Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 21 a 27 de 27

Tópico: Mega tutorial(+discussões e afins)

Registro
    28-10-2011
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Hail Lacerda.

D8 Quer dizer que eu "furei a fila"?

Peculiar sua forma de fazer um resumo bem resumido rsrsrs... Mas gostei. Usar sinônimos também serve para melhorar seu texto, e não deixar com cara de newcomer. É só conhecer as palavras certas e saber quando usá-las. Foi uma bela de uma indireta que você deu aí, hein?

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    <a href=http://i43.tinypic.com/260aicj.jpg target=_blank>http://i43.tinypic.com/260aicj.jpg</a>
    [L.T] Khyronn (RP) & Panor Amix (ED) [L.T]
    Visit this page above right now!!!

Trust No One
    "We must do what we can with the time its given to us"

21:52 Daix Trevax [208]: ultima vez que eu fui na igreja o padre tento me exorcisa << wtf

Registro
    18-11-2010
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Secret Facts Ver Post
    Hail Lacerda.

D8 Quer dizer que eu "furei a fila"?

Peculiar sua forma de fazer um resumo bem resumido rsrsrs... Mas gostei. Usar sinônimos também serve para melhorar seu texto, e não deixar com cara de newcomer. É só conhecer as palavras certas e saber quando usá-las. Foi uma bela de uma indireta que você deu aí, hein?
    Furou nada! Se tratando disso, muito nunca é demais, e quanto mais melhor, rs.

Enfim, não foi uma indireta não. Lá por quinta-feira eu posto esse tutorial de sinônimos. Estarei sem internet até quarta-feira (maldita Vivo).

Botas, você vai fixar esses posts de tutoriais no tópico raiz? Se houver muitos posts, é capaz de perdê-los nos comentários.

Registro
    28-10-2011
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Ele tá colocando logo no começo, nos posts reservados... Vê ali na primeira página e também veja minha estória pô.
    <a href=http://i43.tinypic.com/260aicj.jpg target=_blank>http://i43.tinypic.com/260aicj.jpg</a>
    [L.T] Khyronn (RP) & Panor Amix (ED) [L.T]
    Visit this page above right now!!!

Trust No One
    "We must do what we can with the time its given to us"

21:52 Daix Trevax [208]: ultima vez que eu fui na igreja o padre tento me exorcisa << wtf

Registro
    14-02-2011
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Bom, acho que o Secrets falou. Estou colocando tudo na primeira página.

Quanto a outros tutoriais, acho que vou te dar um reforço, Lacerdinha. Aguardem, próxima sexta-feira virei com uma lista gigantescamente gigante.

Não espere algo bem elaborado e feito. De resto...

Registro
    18-11-2010
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Sinônimos, Parte 2.

Esse é meu primeiro tutorial, então espero que aprovem.

A palavra pode soar estranha, mas, no geral, é fácil de se entender.

Sinônimos são as palavras que tem significado idêntico ou muito semelhante à de outras.

Wikipédia
    Para começar, existem dois tipos de sinônimos: os perfeitos e os imperfeitos. Comecemos a explicação pelos sinônimos perfeitos.

Sinônimos Perfeitos

Um sinônimo é considerado perfeito quando as palavras sinônimas tem significados idênticos. Exemplos:

Carro - Automóvel
    Cão - Cachorro
    Andar - Caminhar
    Observar - Olhar

Sinônimos Imperfeitos

Um sinônimo é considerado imperfeito quando as palavras sinônimas tem significados próximos, porém não idênticos. Exemplos:

Raiva - Ira
    Belo - Bonito
    Medo - Pavor
    Liberto - Isento.

Sinônimos em Geral

Resumindo, um sinônimo pode ser colocado no lugar das palavras que são comuns, corriqueiras, dando assim um ar mais elaborado ao texto. Ter um bom jogo de sinônimos é ótimo na escrita de narrativas e textos. Agora, que tal ir à prática?

Na frase abaixo, como você poderia modificá-la usando alguns sinônimos?

Naquela grande cidade, havia três guerreiros lendários, cujas espadas eram vistas como sagradas. Quem tentasse conquistá-las, cairia em uma maldição eterna.
    Cada pessoa pode modificar essa frase do modo que desejar usando dos sinônimos. O que fulano reescreveu, pode ser diferente do que ciclano e beltrano reescreveram. Porém não há uma norma-padrão para isso. Minha versão seria algo como:

Naquela avultada cidade, havia três guerreiros legendários, cujas lâminas eram tidas como sagradas. Quem aventurar-se a conquistá-las, sucumbiria em uma maldição perpétua.
    Dicas

• Ler, ler muito. Lendo, você enriquece seu vocabulário, e consequentemente, conhece palavras novas.
    • Marque os sinônimos que ler. Ao avistar alguma palavra desconhecida, marque-a em uma folha, e depois procure pesquisar seu significado em um dicionário. Você poderá até usá-la como sinônimo, se quiser!
    • Folheie o dicionário. Está sem nada pra fazer, e tem um dicionário de mão esquecido no armário? Pegue-o e comece a folhear, sem compromisso mesmo. Abra em uma página e localize uma palavra. Você poderá achar algo de interessante e que pode lhe ser útil quando estiver a escrever.

Enfim, você pode desenvolver sua própria técnica em procurar sinônimos. Às vezes nas situações mais inoportunas eles aparecem, rs.

Sites que podem auxiliar na sua procura
    • Neste site você encontra um detalhado dicionário, de fácil procura e de poucas propagandas brilhantes e pulantes ao seu redor enquanto lê. Ele é bem completo, pois, além do significado da palavra que deseja, você encontra os sinônimos da palavra, suas definições, frases com a palavra, exemplos com verbetes, outras informações sobre a palavra, sua conjugação, suas rimas, e, ufa, seus anagramas.
    • neste, você encontra diretamente um dicionário de sinônimos, onde você pode encontrar, para cada situação, o sinônimo que deseja. Um ótimo dicionário de sinônimos, na minha opinião.

Considerações Finais

Acho que ficou um tanto grande esse tutorial, mas acho que o essencial está aí. Espero que esteja claro e "entendível", rs.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

Registro
    26-01-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Joxkyz Ver Post
    Isso do pessoal todo criar tutoriais e dicas e tudo mais me remete a algo....

A algum tempo atrás, eu fiz uma verdadeira campanha para que se criasse uma subseção dentro desta seção(histórias), e que nessa subseção, haveria dicas, debates, e diversas coisa à fins do que engloba nossos assuntos aqui, ou seja, criação de histórias e contos relacionados a tibia.

Bem, Lacerdinha postou algo no tópico onde eu dei tal ideia, dizendo com tais palavras:

"Então, o Sero, o Botas, o Danboy, o Mano Mendigo, também discutiram a criação de um tópico só para isso.
    A sua ideia englobaria mais do que isso, mais do que um tópico de 100 páginas (vide TR) mas sim vários tópicos direcionados à assuntos diferentes.

Eu apoio a criação da subseção."

Mas parou por aí, nem você, nem nenhum outro moderador quis levar a ideia adiante, então a ideia morreu.
    É, eu me lembro de algo assim... mas não muito.

Pra criar uma subseção seria bem mais complicado, porque teria que mexer com o Gryllo, por exemplo... claro que seria possível, a ideia é bem bacana, mas mesmo assim ele poderia não querer deixar rolar, vai saber... pelo que eu sei, acho que não ia dar certo.

Não podemos esquecer que, apesar de tudo, a nossa seção não é lá das mais animadas do fórum...

Citação Postado originalmente por Joxkyz Ver Post
    Enfim, só queria ponderar sobre uma coisa: O tópico já está com 18 respostas, isso porque mal começou as ajudas...
    Caminhamos para mais um tópico de 4215125 replys, o que na minha humilde opinião, é lamentável.

Mas concordo com você, isso aqui vai caminhar pra outro tópico de 1230981231 páginas. Não pode isso... já é o terceiro, e esses tópicos, em última instância, acabam virando chat.

Então vou pedir que, por favor, só poste quem realmente quiser deixar dicas, conselhos ou um tutorial. Sem conversas ou chat disfarçado dessa vez, por favor...

Enfim, sobre o tópico, é legal trocar dicas, até dicas pequenas... é sempre legal.

Por exemplo, fiquei muito feliz em vez lembrarem do travessão —, que há muito estava esquecido, haha.

Quem sabe um dia tento fazer um tutorial, também. Por enquanto, vou deixar apenas algumas diquinhas, que talvez possam ser úteis.

Como foi dito, colocar nomes dos personagens antes das falas, apesar de ser "aceitável" no fórum, é incorreto nas normas cultas da língua. Ou seja, se você quiser escrever um texto correto, dentro da norma, com ar de livro, deve usar os travessões para o diálogo. Senão fica parecendo roteiro de peça de teatro... hahaha

Por exemplo:

— Sabe, João, acho que hoje vai chover — disse Zé, pensativo. — Já tô vendo uns passarinhos voando baixo...
    — Mas poxa vida — disse João, fazendo careta —, já choveu ontem o dia inteiro!

Já pensou se fosse:

Zé: Acho que vai chover...
    João: Mas poxa vida...

Sei lá, acho que tira a magia da escrita.

Vale citar que é bom conhecer as regras dos travessões. Não dá pra sair botando ponto em qualquer lugar, existe a pontuação certa para diálogos. Pesquise sobre isso antes de colocar os pontos e vírgulas onde bem entender e misturá-los indiscriminadamente com os travessões!

Sinônimos são muito, MUITO importantes para um texto bem escrito! Escreva sempre com um dicionário do lado pra ir te ajudando.

Mas cuidado! Por mais culto que seja o texto, é fácil deixá-lo cansativo com o excesso de expressões difíceis e pouco usadas hoje em dia. Isso pode até afastar leitores.

Já parou pra pensar porque algumas histórias extremamente bem escritas e até difíceis de entender, vendem pouco, enquanto outras até simples demais viram grandes sucessos? Porque, infelizmente, o que é mais fácil, atrai mais.

Então cabe ao escritor saber dosar o nível dos sinônimos que usar, e usá-los para temperar o texto, não para tentar extrair deles todo o sabor. O exagero torna a leitura cansativa. Usados na hora certa, aguçam a curiosidade.

Uma dica que eu acho legal também é evitar palavras desnecessárias. Muita coisa não precisa ser escrita, já está subentendida.

Em inglês, por exemplo, eles sempre precisam usar I (eu) pra dizer "eu bebo": I drink. Em português, o "eu" pode ser tirado: bebo. Já é o suficiente.

Principalmente "eus" e "eles" são muito usados sem necessidade, podendo ou ser omitidos totalmente, ou substituídos.

Exemplos de palavras que são usadas sem necessidade:

— Aí ele me falou dos problemas dele.

— Aí ele me falou de seus problemas. (assim já fica bem melhor, mas dá pra melhorar ainda, dependendo da situação)

— Aí ele me falou dos problemas.

— Carlinho estava triste porque o brinquedo dele foi roubado por ela. Ele não gostou nada da cara que ela fez quando levou o brinquedo dele.

Olha quantos eles e elas! Dá pra melhorar isso

— Carlinho estava triste porque seu brinquedo foi roubado por ela. Não gostou nada da cara que ela fez quando levou seu brinquedo. (já fica bem melhor de ler)

E por aí vai...
    Última edição por Sero; 13-11-2012 às 14:02.
    "To escape criticism — Do nothing, say nothing, be nothing"
    "O pecador foge da repreensão, encontra justificativa para seguir sua vontade." (Eclesiástico 32)

Registro
    14-02-2011
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Li e reputei post do Sero e do Lacerdinha, bela contribuição a deles.

Enfim, logo mais irei deixar a mostra na primeira página. Meu muito obrigado para todos.

Não espere algo bem elaborado e feito. De resto...

Tópicos Similares

1. Coletânea: Os melhores Artigos e Tutoriais.
    Por Diferentaum no fórum Artigos e Tutoriais
    Respostas: 11
    Último Post: 07-01-2014, 04:04
  2. Guia de Tutoriais para Paladinos!
    Por Pally team no fórum Paladin
    Respostas: 22
    Último Post: 08-02-2013, 20:19
  3. Mega Tutorial De Druidas
    Por Gabriel Netto no fórum Druid
    Respostas: 7
    Último Post: 24-08-2012, 18:46
  4. Tutorial (Feito por um free acc)