Página 1 de 7 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 80

Tópico: Tutorial para Sorcerers por Darkon [lvl 8-150]

Hybrid View

Post Anterior Post Anterior   Próximo Post Próximo Post
    Registro
    25-01-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Tutorial para Sorcerers por Darkon [lvl 8-150]

Bem-vindo ao meu novo tutorial para sorcerers, versão 2013. Este tutorial tem como objetivo compartilhar as minhas experiências e dar dicas para você na sua jornada pelo mundo do Tibia. Esse tópico é inteiramente feito pelas minhas palavras, logo, você estará contando com uma pessoa experiente na vocação, que joga de Sorcerer faz muitos anos e que pode lhe ajudar na sua jornada. A intenção é deixar o tópico bastante complexo e útil, uma vez que ele contará com várias dicas sobre o que caçar, que equipamento usar, tudo baseado no meu conhecimento. Antes de realizar esse tópico, passei um bom tempo testando várias coisas no Tibia, como hunts e equipamentos para ter uma noção melhor dos mesmos nos dias de hoje. Espero que consiga passar tudo de bom que aprendi aqui.

Enfim, o tópico será dividido da seguinte forma:

1. Sorcerer: o que é essa vocação e no que difere das demais
    2. Magic Level
    3. Equipamentos
    4. Hotkeys
    5. Hunts
    5.1 Hunts do level 8 ao 13
    5.2 Hunts do level 13 ao 22
    5.3 Hunts do level 22 ao 33
    5.4 Hunts do level 33 ao 65
    5.5 Hunts do level 65 ao 100
    5.6 Hunts do level 100 ao 150
    6. Hunts com SD
    7. Rush Level
    8. Considerações finais

Créditos do tutorial:

Conteúdo e Organização: Darkon
    Imagens: TibiaBR.com.
    * Todas as imagens contidas no tópico foram retiradas do TibiaBR.com, e várias editadas por mim para melhor compreensão ou vizualiação como os mapas.

1. Sorcerer: o que é essa vocação e no que difere das demais

A vocação Sorcerer é uma vocação muito diferenciada das demais. A vocação em si se trata de um mago voltado para a magia ofensiva. Devemos lembrar, principalmente, que Sorcerer usa magias ou runas para atacar o adversário, tem rápida recuperação de mana, tem um magic level alto, uma defesa física frágil e um grande arsenal de magias ofensivas. Aproveito para citar também as principais características de um Sorcerer:

- Maior quantia de mana do jogo (ao lado dos Druids)
    - Maior quantidade de magias instantâneas ofensivas do jogo
    - Regeneração de mana mais veloz do jogo (ao lado dos Druids)
    - Possuem a menor quantidade de HP (ao lados dos Druids)
    - Avançam muito devagar nos skills de shielding e melee

Acho que fica claro que o ataque, assim como ataques em área, são o ponto forte dessa vocação, e a defesa é o ponto fraco dos Sorcerers. Mas como são os Sorcerers, em uma forma geral, quando comparados com as outras vocações? Vou tentar fazer um resumo sobre o meu ponto de vista sobre uma breve comparação entre as vocações no Tibia atual.

Sorcerer vs Knight

Um Sorcerer tem opções de magia ou runa para causar mais dano de forma constante caso comparado aum Knight, ou seja, em termos ofensivos, o Sorcerer é melhor. Porém, em termos defensivos, o Knight é muito superior. O Knight pode blockar várias criaturas poderosas, pois tem um HP alto e uma defesa forte. Já os Sorcerers devem evitar o embate físico, e usar magias e runas para atacar seu adversário mantendo uma distância para não receber ataques físicos. Entre outras diferenças, podemos notar a alta capacidade de carregar itens do Knight (comparada ao de um Sorcerer que é baixa), assim como, graças a sua ótima defesa, caso a internet caia durante uma batalha é muito mais provável que o Knight sobreviva do que um Sorcerer, justamente devido ao alto poder defensivo do Knight.

Na minha opinião, vejo Sorcerer uma vocação superior a Knight a partir do ponto que sua internet não costuma ter quedas (Knight mesmo com queda de internet durante uma hunt pode continuar vivo, algo bem mais complicado para um Sorcerer) e que sua conexão seja boa (sem lag, podendo correr das criaturas sem interferência), visto que um Sorcerer desde o começo no jogo até levels mais altos tem um leque muito grande de diferentes opções de caça. Todavia, essa é apenas minha opinião pessoal. Lembrem que uma vocação boa depende do jogador.

Sorcerer vs Paladin

As vocações são semelhantes: correm do adversário enquanto atacam, porém existem duas grandes diferenças: Sorcerer pode atacar várias criaturas de uma só vez com suas magias ou runas que acertam uma grande área (já o Paladin não tem essa opção), enquanto o Paladin tem uma defesa muito superior, ou seja, na parte ofensiva, embora o Paladin também ataque com força, o Sorcerer é superior por ter magias e runas de área, enquanto na defesa o Paladin é bem superior.

Hoje em dia Paladin é aclamado por muitos como a melhor vocação do jogo, o que mostra o poder deles.

Sorcerer vs Druid

As duas vocações mais semelhantes no Tibia. O estilo de ambas é a mesma, pois usam para ataque e defesa suas magias e runas... assim como o magic level e shielding sobem na mesma velocidade para ambas as vocações (na verdade, shielding e melee skills sobem um pokitinho mais rápido para Druids, porém é uma diferença mínima). Logo, a diferença fica, principalmente, por dois aspectos: Sorcerer tem poder ofensivo maior graças a magias de área mais fortes e Druid tem poder de cura superior, pois pode curar outros jogadores com suas magias únicas. Fora também os elementos, onde Sorcerer domina com perfeição o elemento Energy, Fire e Death, enquanto o Druid domina somente Earth e Ice com perfeição (por perfeição entendam na utilização de todas as magias do elemento).

Um passo importante para escolher entre Sorcerer e Druid fica pela questão das suas hunts: você prefere caçar sozinho ou em grupo? Sorcerer caça sozinho de uma maneira muito proveitosa, enquanto Druids tem a opção, graças a suas magias de cura que funcionam em outros jogadores, de terem um amigo blocker consigo, embora também façam boas hunts sozinhos.

Resumindo: toda vocação tem seus prós e contras, o ideal é você testar cada uma e ver qual você acredita ser a melhor e qual você se adapta melhor. Entretanto só resolvi falar um pouco de cada, visto que o foco do tutorial não é discutir qual a melhor vocação.

2. Magic Level

O Magic Level é muito importante para um Sorcerer, pois ele é o que determina a força das magias e runas que serão usadas pelo jogador. Quanto maior for o magic level mais força você tem, sendo que a partir de um magic level mais alto, como 70, vai demorar muito para ir subindo o seu magic level, pois cada vez mais a quantidade de mana necessária a ser utilizada para upar seu magic level é muito maior.

O que eu recomendo para upar seu magic level? Três passos simples:

- Sempre esteja full (ou seja sempre esteja comendo alimentos) para sua mana ir sempre carregando, e quando ela estiver cheia, trate de gastar ela, seja matando criaturas, runando ou só usando magias para que ela continue enchendo.

- Prefira sempre usar magias do que runas nas suas hunts. Usando magia você gasta mana, o que upa o magic level, enquanto as runas não fazem isso. Então caso não exista real necessidade de se usar runas em alguma hunt, opte por usar magias sempre.

- Sempre, ao logar, use o treino offline, deixando seu personagem treinando o magic level enquanto você está offline. O treino offline está presente em todas as cidades, geralmente nos últimos andares dos depots, é só clicar nele que seu personagem irá deslogar e ficará treinando. O treino dura 12 horas, e depois demora 12 horas para poder ser usado novamente, então tente usar o treino com eficiência.

Nota: se lembre que ao usar utamo vita ou energy ring, a mana perdida por você devido a danos que você recebe não vai upar seu magic level, então tente evitar isso ao menos que seja algo realmente necessário.

Por fim sempre que possível ter todas as blessings consigo para evitar grande perda no ML caso sofra alguma morte.

Seguindo essas dicas seu magic level deverá se manter sempre em ótimo estado.

3. Equipamentos

Helmet, Armor, Legs... conforme você for ganhando level, vai acabar comprando novos equipamentos. Alguns necessários, outros não. Mas quais equipamentos são bons para seu level? E para a hunt que você vai fazer? O que quero é passar um pouco do que aprendi sobre equipamentos aqui.

Antes de tudo, algumas dicas:

- Nós, Sorcerers, temos uma péssima defesa física aliada a uma baixa quantidade de HP... sendo assim, é bom lembrar que um ponto de armor a mais ou 1 ponto de defesa a mais no shield não vão fazer muita diferença, evite fazer loucuras como pagar valores enormes por um equipamento praticamente igual ao seu atual.

- O peso é importante, quanto menor for o peso do equipamento, melhor. Lembre que Sorcerer tem pouca cap para levar itens, o ideal é ter equips bem leves.

- Equipamentos que dão bônus de magic level sempre são bem-vindos, e quanto mais equipamentos desse tipo você obtiver, melhor. Ter um equipamento que aumente seu magic level é melhor do que um equipamento com um ponto de armor a mais, pois ao aumentar seu magic level, você ganha mais força em suas magias/runas ofensivas e suas magias/runas defensivas.

A hunt que você for realizar influencia em qual equipamento usar, lembre disso. Por exemplo: em uma hunt de Dragon Lord, os ataques de fogo dele são muito frequentes. Logo usar Magma Legs e uma Armor com resistência a fogo seria o ideal, para amenizar os golpes sofridos por ele, que são fortes. Note que são raros os casos onde vale a pena dar preferência a um set elemental do que um set que aumente seu magic level ou aumente sua resistência contra ataques físicos. Uma hunt de Dragon Lord ou Wyrm são exemplos onde usar set elemental é uma boa idéia.

Por fim, minhas recomendações para você tentar ter o set ou algo próximo ao set conforme você for aumentando seu level:

Antes do level 22, não se preocupe com itens. Apenas tenha itens decentes, que te dêem alguma proteção. No market você pode encontrar vários itens baratos e que quebram o galho. Após o level 22, com a aquisição da wand of draconia, você fica apto para se arriscar em hunts que exigem equipamentos melhores, e a partir daí que os equipamentos vão se tornar cada vez mais fundamentais para você.

Level 22

Nesse level recomendo equips básicos, com você já começando a comprar itens que aumentem seu magic level (potencializado suas magias de cura e algumas ofensivas que você já deve estar usando) e, claro, a compra da wand of draconia assim como um shield com defesa semelhante ao do Dragon Shield mostrado acima.

Level 33

Pelo level 33 você já pode trocar sua Plate Legs por uma legs melhor, como a Blue Legs, investir em um Platinum Amulet e comprar sua Wand of Inferno. Recomendo que já compre ou comece a pensar na aquisição da Boots of Haste, que dá um up na sua velocidade, muito útil em hunts que você precisa correr de alguma criatura (ou seja, quase todas as hunts).

Level 65

Após um tempo, você verá que precisa de um escudo melhor, e aí entra, por exemplo, o Demon Shield, que é leve e tem uma ótima defesa. É um bom investimento. Além dele, a Zaoan Legs é uma boa pedida por ter +2% de proteção a danos físicos. A partir desse level você pode usar a Wand of Everblazing, porém só compre ela caso esteja barata, pois ainda não é tão necessária, embora o +1 magic level que ela fornece é ótimo. E você também pode procurar obter uma:

Essa legs dá +10 de speed. Não é muito, mas ajuda para correr das criaturas enquanto as ataca com magia, e é uma boa opção para Sorcerer. Caso prefiram um pouco mais de velocidade do que um pouco mais de defesa, ela surge como a melhor opção para nossa vocação.

Level 100 - Médias Condições Financeiras

Pelo level 100 você já terá uma noção muito boa de equipamentos, e realizando certas quests, fazendo certas hunts lucrativas, poderá investir em itens valiosos, porém muito úteis, como a Yalahari Mask, Soft Boots e uma Backpack of Holding. Calopteryx Cape é uma boa até você conseguir sua Royal Scale Robe. Wand of Defiance será uma ótima compra caso tenha um bom preço, pois permite danos maiores em vários tipos de hunts contra
    monstros fracos contra energy e dá bônus de +1 magic level.

"Darkon, mas ali em cima tem 'Level 100 - Médias Condições Financeiras". E se eu tiver rios de dinheiro, quais os melhores equips?"

Nesse caso, no level 100 você pode optar por esse set:

Royal Scale Robe é ótima pelo +2 magic level além dos 5% de proteção contra fire. Dwarven Legs costuma ser melhor que a Zaoan Legs pois depois do level 100 é comum você ir para hunts em que receberá altos hits. Mastermind Shield é uma boa opção pela sua acessibilidade. Para o seu shield, você tem também outras opções, são elas:

Uma boa opção caso você seja da Brotherhood of Bones, pois tem a mesma defesa que o Mastermind Shield porém é mais leve.

Uma boa opção caso você seja da Nightmare, pois tem a mesma defesa que o Mastermind Shield porém é mais leve.

Tem uma defesa de 25, o que não é tão baixo, e te dá +2 magic level.

Muito, mas muito caro. Tem apenas 19 de defesa, o que é baixo, porém te dá +4 magic level e 5% de proteção contra ataques do tipo death, sendo uma boa opção para várias hunts que não ocorram ataques físicos muito fortes ou com frequência, sendo esse o melhor spellbook do jogo.

Level 150

Em um level mais alto como o 150, você vai ter uma boa quantia de HP e Mana. Ter um set como o que está mostrado a imagem acima adiciona um bônus de +8 magic level para você, ou seja, um Sorcerer que não tenha morrido muuuitas vezes e que siga as dicas dadas nesse tópico para upar seu magic level, já terá normalmente um magic level em torno de 75 (apenas uma suposição), que com um bônus de até +8, vira um magic level nível 83. E um magic level 83 para um Sorcerer level 150 abre um leque muito grande para hunts e para diversão, pois os danos de magias e runas fica ótimo. Sobre o set acima, você pode trocar o seu shield por outros que foram citados um pouco mais acima ou pelo spellbook citado acima, vai do seu gosto e da hunt que você for realizar, claro.

E era isso que eu queria falar sobre equipamentos. Eles são ótimos para um mage pois melhoram suas defesas e magic level, mas sempre pense se vale a pena gastar uma quantia grande de dinheiro com tal equipamento, se tal equipamento vai te ajudar nas hunts que você pretende fazer, pois assim você não irá se arrepender de ter gastado muito dinheiro com algum item.

Backpacks

Você deve usar qualquer backpack? Nada disso. Se lembre que Sorcerer tem pouca cap, então você precisa arrumar meios para melhorar isso. E o melhor para isso é tendo as melhores backpacks, que em um level mais alto, como maior que 100, serão muito úteis. Quais backpacks devo tentar obter?

Backpack of Holding
    - É uma backpack com 24 volumes (4 a mais do que uma normal) e com apenas 15 oz (3 oz mais leve que a normal). É a melhor backpack. O ideal seria usar somente ela, porém ela é cara, então poucos tem condições financeiras para ter várias desse tipo.

Jewelled Backpack
    - É uma backpack de 22 volumes (2 mais que o normal) e 1 oz mais leve que uma backpack comum. É mais acessível (dropa de criaturas como Enlighnetend of the Cult) e a segunda mais útil após a Backpack of Holding.

Dragon Backpack
    - É ainda mais acessível que as duas citadas acima e é 1 oz mais leve que uma backpack normal. Obviamente não é tão boa como as citadas acima porém é uma opção.

Se lembre que quanto mais espaços na backpack, mais itens você pode carregar sem precisar ter outro espaço em outra backpack para colocar esses itens, e quanto menos peso a backpack tem, mais itens você pode carregar.

O item acima é um Squeezing Gear of Girlpower. Existem 3 tipos desses "canivetes" no jogo, sendo eles de outras cores além desse que é da cor rosa. Consiga um deles. Esses canivetes servem como corda, pá, pick, machete, entre outras ferramentas, e são extremamente leves. Chega de carregar itens que ocupam cap como Rope ou Shovel, tente obter um "canivete" desses o mais rápido possível para ter um espaço maior para carregar outros itens com você.

É a melhor food para nós, Sorcerers. É leve e dura bastante. Leve sempre consigo uns 50 desses na sua backpack, e tenha sempre no depot uns 100 deles, pois existem váááárias hunts que as criaturas não dropam food e você precisa ter food com você, de preferência uma food boa e leve, e aí que entra o Brown Mushroom, que pode ser comprado em Edron na NPC Luna.

Energy Ring é muito útil pois vai te deixar usar o mana shield sempre que precisar, sem precisar ficar com ele automaticamente por um determinado período de tempo como a magia utamo vita faz.

4. Hotkeys

Hotkeys

As hotkeys são fundamentais para um Sorcerer. E administrar elas bem, distribuir suas magias nas hotkeys certas ajudam muito durante sua jornada tibiana. A distribuição delas depende apenas de você e da forma que você se sente mais seguro utilizando as magias, runas e equipamentos por meio das hotkeys. Bom, você está começando agora como Sorcerer e não sabe em qual local colocar tal magia ou runa? Pensando nisso resolvi deixar como configuro minhas hotkeys aqui, obviamente depende muito da pessoa, e essa é a forma que eu prefiro utilizar no client de Tibia, quem estiver começando e quiser pegar como base fique a vontade.

F1: Exura
    F2: Exura Gran (ou Exura Vita)
    F3: Exori Mort/Flam/Vis/Tera/Frigo
    F4: Runa principal/ Magia secundária principal (varia de acordo com a hunt)

O modelo acima é o que uso para as 4 primeiras hotkeys. Em F1 e F2 deixo a minha magia de cura principal (Exura) e no F2 a que, dependendo da hunt, seja necessário utilizar ás vezes. Quando estou caçando Dragon Lord por exemplo, deixo Exura Gran. Sempre me curo com Exura, mas se ver que tomei um golpe forte, como um combo dele, uso Exura Gran. É essencial você sempre ter atenção na sua vida para usar a magia de cura certa, pois Exura gasta pouca mana e será o mais utilizado, porém existem situações onde uma cura mais forte é necessária. No F4 pode ter tanto um outro Exori de outro elemento como uma runa que seja usada bastante na hunt (Avalanche ao caçar Dragons por exemplo), é algo que eu costumo variar bastante.

F5: Exevo flam hur
    F6: Potion (a potion de mana que eu tiver na minha backpack)
    F7: Exevo vis hur
    F8: Exevo gran vis lux

Do F5 ao F8 eu costumava sempre deixar minhas waves, porque quando você for caçar usando wave elas ficam perto uma das outras, assim você pode lançar duas em seguida tendo uma hotkey do ladinho da outra. Recentemente resolvi colocar a Potion no F6, pois acho uma boa deixar a recarga de mana em uma hotkey de fácil acesso, dando para se curar ou atacar do F1 ao F4 e com a mesma mão apertar o botão para usar potion.

F9: Utani gran hur (para fugas)
    F10: Thunderstorm (runa de área)
    F11: Sudden Death (runa principal de ataque)
    F12: Exevo gran mas vis (magia mais potente)

As "últimas" hotkeys eu costumo deixar aquelas menos utilizadas, mas que a qualquer momento podem ser necessárias para a hunt.

Obviamente você pode mudar suas hotkeys conforme sua hunt, pode fazer modificações como bem entender, o importante é você pegar as manhas das suas hotkeys, ao ponto de usar elas sem precisar olhar em qual tecla está apertando, ter noção da distância das hotkeys uma das outras para usar elas com excelência, enfim, é algo muito pessoal mesmo. A única dica que acho válida mesmo é deixar a hotkey de magia de cura perto da magia de ataque, pois assim você vai estar atacando sempre preparado para se curar rapidamente caso necessário.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Darkon; 03-05-2013 às 19:23.

Registro
    25-01-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

5. Hunts

Antes de continuar, preciso fazer um pequeno resumo do que abreviaturas ou imagens que serão usados aqui significam:

Hunt: significa caçada. Passar uma hora, meia hora, 2 horas, ou qualquer período de tempo caçando no jogo uma certa criatura. Por exemplo, se você for para uma dragon lair e derrotar dragons durante 1 hora, você terá feito uma hunt de dragons de 1 hora.

XP/H ou Exp/h: a experiência que o personagem obterá por hora, ou seja, a quantidade de exp ganha dos monstros mortos obtida em média em uma hora de hunt. Se você está caçando uma criatura que te dá 100 de exp, caso derrote 100 dessas criaturas no período de uma hora você irá realizar 10k/h (10.000 de exp ganha por hora de hunt).

"Level recomendado" é o level que recomendo para que você realize a hunt em questão. Nele, eu presumo que você jamais tenha usado de meios ilegais para jogar Tibia, sendo assim demonstrando que você tem experiência em ter chegado até aquele level e por isso estará apto, ao meu ver, para realizar a determinada hunt, tanto em termos de magic level e experiência na vocação.

Em Nível da Hunt existirão estrelas classificando a hunt. Uma hunt classificada em 1 estrela pode ser feita por alguém que começou a jogar Tibia hoje. Uma hunt classificada e 5 estrelas é muito perigosa, exigindo atenção total pois o perigo de morte é constante.

Quando um número estiver assim: ~30k/h, significa que a exp/h obtida será em torno de 30.000 de exp por hora obtida na hunt em questão.

Em Loot a hunt será classificada em "Baixo" quando o loot (lucro realizado na hunt) for fraco. Em "Médio" quando o loot não for ruim, mas também não seja tão bom assim. Loot "Bom" quando o loot costuma sempre te dar lucro. E "Muito Bom" quando o loot da hunt for ótimo, sempre garantindo um grande lucro.

Em 'Spoiler' você terá um mapa de onde caçar tal criatura. Em toda criatura citada haverá um Spoiler, ao qual onde você abrir o mesmo, você verá mapas de onde encontrar um local que eu acredito ser bom para realizar uma boa hunt da criatura em questão.
    Lembre que:

- Exura Gran e Exura Vita são magias de cura superiores ao Exura, porém gastam mais mana. Acredito que todo Sorcerer deve saber qual dessas magias utilizar, mas em resumo: se você está enfrentando uma criatura pela primeira vez na vida ou então não tem muita experiência com a mesma, esteja pronto para usar Exura Vita para se curar. Se você já conhece a hunt e sabe a frequência dos ataques da criatura que está enfrentando, opte por Exura Gran, tendo Exura Vita como hotkey caso seja necessário uma cura ainda maior. Porém isso são coisas que você aprende jogando e caçando.

- Em "Level Recomendado", nem sempre é o level necessário. Por exemplo, para Dragon Lord estou deixando como level recomendado de 110. Mas você pode começar a caçar Dragon Lord em um level mais baixo. Só que, a partir do level recomendado, no caso, 110, você já deverá ter força suficiente para realizar ótimas hunts da criatura, sendo que em um level menor talvez você não conseguisse realizar uma hunt realmente boa da criatura em questão.

- Sempre tenha runas ofensivas de ataque em área que causem bom dano contra as criaturas que você vai caçar, pois quando muitas criaturas estiverem juntas essas runas são ótimas. Ou seja, vai caçar Giant Spiders? Tenha consigo Great Fireball Runes, para usar elas caso tenha a chance (ou a necessidade) de atacar várias dessas criaturas ao mesmo tempo.

- Não é porque a partir do level 65 aparece novas opções boas de hunt que você precisa abandonar as hunts que você está realizando no momento. Se você está caçando Dragons e está gostando, está fazendo uma exp legal, pegando um bom loot, continue caçando eles. Daí caso queira alternar para outra hunt, você pode experimentar novas hunts como as citadas no tópico.

Hunts do level 8 ao 33

Quero lembrar que a parte sobre como pegar level 8, em Rookgaard, não será exposta no tutorial, pois em Rookgaard existem diversos meios de pegar level 8, sendo que em Rookgaard você pode matar qualquer monstro que com o tempo ganhará level. Todavia, recomendo que você, em Rookgaard, foque em matar Spiders/Bugs/Wolfs, assim pega level 8 rapidamente. Se lembre de obter a magia Apprentice's Strike na Island of Destiny.

Main Land

Dica: Sempre corra do monstro que você estiver atacando. As wands e magias que usamos para atacar nos permitem atacar de longe. Isso, aliado com a nossa baixa defesa, faz com que um Sorcerer mantenha sempre distância da criatura que está atacando. Já no level 8, você deve começar a comprar uma magia (veja as magias para level 8 na parte magias desse tutorial) para começar a treinar seu magic level, conseguir equipamentos para hunts como rope e shovel (corda e pá) e, claro, conseguir sua primeira wand, gratuitamente, basta ir até a loja mágica da sua cidade e falar com o NPC mágico perguntando sobre a "wand of vortex", que assim você ganhará sua primeira wand gratuitamente.

Level 8 ao 13

Troll

Level recomendado: 8+
    O que usar:
    Nível da hunt:
    XP: Baixa.
    Loot: Baixo.

Spoiler: Saiba mais sobre essa hunt:
    Swamp Troll

O que usar:
    Nível da hunt:
    XP: Baixa.

Rotworm

O que usar:
    Nível da hunt:
    XP: Média.
    Loot: Muito Bom. (muitos gps)

Level 13 ao 22: onde caçar agora?

Dica: No level 13 você deve comprar a wand of dragonbreath, seja de algum amigo ou no NPC. É uma ótima wand e vai garantir ótimas hunts.

No level 13, você pode optar por continuar caçando Rotworms, pois agora com sua wand of dragonbreath a hunt deles irá dar mais xp em menos tempo, conseqüentemente, mais dinheiro também.
    Dwarf

Level recomendado: 13+
    O que usar:
    Nível da hunt:
    Loot: Bom.

Amazon

O que usar:
    Nível da hunt:

Larva

O que usar:
    Nível da hunt:

Minotaur

O que usar:
    Nível da hunt:

Level 22 ao 33: onde caçar agora?

Dica: No level 19 você pode comprar a wand of decay, porém é opcional, já que você pode esperar até o level 22 e comprar uma wand of draconia ou continuar com sua wand of dragonbreath até o level 26 e comprar uma wand of cosmic energy. Eu particulamente recomendo comprar apenas a wand of draconia no level 22, porém a escolha é sua.
    Dwarf Soldier

Level recomendado: 22+
    O que usar:
    Nível da hunt:
    XP: Ótima.

Scarab

O que usar:
    Nível da hunt:

Ghouls

O que usar:
    Nível da hunt:
    Loot: Muito Bom.

Cyclops

O que usar:
    Nível da hunt:
    XP: Ótima.
    Loot: Ótimo.

Tarantula

O que usar:
    Nível da hunt:
    XP: Boa.

Mammoth

O que usar:
    Nível da hunt:
    XP: +25k/h

Level 33 ao 65: onde caçar agora?

Dica: A partir do level 33 muita coisa muda para os sorcerers. A primeira grande mudança é que você poderá usar a wand of inferno, com ela, a xp que você vai ganhar irá aumentar muito. A segunda, é que você vai precisar de equipamentos bons e leves para as novas hunts. Além das hunts que serão citadas a seguir, você pode continuar fazendo suas hunts de dwarf soldier e cyclops usando agora a wand of inferno. No level 42, lembre de comprar sua wand of vooodoo.

AVISO: a partir de agora estarei colocando, abaixo da imagem das criaturas, os ataques delas, para você, a partir de agora, ter uma ideia melhor das hunts, pois elas são mais perigosas, assim você terá uma noção melhor do potencial da mesma.

Dwarf Guard

Melee (0-140)
    Level recomendado: 33+
    O que usar:
    Nível da hunt:
    XP: Média +35k/h

Wyvern

Ataque físico (0-120) que causa envenenamento, Poison Wave, Musical Wave (causa Drunkenness que dura uns 30 segundos), Self Healing, Haste.
    O que usar: e
    Nível da hunt:
    XP: +40k/h
    Loot: Baixo ou Médio. (depende da sorte)

Dragon

Ataque físico (0-120), Fire Wave (100-170), Great Fireball (60-140), Self-Healing.
    Level recomendado: 42+ (a partir do level 50 seria ainda melhor)
    Nível da hunt:
    XP: Média +60k/h

Earth Elemental

Ataque físico (0-110), Stalagmite (72-105), Boulder Explosion (0-100), Poison Beam, Poison Ball, Paralyze, Self-Healing.
    O que usar: e .
    Nível da hunt:
    XP: Média (+60k/h)
    Loot: Bom. (dropa muito gold)

Coryms
    Corym Charlatan

Ataque físico (0-100)

Corym Skirmisher

Ataque físico (0-110), Atira Pedras (0-90)

Corym Vanguard

Melee (0-140), Poison Wave (50-90), Death Ball (40-60), Self-Healing
    Nível da hunt:
    XP: Média (+70k/h)

Water Elemental

Ataque físico (0-165) que causa envenenamento, Water Explosion (125-235), Icicle (88-150), Poisoning Ball (causa poison de 13 hp por turno), Self-healing, Haste.
    Level recomendado: 50+
    O que usar: e e
    Nível da hunt:
    XP: Ótima +100k/h

Level 65 ao 100: onde caçar agora?

Dica: a partir de agora você terá muitas hunts diferenciadas, ou seja, terá várias opções de criaturas diferentes para caçar. E também a partir do level 65 você ganha a opção de usar duas novas wands: wand of everblazing (fire) e wand of defiance (energy). Elas dão um dano em média ~85 e aumentam seu ML em +1 (o que é ótimo), também tendo 4 SQM de range (1 a mais do que as wands anteriores). Com elas, você poderá causar fortes danos combinando wand e magia. Note que em alguns servidores o valor dessas wands é alto, então pense bem se vale a pena ou não comprar elas pensando no preço das mesmas.

Nota de hunts: você pode continuar caçando Dwarf Guard ou Dragons, pois a exp/h neles só irá aumentar conforme você for ficando mais forte a cada level que você ganha. Para quem é free account, a partir de agora irá notar uma limitação muito grande, pois suas hunts irão se resumir basicamente em Dwarf Guard, Dragons e Giant Spiders.

Cults
    Acolyte of the Cult

Ataque físico (0-100 que causa envenenamento), Distance Life Drain (60-120), Summona Skeleton, Drunkenness (de baixa potência), Self-Healing.

Adept of the Cult

Ataque físico (0-90 que causa envenenamento), Distance Life Drain (70-150), Summona 0-2 Ghouls, Invisibilidade (dura cerca de 2 segundos), Drunkenness (de fraca potência), Self-Healing.

Enlightened of the Cult

Ataque físico (0-100 que causa envenenamento), Divine Life Drain (70-185, apenas em curta distância), Self-Healing, Summona 0-2 Crypt Shamblers ou Ghosts, Invisibilidade (dura cerca de 3 segundos), Paralyze, Drunkenness (de fraca potência).
    Level recomendado: 65+
    Nível da hunt:
    Loot: Muito bom.

Necromancer

Ataque físico (0-80) que causa envenenamento, Death Hit (10-120), Stalagmite (20-120), Self Healing, Summona até 2 Ghouls ou Ghosts ou Mummies
    Nível da hunt:
    Loot: Médio~Bom~Muito Bom. (depende da sorte)

Energy Elemental

Ataque físico (0-175), Energy Explosion (125-252), Heavy Magic Missile (100-130), Spark Bomb, Electrifies), Self Healing.
    Level recomendado: 90+
    Nível da hunt:
    Loot: Muito Bom (dropam muito gold)

Hero

Ataque físico (0-240), Flechas (0-120), Self-Healing (200-250)
    Nível da hunt:
    XP: Média +70k/h
    Loot: Muito bom.

Djinns

Ataque físico (0-110), Fireball (45-80), Sudden Death (60-105), Electrifies, Drunkenness (muito forte, logo, use dwarven ring), Cancela Invisibilidade.

Ataque físico (0-110), Fireball (45-80), Sudden Death (50-105), Electrifies, Heavy Drunkenness (muito forte, logo, use dwarven ring), Cancela Invisibilidade.
    Nível da hunt:
    XP: Média (+80k/h)

Earth Elemental

Ataque físico (0-110), Stalagmite (72-105), Boulder Explosion (0-100), Poison Beam, Poison Ball, Paralyze, Self-Healing.
    Nível da hunt:
    Loot: Bom. (dropa muito gold)

Ancient Scarab

Ataque físico (0-210), Envenom (15-145), Poisoning Storm, Paralyze, Haste, Summona 0-3 Larva.
    Level recomendado: 80+
    Nível da hunt:
    Loot: Médio~Bom. (depende dos rares)

Crystal Spider

Ataque físico (0-250) que causa envenenamento, Ice Missile 50-100, Paralyze, Haste.
    Level recomendado: 100+
    Nível da hunt:
    XP: Média +140k/h

Giant Spider

Ataque físico (0-300) que causa envenenamento, Stalagmite (40-70), Poison Fields, Summona 0-2 Poison Spiders, Haste.
    Nível da hunt:
    XP: Média +150k/h
    Loot: Muito Bom (caso Spider Silk tenha um bom preço no seu mundo, o loot da GS renderá bastante)

Level 100 ao 150: onde caçar agora?

Dica: a partir do level 100 tudo fica mais fácil para um Sorcerer. Você vai notar que a maioria das hunts são lucrativas e você faz uma ótima exp/h nelas. O grande leque de magias utilizáveis te deixam com variadas opções para hunts. Você pode tanto realizar hunts citadas anteriormente, como Giant Spider, Hero, Energy Elemental, como pode ir para hunts novas. Dentre as novas, citarei aqui algumas que acredito serem algumas das melhores.

Nota de hunts: você pode continuar caçando Ancient Scarab e Giant Spider também, pois a exp/h só irá aumentar neles graças a seu level e magic level vão aumentando com o tempo.

Diabolic Imp

Ataque físico (0-240) que causa envenenamento, Fireball (100-240), Fire Explosion (300-430), Invisibilidade (demora 1 segundo apenas), Strong Haste, Self-Healing (raro, 650-800), Skill Reducer (diminui seu skill melee, não é relevante para mages).
    Nível da hunt:
    XP: Média +100k/h

Wyrm

Ataque físico (0-235), Self-Healing (100-150), Energy Wave (130-200), Energy Berserk (100-220), Heavy Magic Missile (100-125), Smoke Beam (98-145, dano de Life Drain).
    Nível da hunt:
    XP: Média +120k/h
    Loot: Bom

Cults
    Acolyte of the Cult

Ataque físico (0-100 que causa envenenamento), Distance Life Drain (60-120), Summona Skeleton, Drunkenness (de baixa potência), Self-Healing.

Adept of the Cult

Ataque físico (0-90 que causa envenenamento), Distance Life Drain (70-150), Summona 0-2 Ghouls, Invisibilidade (dura cerca de 2 segundos), Drunkenness (de fraca potência), Self-Healing.

Enlightened of the Cult

Ataque físico (0-100 que causa envenenamento), Divine Life Drain (70-185, apenas em curta distância), Self-Healing, Summona 0-2 Crypt Shamblers ou Ghosts, Invisibilidade (dura cerca de 3 segundos), Paralyze, Drunkenness (de fraca potência).
    Nível da hunt:
    XP: Média +150k/h

Quaras
    Quara Pincher

Ataque físico (0-340), Paralyze de curta distância, pega você estando perto dele.

Quara Hydromancer

Ataque físico (0-80) que causa envenenamento, Cold Bubble Beam (100-180), Cold Bubble Exori (90-150), Green Life Drain Beam (170-240), Distance Life Drain (0-170), Self-Healing, Paralyze. Fique na diagonal para evitar as waves!

Quara Predator

Ataque físico (0-470), Self-Healing (25-75), Haste.
    Nível da hunt:
    XP: Média +200k/h

Worker Golem

Ataque físico (0-236), Atira Pedras (0-125), Self-Healing (200-250).
    Nível da hunt:

Brimstone Bug

Melee (0-300) que causa envenenamento, Death Missile (Paralyze), Wrath of Nature (180-281), Mana Drain Beam (130-200), Great Poison Wave (80-120).
    Level recomendado: 150+
    Nível da hunt:
    Loot: Muito Bom

Dragon Lord

Ataque físico (0-230), Great Fireball (100-200), Fire Wave (150-230), Firebomb, Self-Healing (57-93).
    Level recomendado: 110+
    Nível da hunt:
    XP: Média +250k/h
    Loot: Médio. Depende dos rares que cairem durante a hunt.

Lizards High Class
    Lizard High Guard

Ataque físico (0-261), Life Drain Hit (60-120), Self-Healing.

Lizard Legionnaire

Ataque físico (0-180), Atira Lanças (0-200)

Lizard Dragon Priest

Ataque físico (0-50), Fireball (125-190), Stalagmite (envenenamento), Self-Healing, Invisibilidade, Summona 2 Dragon Hatchlings

Lizard Zaogun

Ataque físico (0-350), Stalagmite (220-371), Self-healing.

Nível da hunt:

Drillworm

Ataque físico (0-300) que causa envenenamento, musical Drunkenness bomb?, Earth Bomb (0-150), Paralyze beam (red sparkle, speed -46), Earth beam (0-300)
    Nível da hunt:
    Loot: Médio~Bom (se cair rare você lucra)

Souleater

Ataque físico (0-209), Life Drain ao seu redor (0-60), Causa Drowning, Icicle (50-100), Musical Wave (100-200), Invisibilidade (cerca de 3 segundos), Self-Healing.
    Nível da hunt:
    XP: Média +300k/h

6. Hunts com SD

As hunts usando basicamente apenas SD nelas são hunts que visam uma grande quantidade de experiência obtida em um curto período de tempo. Em termos simples, é fazer uma hunt que levaria muito tempo para matar as criaturas com magias normais, e assim a SD será usada, porém usar somente SD como ataque acaba saindo caro, portanto é um tipo de hunt que na maioria das vezes vai te trazer prejuízo financeiro, em troca te dará uma grande quantidade de experiência em pouco tempo. Quais são as melhores hunts para se fazer nesse estilo?

Nota: sempre faça esse tipo de hunt quando estiver com exp bônus, ou seja, nas 2 primeiras horas de gasto da stamina. (premium account)

Dragon Lord

- O Dragon Lord dá uma boa xp, não é tão raro dropar algum rare e ser morto com poucos tiros da SD tornam ele uma boa fonte de hunt nesse estilo.

Hydra

- A Hydra tem uma quantidade de HP baixa, o problema é o heal dela, que é forte e ocorre com frequência. Entretanto, com um bom magic level você pode matar ela na SD rapidinho. O loot dela cai de forma constante, então você não terá tanto prejuízo assim e terá feito uma ótima exp a hunt.

Hellspawn

Level recomendado: 130+
    - Uma hunt proveitosa pois os rares dele caem com frequencia, ele é fraco ao elemento Death e dá uma ótima exp (dá até mais exp do que um Behemoth), o problema é a falta de um respawn realmente bom para realizar uma hunt rápida e com alta exp/h, mas nada que impeça a hunt do mesmo. Recomendável ter sempre Energy Ring consigo, pois 2 Hellspawns colados em você pode te levar para o templo.

Behemoth

- Outra criatura que também é alvo de muitas hunts com SD. O diferencial aqui é que o Behemoth é fraco contra ataques do tipo Death, ou seja, a SD causará um dano ainda mais potente nele. O loot dele não costuma ser frequente, então esteja preparado para um belo waste. O ataque físico do Behemoth é MUITO forte, sendo altamente recomendável usar de energy ring ou runas de campo para evitar que mais que 1 Behemoth por vez ataque você fisicamente.

7. Rush Level

Bom, você está afim mesmo é upar level loucamente e rapidamente... bom, aqui vão minhas dicas de como realizar isso com ou sem waste. E lembrando: stamina bônus é mara. Se você é um jogador casual e premium account, prefira caçar somente durante as 2 horas bonus, pois ao menos que você cace todo dia por mais 3 horas nem vale a pena caçar fora da mesma.

Rush Level 8-22

O que acho melhor para se upar level desde cedo são duas criaturas: Larva (premium) e Rotworm. Compre mana potions e simplesmente ataque eles com sua wand. Caso você tenha bastante grana, nem pegue o loot das criaturas, somente finalize elas e parta para outra criatura. Nesse ritmo você upa vários levels por dia. A partir do level 13, com a Wand of Dragonbreath, fica melhor o seu ataque, com você podendo ir em uma Dwarf Mine e limpar o primeiro andar dela, limpar o segundo (caso não tenha dwarf soldie) e fazer uma boa exp. O mesmo vale para tumbas, geralmente apenas os primeiros andares, já que enfrentar Scarabs ou mais fortes ainda não é legal.

Rush Level 19 - 33

Uma opção ÓTIMA aqui é você, utilizando Wand of Decay ou Wand of Draconia (level 22) combinado com magia de strike, ir caçar Cyclops em Mount Sternum (Free) ou Mistrock (Premium) com stealth ring (dura 10 minutos). Se você não pegar o loot dos Cyclops, fará muita exp/h, pra (bem) mais ou menos de 50k/h sem bonus de stamina, depende do jeito que você caça. Eu fiz bem mais que 100k/h, mas com waste (sem pegar item de criatura, apenas atacando, atacando, usando mana potion para recuperar mana e atacando). Outra opção é caçar nas Tumbas de Ankrahmun, nos andares com Scarabs e Ghouls, utilizando muita mana potion e até great fireball rune (depende do magic level) nas criaturas. Novamente, se você pegar loots a exp/h é menor. Tendo um blocker para caçar nesses locais, com ele lurando as criaturas e você atacando com GFB, a exp/h é ainda maior.

Rush Level 33 - 65

Coryms são uma boa opção. Principalmente porque com stealth ring, o único corym que vai atacar você é o Corym Vanguard, os demais você matará de boa, fazendo ótima exp. Vale muito a pena pegando a cave sozinho ou com apenas mais 1 pessoa. Earth Elemental com blocker é ótimo também, utilizando de GFB também. E em torno do level 50, não tem pra onde correr: Water Elemental. Exp/h monstruosa e se você pegar os loots não toma waste. Com blocker na thunderstorm a exp/h fica ainda maior.

Rush 65 - 100

Vejo duas opções que farão seu up level ser alto aqui, caçando solo: Dragon e Worker Golem. Dragon é uma hunt mais suave, com a exp indo alta e os rares que caem, geralmente, pagando a hunt. Você pode caçar ele sem pegar loot, exceto rares do mesmo como wand of inferno. Worker Golem é mais perigoso, pois ele bate muito forte, mas para quem tem uma internet limpa, sem lag, se tornam uma ótima opção de up level, porém o waste é garantido (e alto ao menos que você tenha um bom magic level). Possuindo um blocker, caçar Worker Golem na Thunderstorm ou Dragons na Avalanche são ótimas opções, assim como Brimstone Bugs na GFB. Hunt solo de Cults com Thunderstorm também é uma boa, mas é perigosa. Drillworm na GFB com blocker é outra ótima hunt, a exp/h vai muito alta.

Mas, ao meu ver, a melhor hunt disparada para um level ~65+ com um ml altinho pro level (como ml 60 por exemo) é ir caçar Souleater com um blocker. Ele lurando as criaturas e você atacando com GFB ou Thunderstorm. A exp/h vai voar e o blocker terá lucro garantido, pois Souleater tem ótimo loot.

No level 100 a maioria das hunts dá boa exp/h, como você pode ver nesse tutorial. Ao realizar as mesmas você vai vendo a que você mais gosta, pois são vários tipos de hunt e você vai acabar preferindo uma ou outra mesmo...

8. Considerações Finais

- Sempre leve consigo Sudden Death Rune, Energy Ring, Food e Potions. Também recomendo ter sempre 1 Life Ring e 1 Energy Wall/ Energy Bomb com você, afinal de contas nunca se sabe quando poderão ser úteis.

- Se você for em uma hunt, por exemplo, de Dragon, e notar que sua cap se esgotou muito rápido e você tem que sair da hunt mais cedo por falta de cap ou vai deixar de pegar moedas de ouro por causa que falta cap, na próxima hunt do tipo leve Life Ring com você. Ele recupera mana de forma mais lenta que potions, porém é muito mais leve, sendo extremamente útil em hunts de criaturas que dropam muito gold ou itens pesados.

- Vocês devem ter notado que não citei hunts em grupo aqui. A questão é que eu testei algumas hunts com blocker e com blocker/ druid, mas todas elas davam menos exp/h ou menos loot do que hunts solo. Logo, é uma opção, embora não me agrade muito, todavia dizem que Drakens são uma ótima opção de hunt em grupo, em breve vou testar eles, dependendo de como for a hunt, citarei ela aqui.

- Experimente. Simplesmente experimente as magias, as mais variadas hunts, os mais variados locais de hunt, pois é isso que vai te dar experiência no jogo. Morreu? É experiência para você. Uma vez morto de uma forma, raramente você morrerá dessa forma novamente pois terá aprendido a lição. O importante é você sempre seguir em frente e aprender com hunts em que você acabou se arriscando mais do que devia ou acabou morrendo nela.

Por fim, quero agradecer a toda a comunidade do TibiaBR que me ajudou muito no meu começo aqui e me ajudou a me tornar um bom Sorcerer, sem que eu nunca precisasse usar nada ilegal ou desistisse dessa vocação.

Um agradecimento especial ao Mini Ovelha que me deu feedback do tutorial e ao LordVoldemort e ao Juba~ por sugestões novas de hunts. o/

Bom, espero que tenham gostado do tutorial!

Abraços!
    Última edição por Darkon; 18-05-2013 às 20:23. Razão: Adicionadas novas opções de hunt.

"Você-Sabe-Quem" Avatar de LordVoldemort
    Registro
    30-04-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Ficou muito bom cara, parabéns!
    Eu queria dar +rep pelo trabalho mas não posso asuhdsauhd =/

Registro
    10-05-2011
    Peso da Avaliação
    0

Cool

Parabéns, ficou show!!
    Não entendo como alguém pode ser viciado em drogas, em um mundo que existe chocolate, internet e tibia

TIBIA 10.0, ENTENDA!

TUTORIAL DO NOVO PVP

MUDANÇAS NA PARTY

Na porrada eu não tenho limites Avatar de Kamahl doido
    Registro
    25-03-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Bom Tutorial.

na parte de hunts com SD, eu colocaria também Medusa e Serpent Spawn, após o level 150.

Publicidade:

they see me rollin
    they hatin
    patrolling they tryin to catch me ridin dirty
    tryin to catch me ridin dirty

Na porrada eu não tenho limites Avatar de Kamahl doido
    Registro
    25-03-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Kamahl doido Ver Post

na parte de hunts com SD, eu colocaria também Medusa e Serpent Spawn, após o level 150.
    Só reforçando mesmo.

they see me rollin
    they hatin
    patrolling they tryin to catch me ridin dirty

Registro
    27-12-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

muito bom o tutorial!
    acho que faltou frost dragon nas hunts, tanto como level 100+ ou como hunts na sd!

MVP 2010 Avatar de Juba~
    Registro
    11-05-2008
    Uma aí que tem tubarões e plantações de cana de açucar.
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Boa, Darkon!
    Eu discordo um pouco de vc e acho que hunts onde vc junte criaturas, mesmo que mais fracas, e use runas de área são mais proveitosas, mas cada um com seu estilo!
    Aconselho dar uma olhada nos Drillworms de Kazordoon, boa xp e bom loot.
    É.

Registro
    09-10-2012
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Rep+! Tuto perfeito. A única coisa que eu mudaria é o lvl de algumas hunts, tipo ancient scarab. Gosto de caçar ele fazendo a task(50~80) e você colocou 80+ :/

E indicou meu tutorial, valeu

De qualquer jeito ficou ótimo cara, parabéns!

Registro
    01-02-2011
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Sempre fui paladin, que não é tão diferente de sorcerer, se não fosse pela quantidade de monstros matados por vez, sempre quis ter um mage, mas pra se ter um bom mage, é bom ter uma boa balance, agora no 220, e com uma boa condição criei um sorcerer, sendo que já tinha um druid 41, que demorei pelo menos 5x mais tempo para pegar o mesmo level que peguei no meu sorc, em 1 dia, e com muito pouco waste, lvl 9 ao 46 em 1 dia, com ml razoável, 53 + 2. Fiquei realmente encantado com a vocação, e eu como não tenho muita experiência com sorcerer, fui muito beneficiado com esse seu tutorial, MUITO completo, e explica muito bem. Apenas uma crítica, construtiva claro, a partir do lvl 50, senti falta de uma indicação para se caçar water elemental em port hope, tendo em vista que tem um ótimo lucro, uma excelente exp, e ainda é fraco contra energy, elemento principal de sorcerer, e com um helmet of deep + um glacier kilt + glacier robe, praticamente não recebe dano. No mais, parabéns pelo tutorial, realmente excelente, continue fazendo que eu provavelmente continuarei elogiando e apoiando, +rep.

Publicidade:

Tópicos Similares

1. O Mundo Perdido
    Por CarlosLendario no fórum Roleplaying
    Respostas: 307
    Último Post: 22-11-2016, 14:13
  2. "Eu não sou engenheiro."
    Por Gëik no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 64
    Último Post: 30-03-2013, 20:37
  3. "Eu me encantei", diz caçula de Eike Batista sobre panicat
    Por Angus Rook no fórum Fora do Tibia - Off Topic