÇA, FAZENDO UM TREINO VOLUMOSO, SIM PORRA, VOLUMOSO PRA CARALHO.
Tudo funciona desde que seja feito da maneira correta, você é do tipo que acha um crime fazer mais de 4 exercicios pra um grupo muscular ? Tudo bem, mas espero que seu supino esteja com mais de 120kg, por que fora isso não há sentido, um natural nao pode se dar o privilegio de estimular o musculo e ir embora como um hormonizado..Pelo amor de deus, parem de ouvir forums de hipertrofia e youtubers "marombas", coisas do tipo como "limite natural"...PARA CARA, VOCÊ TÁ LONGE DE ESTAR NO LIMITE NATURAL, VOCÊ NÃO TENTOU, NÃO TENTOU DE TUDO, CERTEZA!
Por varias vezes eu passei por desanimos e ainda passo pra ser sincero, de pensar uqe nunca mais iria evoluir ou que estava com um shape mediocre, eu costumava fazer treinos "abc2x" com pouco volume e comia que nem uma porca gravida, eu era o tipico cara que gostava muito de treinar, tinha um fisico mt "basico", com detalhes ridiculos como ombro lixo, braços pouco densos, pernas invalidas, porque?
Porque por muito tempo ouvi pessoas falando que drop sets, bi-sets, series gigantes e volumosas eram inuteis, só serviam pra quem usava anabolizantes, hoje em dia eu chego a fazer treinos de ombro que podem ter de 5~6 exercicios no minimo e meus ombros melhoraram muito, consigo erguer mais carga, meus ombros não sao otimos, mas desenvolveram muito bem deois que comecei dar o estimulo apropriado pra eles, antes disso eu nuunca (quase ) tinha sentido dores musculares na cabeça lateral do ombro, hoje em dia eu faço elevações laterais com altissiams repetições, variações de angulos, remadas altas num só treino e sinto como se tivesse tomado uma benzetacil no ombro, mesma coisa pra braços, aquela velha besteira de gente falando que mais que 1 exercicio é desnecessario...Meu pau!
Enfim, não vou me extender muito, só quero deixar uma coisa pra vocês refletirem, os caras que tem um diferencial no shape são aqueles que não se limitam, que tem paciencia e ouvem muitas vezes seu proprio instinto, no final você encontra pessoas que dizem estar no seu limite natural com 3 anos de treino intupindo o rabo de esteroide com um shape totalmente estetico..Ou então aqueles naturais que se limitam e ficam com medinho de overtraining e fazem treinos de força pro resto da vida, nada contra, juro, e se você gosta e tem resultados assim, OTIMO, CONTINUE FAZENDO ISSO, mas o que eu não entendo é as pessoas irem pela cabeça dos outros e reclamando que não estão crescendo nunca (era meu caso), quero deixar claro tbm, nao que eu seja gigante, muito pelo contrario, tenho 4 anos de treino, não tenho medidas exorbitantes, mas sempre prezei por treinar no meu limite, e hoje eu vejo que um natural não pode nunca deixar de acreditar em si mesmo e no seu esforço, e acima de tudo, ter paciencia, maturidade muscular só vem com o treino e treino duro!
abraçoo!!