Postado originalmente por
Rocko
Não tinha variedade? Você realmente jogava naquela época? Área free pouco mudou e hoje está às traças, o que se tinha era maior competitividade e criatividade e menor preguiça dos players em explorar pra achar lugares disponíveis pra se caçar ao invés de ir sempre no mesmo, se tinha que disputar respawn, praticar diplomacia com outros players para se poder upar porque não tinha pra onde ir, era tudo lotado, tudo vivo. Jogadores na faixa de level 100~200 eram muitos? Só em 2006, nove anos após a criação do jogo tivemos um level 200 druid, e no fim de 2006 senão me engano, Eternal Oblivion estava no level 290 já na versão 7.8 com hotkeys disponíveis e muito mais facilidades para se jogar, novidades essas que "melhoraram" tanto o jogo a ponto de deixá-lo estranhamente fácil, tanto que com nove anos de jogo tínhamos o top level 250, hoje, com pouco mais de dezesseis anos estamos beirando o level 700.
Me fala as variedades da época depois do level 50, cyclopolis, d-lair, poh, banshee, hero e bk(que só tem 1 resp e é demorado). Realmente é tanta variedade que até me perdi. Enquanto mais EXP se faz mais exp continua fazendo, antigamente as pessoas não se preocupavam muito com level e não tinha lugar de caça porisso era demorado se upar, diferente de hoje que dá pra pegar level 100 em 1 mês.

Rocko
Não é, aliás, acho que não foi sua intenção, mas ao se argumentar pra justificar descendo a lenha no Tibia antigo, o torna, cair na comparação ao se tocar em assuntos desse tipo é meio que inevitável, resta alguém rebater os meus clichês, aí quem sabe desencadeamos novos argumentos?

Não desci a lenha no antigo eu mostrei que teve problemas como tem hoje, o update 7.6 que é dito como melhor tb teve problemas. Muitos consideram ele como o pior, muitos consideram como o melhor.

Rocko
O cara que é novo no jogo vai sofrer várias influências, isso é normal, querer privar isso do cara é algo utópico, além de que, quem joga hoje não diz que o jogo está horrível e ponto, está horrível em relação ao que era antes. Sobre esse papo de "antes era melhor, Tibia vai falir" é algo velho realmente, lembro de tópicos até na época do 7.6, reclamões sempre existiram de fato, mas isso não significa que nunca tiveram ou terão razão e é neste ponto que incido.
Não da pra evitar que isso aconteça, porém existem muitos jogadores que ficam na cabeça que antes era melhor e lutam por algo que não conheceram, quero é abrir a mente dessas pessoas pra verem que antes teve seus problemas, hoje também tem e no futuro também terá, não houve update perfeito, houveram updates que agradaram mais e menos pessoas.
@Tópico
Tem mais um ponto do seu tópico que vou refutar para não dizer que só digo clichês:

Rocko
Nunca! Antes as caves eram lotadas, os depots e tudo mais, eram lá que estavam os players, antigamente Tibia era novidade e era atrativo se começar, por isso o alto números de jogadores, hoje além dos infinitos moneymakers se têm os bots que anunciam sites ilegais nos depots 24h. Antigamente para se ter um level alto mais rápido se "shareava", eram 2~4 pessoas para um char de level significante, hoje é o contrário, basta ver nos servidores open PvP o tamanho controle que eles têm devido à variedades de personagens para poder estabelecer suas vaidades.
O problema da CIP foi demorar de mais pra começar a combater, antes todo mundo tinha maker e como os GMS faziam pra lutar contra? Eles apenas mandavam as pessoas dançarem, e muitas vezes a pessoa usava a desculpa que o fulano tava AFK, eu já fui verificado por GM 2 vezes quando treinava com uns colegas. Em 1 delas um colega meu tava realmente AFK ai o GM só esperou ele voltar e ficou tudo certo.
Antigamente o sharer era o botter de hoje, só que como tinha menos opção e menos lugares pra caçar, era mais difícil pegar level. Só que antigamente também tinha 1 pessoa com 5 6 chars, esses eram os makers de runa, que ele usava pra ficar rico. A diferença é que antes o que dava dinheiro era runa, hoje o que dá dinheiro é caçar. Eu conhecia pessoas que ficavam runando com 5 6 7 chars ao mesmo tempo no macro. E sim era pelo mesmo motivo, ele queria ter full set, que na época valia 1kk +-.
Infelizmente o botter hoje faz 2 coisas, ele caça e ganha dinheiro, e antes você só podia escolher uma delas, ou você upava level rápido shareando, ou pegava grana com muitos makers, porém não upava muito level.
Eu disse que não existia hunted? Pelo contrário, eu até citei como exemplo. O que eu quis dizer é que antigamente se você tomasse um hunted, você tinha mais chances de se defender, montar um time para lutar contra os dominantes e etc, não concorda que é muito mais fácil um hunted level 100 escapar de uma guild que tem média de level 130, do que esse mesmo level 100 escapar de uma guild que tem em média jogadores de level 230? Existia sim o hunted, mas não era esse power abuse generalizado, eram pouquíssimos os casos de se ter que pagar uma taxa para que pudesse simplesmente jogar no servidor, para mim o que fode os bagos, é que não existe mais aquele lance de ''Faz o teu jogo que eu faço o meu'', o power game passou a mandar completamente em tudo.
O level 100 de antes é o level 200 de hoje, se você conseguia pegar level 100 antes você consegue level 200 hoje (Falar que level 100 não foge de level 200, é óbvio, não foge antes e não foge agora, só que como hoje os levels estão mais altos tem que comparar 200 com 200 e assim sucessivamente). O hunted teve sim power abuser generalizado a grande diferença é que naquela época existiam poucos servidores dominados a maioria deles sempre estava em guerra, como muitos servidores surgiam a todo o momento, era difícil eles serem dominados, o que mudou isso foi Ocera, que foi dominada pelos excluídos de Lucera, e que hoje tá esse lixo, mas, sempre foi assim.
Tenebra também teve seus problemas por ser um servidor BR, porém em tenebra as guilds brigaram e foram lutar, e enquanto as guilds estão em war, isso dá a possibilidade de guilds novas surgirem e ficarem fortes.
O power game hoje é realmente importante mas, se 2 guilds começarem a lutar em um mundo X, você também vai poder jogar e montar uma resistência, guilds em guerra não perdem tempo com neutros.
Isso sempre existiu, war hunted e power gaming, só que como eu disse, antes os mundos estavam sempre em guerra, isso dava a oportunidade de times neutros surgirem.