Postado originalmente por
Sadeckss
Eu não gosto tanto assim. Alguns exercicios devem ser mantidos por um período de tempo, para haver progressão de peso neles. Existem estudos que indicam que a hipertrofia e aumento de força começa a ocorrer depois de um período de "se acostumar" com exercicio (não to falando de homeostase). Talvez sirva bem para exercicos complementares como isoladores.
Agora o basico deve ser sempre mantido com algum tipo de rotina. Digo, não é tão benéfico uma dia fazer 50 rep de agacho, no proximo treino 5, depois 3x12, a fim de "confundir o músculo"(músculo num tem celebro)
Fica ai uma imagem ilustrativa do pq:

Então Sadeckss, vou colar aqui a teorização da defesa de um modelo de periodização não-linear, tirada desse artigo
aqui:
Segundo Wathen (sd) os modelos não-lineares são caracterizados por uma distribuição não constante das cargas ao longo tempo. Estes modelos, segundo Buford (2007) podem ter variações de dia para dia ou de semana para semana das cargas de treino aplicadas,
não procurando fazer uma evolução constante dos estímulos, mas sim fazer com que haja alguma variabilidade ao longo do tempo. Este modelo facilita o treino de mais que uma manifestação de uma qualidade física ao mesmo tempo pois, com a variação das cargas ao longo do microciclo ou mesociclo, o objectivo de cada sessão poderá variar. Esta possibilidade contraria as propostas de modelos lineares já que,
ao invés de apoiar a sua teoria na continuidade e progressão das cargas de forma constante, apoia a sua teoria no efeito cumulativo das cargas ao longo tempo, preconizando que a médio longo prazo os efeitos são semelhantes aos observados nos modelos lineares, tendo a vantagem de ser mais adaptável a formatos competitivos mais prolongados. Esta maior adaptabilidade advém de uma maior facilidade em controlar a carga de treino evitando assim a fadiga tanto física como mental
Depois peço ao meu amigo que mande os artigos científicos publicados pela School of Medicine, de Buford e Wathen, que suportam esse modelo de treinamento. Mas achei um
artigo interessante, empírico, que mostra resultados da aplicação do modelo não-linear, em comparação ao linear.
Bom, se é funcional ou não, depende da aplicação individual. Mas só quero mostrar que há um embasamento teórico. Outra coisa a ser observada é que esse modelo não tem como proposta a otimização de cada característica de treino (o máximo de hipertrofia, ou o máximo de força, ou o máximo em resistência). Usei ele para fazer meu retorno aos treinos com peso e devo usá-lo novamente para fazer uma manutenção das características conquistadas na minha periodização linear atual (que só termina em fevereiro/2013).