Postado originalmente por
h3o
Botaria umas 3100 kcal dia de treino e 2800 dia sem treino pra tentar crescer mais devagar porém sem acumular mais bf.
A vai fazendo os ajustes conforme a balança.
Mas isso é opinião pessoal, não tenho nenhum embasamento para te falar isso não.
Tu faz nutrição
Criatura, tá ligado nas proteínas de alto valor biológico. O carboidrato serve pra estimular a insulina e com isso, utilizá-la para transportar a proteína pros músculos. O cálculo da TMB é MUITO relativo, porque tem uma grande diferença entre mandar 3500 kcal de carbo ou 3500 kcal de carnes/ovos; entende?
O cálculo ideal é colocar 3g de proteína, 2g de carbo e 1g de gordura por quilo. Isso significa, que você precisará de 253g de proteína, 169g de carbos e 84g de gordura; divididos em 6 refeições, isso dá
45g~ de proteína, 30g~ de carbo e 14g de gordura por refeição.
Sabendo disso, tu usa tua TMB pra definir de onde tu vai adquirir esses nutrientes. Se for mandar um hamburger pra conseguir proteína, então ao invés de retirar os carbos do arroz branco, retira do pão preto (pra equilibrar o cálculo final da TMB).
Eu uso minha TMB só como fonte de aproximação, pra saber que não tô engordando mais do que deveria. Além disso, tomo 3~6 canecas (de 450mls) de café (essência) por dia; acho que é daí que vem meu termogênico e por isso não ganho tanta massa gorda (mesmo comendo 1kg de macarrão/arroz por dia)...