Postado originalmente por
duduprec
Vendo uns vídeos do Sardinha, vi um treino de bíceps, e ele citava fazer três séries até a "falência boa", que entendi como até a exaustão.
Queria saber qual é a diferença entre fazer 3x até exaustão, do que fazer de 3x12 por exemplo.
Amigo,
Isso que você viu de fazer até a exaustão, por exemplo, é uma das muitas formas de você aumentar a sobrecarga no exercício. Tais variações de estímulos são interessantes porque estimulam adaptações e evitam a acomodação.
Quanto à diferença, vamos lá:
3x12 pode ser caracterizado um treino de hipertrofia, caso você utilize uma carga de 80% de 1RM, por exemplo. As mesmas séries/repetições (3x12) podem caracterizar um treino de endurance, caso a carga seja de 40-60% de 1RM. Na literatura, você encontra estudos realizados para que se chegasse em tais fórmulas.
Dependendo da carga, você pode chegar à exaustão com 3x12, 3x6, 1x1.. Se essa 'exaustão' vai te levar a um aumento de hipertrofia ou de resistência, dependerá de outros fatores (carga, descanso, etc)
Agora você pode vir e perguntar: Poxa vida, tem fisiculturista que faz treinos mirabolantes, totalmente diferente do que eu já vi por ai.. Pois é, mas lembre-se que eles possuem recursos que nós, atletas normais, não temos.
Quando falamos de pessoas normais, às vezes, esses números podem não ser verdades absolutas. Devemos levar em conta a individualidade biológica de cada pessoa. Você pode fazer repetições X e eu fazer repetições X+Y+Z e eu ter menos resultados, assim como o inverso é perfeitamente possível. A musculação não é uma ciência exata.
Espero ter ajudado um pouco.
Abraços