Curso: TADS -
Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Faculdade: FIEL - Faculdade Integradas Einstein de Limeira.
Pra começar, muita gente pensa que um tecnólogo não é considerado nível superior, mas sim, é sim. O MEC reconhece como Nível Superior.
O curso é específico pra suprir necessidade de uma área, como por exemplo, suprir o mercado de trabalho na área de desenvolvimento. Ou seja, o curso inteiro, é apenas matérias destinadas a desenvolvimento. Você aprende conceitos básicos de hardware, sistema operacional... mas é muito superficial, não entra em detalhes.
Por ser específico, o curso se torna mais curto, dois anos e meio. E aqui entra um detalhe importante, ao contrário de Ciências da Computação, o curso em si, não tem NADA de matemática em relação a CÁLCULOS. Óbvio que tem conceitos de algoritmos... mas aqueles lances de CiC que tem "Cálculo I" "Matemática não sei da quantas II", aqui não existe. De 5 dias de aulas, 4 dias são destinados ao desenvolvimento (ps: exemplo da minha faculdade).
O bom programador necessita ter uma lógica muito boa, e esse conceito tem bastante no começo do curso. Mas o que pesa mesmo, são as técnicas de desenvolvimento que são aplicadas durante o decorrer do curso.
Como qualquer curso de Computação, todo material tem na Internet... e quem não estudar em casa, fica pra trás com certeza. Pegando como base minha Faculdade, não existe prova, e sim "Projetos". Você realmente precisa colocar a mão na massa, fazer projetos e apresentá-los no final do semestre.
Resumindo: um curso pra quem quer seguir na área de DESENVOLVIMENTO de Sistemas. O mercado de trabalho do Desenvolvedor sofre um pouco, e uma pessoa que termina a Faculdade, tem dificuldade de ganhar bem... e é por isso, que é importante o desenvolvimento pessoal nesse curso. Você simplesmente não pode apenas se limitar a aprender na Faculdade... precisa desenvolver muito mais, e se destacar dos seus colegas. A taxa de desistência é grande também, mas menor que CiC. Exemplo: classe minha começou com mais de 50, estou no terceiro semestre e tem 26 alunos.
É um curso que não tem matemática propriamente dita, o que se tem nesse curso, é muita LÓGICA.
Grade do meu Curso:
- Java EE
- Java SE
- Java pra Android
- PHP
- E-commerce
- Banco de Dados
Bom, é isso.
Se eu lembrar de algo, eu complemento.
Abraços.