Quando os dois garotos ganham a rua novamente, Cadi cutuca Addae:
__Cara, esse tal de Augustus ta a fim da tua irmã.
__Humpft, e eu não sei? Da maneira como ela sempre fala dele lá em casa. Minha mãe já está até sonhando com um pedido de casamento. A família dele tem muito dinheiro. Adivinha quem vai ter que ceder a cama e dormir na sala caso ele se hospede lá em casa...Ei, ta vendo aquela mulher ali?
__Onde?
__Ali, toda arrumada, na esquina da rua que vai para o templo...
__Ah... que que tem ela?
__Eu venho observando-a há um tempo. Ela é a maior gatuna das redondezas. Ela chama as pessoas para bater um papo mas só para furtar a grana dos incautos...
__Denuncia aos soldados.
__Não...eu vou chantageia-la um dia. Vou pedir uma grana dela para não denunciar, ahahaha.
__Cuidado Addae, não se mete com o submundo do crime...
__Ela é inofensiva. É só uma batedora de carteiras. O nome dela até já sei, é Aruda. Olá senhor Frodo! Addae acena para o dono da loja vizinha a de seu pai que estava na porta conversando com algumas pessoas.
__Olá Addae, bom dia! Está um pouco atrasado hoje, não?
Addae sussurra para Cadi: __Caramba ele é a centésima pessoa hoje que me diz que estou atrasado.
__Mas vc está mesmo, Addae.
__Até vc, Cadi??
Os dois jovens entram na loja de Sam.
__Bom dia, pai. Trouxe o nosso almoço que mamãe fez.
Sam estava atendendo dois clientes, mostrando algumas de suas armas e responde um pouco lacônico: __Vá para a sala dos fundos, Addae, depois preciso conversar com vc...olá Cadi, tudo bem?
__Tudo bem, senhor Sam, meu pai mandou-lhe lembranças.
__Diga a ele que qualquer dia apareço para colocarmos a conversa em dia.
Addae e Cadi vão para a sala no fundo da loja.
__Caramba, pela cara do meu pai acho que vou ouvir...
__Parece que vai mesmo...Responde Cadi.
__Poxa, obrigado pela força...
__O que vc quer que eu faça? Cadi dá de ombros.
Passados alguns minutos, Sam finalmente entra na sala: __Addae, o que aconteceu? Por que se atrasou tanto? Mais cedo um pouco havia mais de 7 clientes na loja, precisava realmente da sua ajuda...
__Acho que dormi demais, pai. Responde Addae meio desolado, olhando para o chão.
__Filho vc precisa ter mais responsabilidade. De agora em diante eu mesmo vou te tirar da cama bem cedo.
__Tá bem...Addae não sabia o que dizer.
__Bom, estamos entendidos. O que sua mãe preparou aí? Hmmm... pernil de porco e saladas...parece muito bom. Cadi, se quiser ficar para almoçar conosco...ainda está cedo mas vc pode dar uma olhada nas armas novas da loja. Tem muita coisa interessante que forjei e adquiri recentemente.
__Poxa eu adoraria senhor Sam, obrigado, mas meu pai mandou que eu voltasse pra casa assim que trouxesse o Addae para cá.
__E como está seu pai? Prometi a ele que faria uma visita logo. Amanhã é feriado real, talvez eu apareça por lá.
__ Apareça sim, ele gostaria muito.
Frodo aparece na porta da sala: __Hmmm esses farnéis estão cheirando bem. Se Marta aceitasse cozinhar para mim minha taberna ficaria lotada o dia inteiro.
__Faça uma boa oferta para ela, Frodo. Pela mixaria que vc costuma pagar fica difícil. Diz Sam em tom de brincadeira
__Mixaria? Pago muito bem. Meu último cozinheiro só foi embora porque recebeu uma boa proposta para trabalhar no Palácio Real. Não posso competir com o bode velho.
__Aahaha! Sam ri alto. __Se o velho Tibianus sabe que vc anda falando essas coisas dele te joga nas masmorras por um bom tempo.
__Ei, vc é o filho do capitãoTim, não?. Diz Frodo olhando para Cadi.
__Sou sim senhor.
__Admiro os soldados do Rei. Dependemos deles para que as hordas de monstros e criaturas que perambulam por Main não invadam Thais. E para manter a ordem dentro da cidade, também. Diz Frodo.__Ultimamente muitos vagabundos e salteadores tem chegado a Thais.
__Pretendo entrar para o exército do Rei, também. Responde Cadi.
__É preciso coragem, filho. Que os céus te protejam. Hum, esperem só um minuto, gostaria que conhecessem alguém. Frodo sai da sala.
Sam se dirige a Cadi: __Vai mesmo para Rookgaard, Cadi?
__Sim, senhor Sam. O capitão Bluebear deve partir para Rookgaard dentro de 15 dias e eu devo estar no navio. Meu pai já preparou todo a papelada.
__Entendo. Bem, espero que seja feliz neste caminho que escolheu...
__Obrigado senhor Sam. Cadi toma um pouco de coragem e diz. __O Addae também gostaria de ir e eu gostaria que ele fizesse a academia comigo...
Addae arregala os olhos admirado por seu amigo dizer aquilo para seu pai.
__Err..Cadi... Responde Sam, surpreso.__Isso é uma questão um pouco complicada para nós, sabe...minha esposa e eu...
Frodo entra na sala trazendo um rapaz um pouco mais alto do que Addae e Cadi, mas aparentando ter a mesma idade.
__Quero que conheçam meu sobrinho, o Tatius, ele também vai para Rook. É de Fibula e está passando um tempo conosco em Thais antes de partir. Está me dando uma mãozinha na taberna também, eheh.
Tatius cumprimenta a todos com a cabeça. Transparece ter um pouco de timidez.
__Prazer Tatius, sou Sam e este é meu filho Addae, e seu amigo Cadi. Cadi também deve partir em breve para Rook. Seu tio já tinha me falado de vc antes. Espero que não esteja tirando o seu couro na taberna... Diz Sam, de brincadeira.
__Só um pouco...Ri Tatius, meio encabulado.
__Vamos ser colegas ,então... Diz Cadi. __Pretende se especializar em luta corpo a corpo ou a distância?
__Eu acho que me adaptaria bem no manejo de maças. Gosto do poder de destruição dessas armas. Responde Tatius.
__É, elas podem mesmo fazer um belo estrago. Bem preciso ir agora, senhor Frodo, senhor Sam, Addae...prazer em conhece-lo, Tatius...
__O prazer foi meu Cadi, nos vemos no navio...Responde Tatius.
Após Cadi sair, Frodo diz:__Bem, vou voltar para a taberna. Vamos Tatius, não podemos deixar aquilo lá por muito tempo, de vez em quando entram uns baderneiros. Sam, Addae, até mais ver...
__Vai lá Frodo, depois nos falamos...foi um prazer Tatius. Addae, me ajude lá com a forja, quero moldar algumas facas de combate. Esta havendo uma boa procura por elas...
__Sim, pai...foi um prazer Tatius, boa sorte em Rook...boa viagem... Diz Addae, com um certo tom de tristeza.
(Fim do Prólogo)