Postado originalmente por
Joxkyz
Isso do pessoal todo criar tutoriais e dicas e tudo mais me remete a algo....
A algum tempo atrás, eu fiz uma verdadeira campanha para que se criasse uma subseção dentro desta seção(histórias), e que nessa subseção, haveria dicas, debates, e diversas coisa à fins do que engloba nossos assuntos aqui, ou seja, criação de histórias e contos relacionados a tibia.
Bem, Lacerdinha postou algo no tópico onde eu dei tal ideia, dizendo com tais palavras:
"Então, o Sero, o Botas, o Danboy, o Mano Mendigo, também discutiram a criação de um tópico só para isso.
A sua ideia englobaria mais do que isso, mais do que um tópico de 100 páginas (vide TR) mas sim vários tópicos direcionados à assuntos diferentes.
Eu apoio a criação da subseção."
Mas parou por aí, nem você, nem nenhum outro moderador quis levar a ideia adiante, então a ideia morreu.
É, eu me lembro de algo assim...

mas não muito.
Pra criar uma subseção seria bem mais complicado, porque teria que mexer com o Gryllo, por exemplo... claro que seria possível, a ideia é bem bacana, mas mesmo assim ele poderia não querer deixar rolar, vai saber... pelo que eu sei, acho que não ia dar certo.
Não podemos esquecer que, apesar de tudo, a nossa seção não é lá das mais animadas do fórum...

Postado originalmente por
Joxkyz
Enfim, só queria ponderar sobre uma coisa: O tópico já está com 18 respostas, isso porque mal começou as ajudas...
Caminhamos para mais um tópico de 4215125 replys, o que na minha humilde opinião, é lamentável.
Mas concordo com você, isso aqui vai caminhar pra outro tópico de 1230981231 páginas. Não pode isso... já é o terceiro, e esses tópicos, em última instância, acabam virando chat.
Então vou pedir que, por favor, só poste quem realmente quiser deixar dicas, conselhos ou um tutorial. Sem conversas ou chat disfarçado dessa vez, por favor...
Enfim, sobre o tópico, é legal trocar dicas, até dicas pequenas... é sempre legal.
Por exemplo, fiquei muito feliz em vez lembrarem do travessão —, que há muito estava esquecido, haha.
Quem sabe um dia tento fazer um tutorial, também. Por enquanto, vou deixar apenas algumas diquinhas, que talvez possam ser úteis.
Como foi dito, colocar nomes dos personagens antes das falas, apesar de ser "aceitável" no fórum, é
incorreto nas normas cultas da língua. Ou seja, se você quiser escrever um texto correto, dentro da norma, com ar de livro, deve usar os travessões para o diálogo. Senão fica parecendo roteiro de peça de teatro... hahaha
Por exemplo:
— Sabe, João, acho que hoje vai chover — disse Zé, pensativo. — Já tô vendo uns passarinhos voando baixo...
— Mas poxa vida — disse João, fazendo careta —, já choveu ontem o dia inteiro!
Já pensou se fosse:
Zé: Acho que vai chover...
João: Mas poxa vida...
Sei lá, acho que tira a magia da escrita.
Vale citar que é bom conhecer as regras dos travessões. Não dá pra sair botando ponto em qualquer lugar, existe a pontuação certa para diálogos. Pesquise sobre isso antes de colocar os pontos e vírgulas onde bem entender e misturá-los indiscriminadamente com os travessões!
Sinônimos são muito, MUITO importantes para um texto bem escrito! Escreva sempre com um dicionário do lado pra ir te ajudando.
Mas
cuidado! Por mais culto que seja o texto, é fácil deixá-lo cansativo com o excesso de expressões difíceis e pouco usadas hoje em dia. Isso pode até afastar leitores.
Já parou pra pensar porque algumas histórias extremamente bem escritas e até difíceis de entender, vendem pouco, enquanto outras até simples demais viram grandes sucessos? Porque, infelizmente, o que é mais fácil, atrai mais.
Então cabe ao escritor saber dosar o nível dos sinônimos que usar, e usá-los para temperar o texto, não para tentar extrair deles todo o sabor. O exagero torna a leitura cansativa. Usados na hora certa, aguçam a curiosidade.
Uma dica que eu acho legal também é
evitar palavras desnecessárias. Muita coisa não precisa ser escrita, já está subentendida.
Em inglês, por exemplo, eles sempre precisam usar I (eu) pra dizer "eu bebo":
I drink. Em português, o "eu" pode ser tirado:
bebo. Já é o suficiente.
Principalmente "eus" e "eles" são muito usados sem necessidade, podendo ou ser omitidos totalmente, ou substituídos.
Exemplos de palavras que são usadas sem necessidade:
— Aí
ele me falou dos problemas
dele.
— Aí ele me falou de seus problemas. (assim já fica bem melhor, mas dá pra melhorar ainda, dependendo da situação)
— Aí ele me falou dos problemas.
— Carlinho estava triste porque o brinquedo
dele foi roubado por
ela.
Ele não gostou nada da cara que
ela fez quando levou o brinquedo
dele.
Olha quantos eles e elas! Dá pra melhorar isso
— Carlinho estava triste porque seu brinquedo foi roubado por ela. Não gostou nada da cara que ela fez quando levou seu brinquedo. (já fica bem melhor de ler)
E por aí vai...