É dito durante a série (agora não vou lembrar quando) que o Nidaime nunca se aprimorou no Edo Tensei, apesar de tê-lo criado, porque a considerou um kinjutsu, ou seja, uma técnica proibida, devido ao seu nível de perigo. Ele nada tem a ver com o Shiki Fuujin, que é uma técnica já antes conhecida.
(Podem procurar sobre isso em qualquer wikia da vida que vocês devem achar, creio eu)
Agora, um chute meu, é que aquela pedra no templo dos Uchiha é uma espécie de "relíquia" deixada pelo Rikudo Sennin. Bom, isso explicaria o porquê de ela estar escondida num templo Uchiha, e talvez também porquê ela é ativada com uma máscara de um templo Uzumaki - Quem sabe o Kishi não revele que os Uzumaki também descendem do Sábio (se já não o fez, e eu não soube =p)?
Mudando um pouco de assunto, por que todo mundo só tá pensando nas lutas do Hashirama e Minato? Porra, tá certo que eles 2 tem relações passadas com muita gente que tá na guerra, mas cara... o Tobirama e o Sarutobi também são muito fodas '-'. O Sarutobi não recebeu o mesmo apelido do Rikudo Sennin (Deus Shinobi) a toa não aheuaheuaheuh. Tá certo que o Orochi matou ele, mas o cara já tava velho e cansado, e mesmo assim conseguiu selar dois Hokages e de brinde os braços do Orochi. Né pouca merda não xD!
Edit: o cara de cima falou do Edo/Shiki antes de mim e eu nem vi =p