Seguido me perguntas:
"Lucas, quantas repetições eu devo fazer?", pois então, eu vejo muita gente debatendo ainda qual a melhor margem de repetições para hipertrofia e quanto mais leem sobre mais confusas ficam. "Devo utilizar high reps ou low reps?", "Foco em hipertrofia sarcoplasmática ou hipertrofia miofibrilar?"...
A resposta de tudo isso é tão obvia que parece errada: você deve utilizar todas as margens de repetições para conseguir a hipertrofia máxima. Sim TODAS, de 4 à 50 reps. Todas elas são úteis, todas tem suas vantagens e obviamente possuem suas desvantagens.
Primeiramente gostaria de falar sobre os fatores intracelulares que causam adaptações na célula muscular. Existem dois deles, chamados MAPK.
O
MAPK erk1/2 e
MAPK p38, esses dois agem de diferentes maneiras para adaptar a células devido o estimulo causado pelo treino. As contrações musculares são resultado de diversas variáveis, mas simplificando, a contração concêntrica (CC) causa alterações de íons/metabólicos e a contração excêntrica (CE), que aumenta o stress mecânico.
- CC (alterações metabolicas/ions) ativa MAPK erk1/2 mas não MAPK p38;
- CE (stress mecanico) ativa MARPK erk1/2 e MAPK p38;
Então MAPK erk1/2 é algo ativado por diferenciações metabólicas, ele estimula a resistência, ou seja, a melhor "captação" e utilização do oxigênio. Por sua vez, o MAPK p38 para ser ativado necessita de um maior stress mecânico, um stress maior que uma
CC consegue gerar por exemplo.
O pico de força na contração muscular inteira é gerado no pico de contração do movimento onde você vai de
CC para
CE, isso quer dizer que aumenta a hipertrofia e o número de miofibrilas. O alongamento do músculo nessa fase também contribui para a ativação do MAPK p38.
Então para começar gerar hipertrofia da melhor maneira possível, tudo começa pela cadência do exercício. Agora podemos entender melhor porque a parte excêntrica do movimento é a mais importante (dica, portanto: sempre utilize uma carga que você consiga controlar durante o movimento).
A respeito das margens de repetições:
- Reps baixas (1-6): causam muita microlesão. São as que mais causam hipertrofia miofibrilar. Para atletas de força é a melhor margem de reps por ser mais fácil de melhorar a neurotransmissão (claro que aqui depende da cadência). Apesar da quantidade de microlesões o tempo de tensão é curto e a explosão que você consegue exercer durante o movimento é baixa, devido a carga alta. Não acho legal utilizar em exercícios monoarticulares (isoladores), pois vai sobrecarregar muito a articulação envolvida e vai causar um número limitado de microlesões se comparado a um exercício composto.
- Reps intermediárias (6-10): carga boa para conseguir um bom dano miofibrilar e não ignorar completamente a hipertrofia sarco. O tempo de tensão é um pouco mais alto e explosão fica relativamente mais alta. Aqui já pode começar utilizar exercícios isoladores com um risco de lesão menor. Reps mais altas ja causam um maior aumento de fluxo sanguineo e metabólicos no musculo. Margem normalmente utilizada por quem utiliza ergogênicos;
- Reps altas (10+): carga relativamente leve e tempo de tensão alto, pouca hipertrofia miofibrilar causada, muita hipertrofia sarcoplasmática. Ótima para exercícios isoladores, ótima para aumentar a força de explosão, ótima para melhorar cardio, ótima para aumentar o fluxo de sangue e consequentemente metabólicos no músculo treinado;
Como vocês podem notar, cada uma tem sua vantagem e juntas elas se complementam. Por exemplo, mesmo se o cara for natural e/ou o objetivo dele for progressão de carga ficar limitado a low reps limitaria a capacidade de explosão que ele pode exercer e com o passar do tempo ele não conseguiria progredir a carga de um exercício o que acabaria por limitar o seu crescimento e/ou força, além de ser muito perigoso utilizar alguns exercícios nessa margem de repetições.
Você também pode trabalhar as 2-3 margens (low, medium, high) com um exercício só fazendo com técnicas como r
est-pause ou
cluster-set,
superséries/bi/tri/giant-sets,
drop-sets. Exemplo: você faz um rest-pause e falha com 6 reps, depois faz +3 e depois +1, na primeira série você fez 6 reps (low rep/hipertrofia mio) mas somando tudo você fez 10 reps (medium rep/hipertrofia sarco), ou seja, trabalhou as 2 margens de repetições com um exercício.
Enfim, acho que já me estendi demais - a barrinha ali do lado dá ficando pequena, haha -, mas em resumo é isso: variar sempre é produtivo (faço 4 tipos de exercício por ano, no mínimo), porque nossa musculatura precisa de estímulos diferentes, de outra forma, rapidamente atingiríamos o temido platô.