Curtir Curtir:  0
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 21 a 30 de 45

Tópico: [Torneio]Disputas da 1ª Rodada - Chave 1

desespero full Avatar de Iridium
    Registro
    27-08-2011
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Da Crítica à Chave

Saudações a Todos!

Sem muita delonga, vamos aos textos (coisa pra caramba!):

Spoiler: Disputa B

Meu voto vai para: Texto 3.

Spoiler: Disputa C

Meu voto vai para: Texto 2.

Que conste nos autos que não sou uma megera (in)domada, apenas sou exigente - eu critico na medida em que sou cobrada e que venho a cobrar de mim mesma. Busquei não ofender à pessoa de nenhum dos escritores; se fui agressiva, peço desculpas, de verdade. Não tenho a menor intenção de desestimular ninguém a escrever, pois essa é uma de minhas maiores paixões.

Quem escreve, tem universos inteiros na palma da mão - e eu espero que nenhum de vocês desista desses infinitos mundos, independentemente do resultado.

Saudações,
    Iridium.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

Cavaleiro do Word Avatar de CarlosLendario
    Registro
    23-03-2012
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Bem, agora irei votar em uma das disputas. Apenas na B, a C eu mando minha opinião amanhã.

Bem, vamos lá

Texto 1: Começou com alguns erros, depois seguiu meio estranho, confuso e corrido. O autor não se importou nem em fazer parágrafos ou diálogos, ficou um tanto estranho o texto, contendo erros de concordância e gramática. Tava meio complicado seguir o personagem, mas deu pra entender algumas coisas. Ganhou alguns pontos contendo título, e também ao incluir a Dark Cathedral, mas só isso. O protagonista foi algo que deixou a desejar, ele logo chegou a Venore sem condições financeiras e já podia arrumar poções de graça. Cara, como assim? Tem como explicar melhor isso? br?

Bem, a ideia do texto foi boa, mas o autor deu vários tropeços e o texto ficou bem corrido e estranho.

Texto 2: Acho que deu pra se identificar melhor com esse texto. Teve a escrita superior ao do texto 1, mas ainda assim ficou fraco e corrido. Já de início fiquei percebendo a falta de revisão com a palavra "cidadões" na situação em que se encontrava o casal. Assim como eu disse pro texto 1, este texto poderia ser melhor trabalhado, pois a ideia do mesmo foi boa. O final deu uma ponta de curiosidade pela cura inesperada das pessoas vítimas da febre do pântano, mas isso foi um dos poucos pontos positivos, pois houve até mesmo um "bruxa de televisão" no meio do texto. Cheguei até a rir disso. E nem teve título. Bem, este texto deixou a desejar também.

Texto 3: Impressionante a capacidade e paciência do autor de dividir várias situações para cada personagem especifico do texto. Apesar de ter isso, este texto também não teve título, também ficou confuso e corrido em certas partes, houve descrições em poucos locais, e pressa em terminar em outros, tais como a cena donde a Suzy aparece presa a correntes e logo em seguida diz que ela está num quarto, deitada numa cama... Eu imaginei que ela estava presa na entrada de Kazordoon, perto daquele Beholder. Bem, de resto, acho que houve pouca coisa a melhorar, pois o texto ficou bom, e discordo com a opinião do Sero sobre a realidade dos personagens; Sair do padrão da bondade do mundo pode ser bom as vezes.

Ambos os textos: O que houve a melhorar foram a escrita, descrições e formatação do texto. Houve pouco ou nenhum diálogo, falta de parágrafos, o que torna o texto cansativo de ler, e também houve pressa em certas partes. Estes foram os detalhes principais a serem melhorados. Na parte do enredo, ficou legal os pontos explorados, a referência a alguns npcs e criaturas, entre outros.

Voto: Meu voto vai para o texto 3. Gostei da forma em que o autor escreveu seu texto, dividindo uma cena para cada personagem. Só ficou corrido em certas partes, e houve algumas lacunas em outras. Bem, os outros textos também estão de parabéns!

E um detalhe sobre o texto 3: Um dos personagens se chama Kranno, e um dos presentes nesta disputa se chama krannokuno. Isto pode revelar a identidade do autor e pode acabar eliminando ele do Torneio. Irei conversar com os organizadores sobre isso e ver o que pode acontecer com o autor deste texto.

Votarei na disputa C amanhã.

~Carlos

◉ ~~ ◉ ~ Extensão ~ ◉ ~ Life Thread ~ ◉ ~ YouTube ~ ◉ ~ Bloodtrip ~ ◉ ~ Bloodoath ~ ◉ ~~ ◉

Registro
    26-01-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Aqui vai minhas opiniões sobre a Disputa C:

Texto I: Achei o texto gostoso de ler logo de cara. Por algum motivo, a frase "Por anos vaguei pelas terras da idade média" soou meio estranho pra mim, falar "idade média" assim dá a impressão que, sei lá, ele era de outra época. Na frase "um havia 2 machados em mão" tem dois problemas; o dois escrito numeral no meio de uma narrativa, o que atrapalha a história, e o verbo haver sendo usado no sentido de "ter" onde... acho que não ficou certo. Achei desnecessário numa narrativa colocar onomatopeias entre "<>", do tipo <ATCHIM> e <AFOOO>; poderia ter simplesmente dito que o personagem espirrou, ou até colocar a onomatopeia, mas adequadamente, e sem esses <>. A história se desenvolveu num ritmo legal, foi fácil de ir lendo e não foi entediante em nenhum momento. Já o diálogo entre Silver De'Chaosbringer e Lost Basher foi totalmente fora dos padrões de qualquer narrativa, parece uma conversa do chat do Tibia, e isso não era pra estar numa história roleplay (aliás, os nomes deles já parecem nicks...). Sei que tem gente que gosta de escrever diálogo começando com o nome do personagem, por exemplo:

José: Nossa, o pão tá caro por aqui...
    Maria: Espere só até ver o preço da manteiga.

Eu, particularmente, não gosto nada. Fica parecendo uma espécie de roteiro de teatro ou rascunho de alguma coisa, afinal, nenhuma narrativa ou história é escrita dessa forma. A gente precisa sentir que a história é uma história mesmo, não um relato de alguma aventura no jogo, como alguns já disseram aqui no tópico. Essas coisas atrapalham a sensação de história... Alguém já pegou algum livro sério onde os personagens conversavam assim? Nos outros diálogos, foi usado travessão e aspas juntos, o que não era necessário, só um dos dois já fazia o trabalho (em português é preferível que usemos travessões em diálogos, aspas geralmente se usa em inglês). O português até foi bom, mas mais uma vez, o autor não quis nem passar um corretorzinho ortográfico; tem muitos erros simples, acentos faltando pra todo lado, pontuação meio complicada. Por exemplo, acho que nenhum "porém" em todo o texto foi acentuado. E vi um "aviamos" que foi tenso lá no meio da coisa. Mas o autor construiu frases de um jeito inteligente e interessante, gostei bastante. A história, apesar de fácil de ler, por algum motivo não gravou em minha mente. Enquanto escrevo isso, não lembro de muita coisa dela. Só entendi que os anões não eram realmente maus, mas que eram... escravizados pelo basilisco?

Texto II: O português correto e as palavras bem usadas me passou uma excelente impressão logo de cara. O autor visivelmente sabe o que quer dizer, e sabe como dizer do jeito certo para que o leitor entenda sem problemas. Sem confusões, de modo claro e direto, tudo bem específico. Ri com gosto do Feitor Mordejoelhos, haha, é o tipo de criatividade que dá um gostinho especial no texto. A ideia de começar explicando que os textos foram encontrados em fragmentos por expedições foi bem interessante, e acima de tudo (o mais importante), a ideia foi bem executada. Serviu pra ambientar bem o leitor na história e fácil fácil já comecei a perceber a cultura dos anões, preciso dizer, foi convincente. Teve alguns errinhos que facilmente poderiam ser consertados, mas foram realmente poucos, daqueles erros que escapam por mais que a gente preste atenção. Ainda assim, uma revisão extra fez falta, teria deixado o texto impecável. O autor mostrou que conhece boas palavras para usar e as usa para dizer exatamente o que quer. Me prendeu essa história, e fiquei querendo saber o que ia acontecer, acompanhar o desenvolvimento do personagem principal.

Texto III: Texto muito pequeno e cheio de erros de pontos, de acentos, palavras escritas erradas... mais uma vez, sequer um corretor foi usado. A impressão que deu foi que o autor nem tentou muito escrever uma boa história. O pedacinho até ficou bom, mas muito corrido e apressado. Também, pudera, não chegou nem em 3000 caracteres! Difícil desenvolver uma história legal tão rápido. Não é impossível, até dá pra criar um conto rápido e extremamente cativante, mas esse ficou parecendo que era pra ser uma história... só que pra história, ficou curtíssimo. Ganha ponto por ter usado os travessões (na verdade, hífens) pra escrever os diálogos, ficou muito melhor do que no estilo "roteiro".

Conclusão: meu voto vai para o Texto II. Aparentemente foi o mais caprichado, o autor parece realmente ter se dedicado a escrever algo bacana e conseguiu. Usa bem as palavras, expressa bem o que quer e conseguiu criar uma narrativa interessante e muito bem firmada, convincente. Parabéns!

Aproveito para comentar sobre a citação que o nosso amigo Carlos Lendario fez sobre minha opinião:

Citação Postado originalmente por CarlosLendario Ver Post
    e discordo com a opinião do Sero sobre a realidade dos personagens; Sair do padrão da bondade do mundo pode ser bom as vezes.
    Ora, meu caro, o mundo não tem nenhum padrão de bondade. Pelo contrário, coisas ruins sempre aconteceram, e ainda acontecem o tempo todo, principalmente em grandes cidades. E isso, pelo menos pra mim, já é ruim o suficiente. Exagerar no flerte com o "mau" apenas pelo prazer de ir contra o "desejo pelo bem" não convence. Se me permite a opinião, fica até mesmo infantil (talvez seja justamente por que certas histórias "sujas" e livros sanguinários fazem tanto sucesso entre adolescentes).

Num texto, numa pintura, num desenho, numa música; na arte em geral, fazer um trabalho mais sombrio pode, realmente, ser interessante. O problema, ao meu ver, é quando torna-se exagerado, num nítido desejo de chocar e, até diria, chamar atenção. Se um trabalho comum já precisa ser bem executado pra ser convincente, quanto mais algo não habitual.

Resumindo: se um ou outro personagem tivesse uma vida trágica, ficaria mais convincente. Tudo mundo ser unido pela tragédia foi exagerado e surreal. Um personagem sofrer algum tipo de coisa ficaria convincente. Mas um ser estuprado, outro viver no meio de urina e fezes, outro ter desgosto do pai, outro acordar banhado em sangue, outro ser bom de copo, outro ser malvado desde a infância foi exagerado.

Obviamente, é apenas minha opinião. Sei que você tem a sua, assim como cada um dos membros aqui.

Abraços a todos!
    Última edição por Sero; 22-08-2013 às 02:49.
    "To escape criticism — Do nothing, say nothing, be nothing"
    "O pecador foge da repreensão, encontra justificativa para seguir sua vontade." (Eclesiástico 32)

Registro
    09-01-2011
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Disputa C

Bom chegamos a disputa C, vi que ocorreram certos erros nas histórias, talvez por causa do tempo, mas vamos lá.

Texto 1: Gostei da forma com que descobriu a caverna e sobre a curiosidade de explorar ela, mas as lutas que eram descritas como difíceis se tornaram fáceis, teve uma hora que ele encontrou dois anões e o fato a seguir ficou um mistério.

Texto 2: Bom é ótimo por que os textos vão se enquadrando como um quebra cabeças, o antes, por que e depois deixaram as coisas solúveis para o leitor, em alguns pontos os objetivos do tema ficaram meio vagos deixando para o final seu encontro.

Texto 3: Texto pequeno e direto, sabe não foi o tamanho do texto que me deixou desanimado e sim que como um ser considerado "deus" vê e faz um relatório de tudo para uma criança e a deixa escapar assim fácil fácil, já tava imaginado sendo o Hulk detonando tudo.

Bom meu voto vai para o texto 2, pois sua leitura mais me agradou e preenche as lacunas da história que são despertadas.

Registro
    16-12-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Sero Ver Post
    Ora, meu caro, o mundo não tem nenhum padrão de bondade. Pelo contrário, coisas ruins sempre aconteceram, e ainda acontecem o tempo todo, principalmente em grandes cidades. E isso, pelo menos pra mim, já é ruim o suficiente. Exagerar no flerte com o "mau" apenas pelo prazer de ir contra o "desejo pelo bem" não convence. Se me permite a opinião, fica até mesmo infantil (talvez seja justamente por que certas histórias "sujas" e livros sanguinários fazem tanto sucesso entre adolescentes).

Num texto, numa pintura, num desenho, numa música; na arte em geral, fazer um trabalho mais sombrio pode, realmente, ser interessante. O problema, ao meu ver, é quando torna-se exagerado, num nítido desejo de chocar e, até diria, chamar atenção. Se um trabalho comum já precisa ser bem executado pra ser convincente, quanto mais algo não habitual.

Resumindo: se um ou outro personagem tivesse uma vida trágica, ficaria mais convincente. Tudo mundo ser unido pela tragédia foi exagerado e surreal. Um personagem sofrer algum tipo de coisa ficaria convincente. Mas um ser estuprado, outro viver no meio de urina e fezes, outro ter desgosto do pai, outro acordar banhado em sangue, outro ser bom de copo, outro ser malvado desde a infância foi exagerado.

Concordo com isso aí. É impressionante o número de autores que exageram em elementos sombrios, corruptos e podres em suas histórias, e quando perguntados sobre isso, justificam dizendo que "assim é a realidade".
    Pode ver, muito autor que tenta fazer obras "realistas" acaba por fazer um negócio demasiadamente cínico e seco, onde todo mundo é corrupto, traidor, ninguém ama ninguém e só pensam em si próprios.

O irônico é que histórias assim acabam por ser tão irreais quanto as exageradamente açucaradas, onde todos terminam felizes para sempre. A vida real é imprevisível, e nenhum autor jamais vai tratar a realidade como ela é. Isso é praticamente impossível. Na vida real acontecem atos heroicos, existem pessoas altruístas e genuinamente boas, acontecem coincidências e histórias inacreditáveis, que beiram o "milagre", existem pessoas que nascem com o c* virado pra lua, e coisas assim. E também existe o inverso de tudo isso.

Só que eu nem achei que o autor desse texto aí exagerou tanto. Já vi coisas muito piores. Alguém ter desgosto do pai ou ser um beberrão não é lá tão trágico assim, e essas coisas sim acontecem e muito na vida real.

Publicidade:

“The big questions are really the only ones worth considering, and colossal nerve has always been a prerequisite for such consideration”.
    - Alfred W. Crosby

Gosta de fics tibianas? Leia a minha aqui!

Registro
    22-02-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Só acho que o pessoal ta focando muito a Chave 1 e esquecendo das outras chaves... '-'

Quer conhecer Alfredo, o Arqueiro das Trevas? Clique aqui !

Registro
    30-01-2013
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Só eu não achei nada demais nesses textos? Nada hurr assustador, gore, cruel, mimimi.

Sei lá, acho que estão exagerando um pouquinho viu?

(Isso por que não leram meu texto old sobre tortura, aí sim iria chutar coisas.)

Rise up and face the demon
    Rise up and face your fear
    Rise up and face the devil

Registro
    26-01-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Shii Ver Post
    Só eu não achei nada demais nesses textos? Nada hurr assustador, gore, cruel, mimimi.

Sei lá, acho que estão exagerando um pouquinho viu?

(Isso por que não leram meu texto old sobre tortura, aí sim iria chutar coisas.)

O que eu falei não foi pela intensidade do "sombrio" (em questão de ser pesado), mas pelo exagero de todos os personagens terem algo de triste ou trágico em suas vidas. Como já disseram, acaba ficando tão irreal quanto histórias absurdamente açucaradas... fica nada convincente.

Por que, na verdade, a intensidade das "tragédias" da história foram bem leves e um tanto clichês. Não há o que se chocar ou assustar, algo inesperado e genuinamente cruel, nem de longe. Só... fica essa sensação de um tantinho de exagero ao construir os personagens.

Bom, acho que por essa chave já postei bastante hahaha
    "To escape criticism — Do nothing, say nothing, be nothing"
    "O pecador foge da repreensão, encontra justificativa para seguir sua vontade." (Eclesiástico 32)

Registro
    30-01-2013
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Sero Ver Post
    O que eu falei não foi pela intensidade do "sombrio" (em questão de ser pesado), mas pelo exagero de todos os personagens terem algo de triste ou trágico em suas vidas. Como já disseram, acaba ficando tão irreal quanto histórias absurdamente açucaradas... fica nada convincente.

Por que, na verdade, a intensidade das "tragédias" da história foram bem leves e um tanto clichês. Não há o que se chocar ou assustar, algo inesperado e genuinamente cruel, nem de longe. Só... fica essa sensação de um tantinho de exagero ao construir os personagens.

Bom, acho que por essa chave já postei bastante hahaha
    Nada contra com coisas irreais... Bem, na parte de construção de personagens você tem razão, mas acho que construir um personagem bom necessidade de maaaais carácteres, talvez. Mas esse de todos terem algo trágico, era bom evitar mesmo, talvez um poderia ter uma vida mais calma, outro algo trágico, outro um baderneiro com vidinha randômica...

Mas sei lá, saiu isso e fim.

Rise up and face the demon
    Rise up and face your fear
    Rise up and face the devil

Registro
    03-12-2011
    Peso da Avaliação
    0

Post Crítica :}

~~ Disputa C ~~

Texto I

Precisa ajustar seus erros de português que não pode ser perdoado, ou seja, faltam acentos e pontuações como o travessão, fundamental para fala dos personagens. A história foi muita corrida, ás vezes não entendia o que estava acontecendo, por exemplo: Na parte que o anão pede para matar ele, não sei se ele matou ou não, faltou descrever e uma revisão de última hora para ajeitar certas palavras.
    Sua criatividade e pensamentos foram ótimos, porém a história precisa ser mais explorada, ficou um texto muito previsível, sem nada do que se esperar e não me prendeu muito em nenhum momento.

Texto II

Ótima história, bela criatividade, descreve a história muito bem, uma leitura gostosa que prende você ao fim, e o final, ótimo demais, porém foi muito corrido, fora isso o texto ficou ótimo, não tenho o que argumentar. Ri muito com o nome Feitor Mordejoelhos e as páginas rasgadas e meladas de sangue, também o pensamento egoísta de querer as pedras só para si, e dividiu muito bem os Ciclos, gostei demais, enfim.

Texto III

Não tenho muito o quê argumentar, parece até que o autor fez simplesmente para não dar W.O, palavras muito repetidas “ELES” faz com que fique um texto pobre, tem que melhorar na descrição.
    A história não foi muito boa, não me prendeu, porém o autor demonstra escrever muito bem, só faltou mais força de vontade.

Meu voto vai para o Texto II com certeza. :}

Publicidade:

Tópicos Similares

1. UOT | Usuários do Off e suas graduações
    Por Tudokz no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 220
    Último Post: 15-09-2016, 12:35
  2. Minha historia de Fantasia
    Por Vasconcellanor no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 2
    Último Post: 02-01-2013, 12:20
  3. Taverna | Controle da Mente
    Por ShadowChaser no fórum Fora do Tibia - Off Topic