Pra começo de conversa o primeiro hokage só se libertou porque o Orochimaru sumou ele sem bloquear os pensamentos.
Se ele tivesse sumonado eles desse jeito na luta contra o terceiro, aposto que conseguiriam sair de buenas.
Ele consegue invocar eles com/sem consciência, só. Mas uma vez que ele dá a liberdade de pensamento ele tem que se garantir mais forte pelo menos pra manter o controle.
E a gente viu que isso não acontece com o primeiro hokage. Logo, 1º > Orochimaru com células fodonas.
Spoiler: provas

Caras, se o Itachi que é o Itachi (mesmo sendo foda ele não chega nem aos pés dos kages) conseguiu ter controle sobre o corpo mesmo estando sob controle do Edo Tensei (tudo bem que não era tão forte quanto dessa vez, mas né...) certo que os kages saem desse jutsu a hora que eles quiserem.
Agora preparem-se, pois terão vááários capítulos de flashback antes da ação "em tempo real", uaeheauhaeuhae
Mesmo assim, tô bastante empolgado pra acompanhar tudo #)
Atenciosamente,
Edu Apokalipse.

Sim, tô ligado, por isso que falei que antes não era tão forte quanto agora e tals, mas né, o que deixa o jutsu do Orochimaru forte é a força que ele tem devido às células do kage, mas né, aposto que simples células não chegam nem aos pés do verdadeiro kage (ao menos em teoria né). Vamos ver o que o Kishi vai fazer com o mangá daqui pra frente, uaeheauheauh
Atenciosamente,
Edu Apokalipse.
Não, O Tobirama não pode fazer os selos, já que seus movimentos foram restringidos. O único que deve conhecer os selos deve ser o Hashirama, que pode se libertar a hora que quiser.
Eles não foram trazidos com todos os poderes de volta naquela vez.
Acho que sua comparação não tem muito sentido porque claramente o Orochimaru controla melhor o Edo Tensei do que o Kabuto. E o Itachi tava sob controle do Kabuto até usar o Kotoamatsukami nele mesmo. Eu acho que essa técnica libertaria qualquer um em que ela fosse usada.
Sim, agora altos flashbacks. Kishimoto já deu alguma previsão de quanto tempo mais ele pretende prolongar o mangá?