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Última edição por CJean; 28-05-2012 às 22:49.
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[[THREADTIBIABR="482530"]Aprenda a fazer FAKES de um jeito MUITO FÁCIL!!][/THREADTIBIABR]
Fala aí, turminha!
Mais uma Dica do Mês chegando -após séculos sem nenhuma ;-; - para a galera e dessa vez abordarei um tema que faz parte de muitas fakes e que os perfeccionistas irão adorar: iluminação. Sei que existe um vídeo-tutorial muito famoso do VK, mas farei este tutorial para deixar como uma segunda opção. Vai que não curtam vídeo-tutoriais ou acharam aquele lá incompleto... Enfim, fica a opção para todos os gostos!
Neste tutorial iremos abordar os mais variados tipos de iluminação. Desde as mais básicas, como representar um ambiente escuro -uma caverna, por exemplo- até implementação de técnicas para deixar real uma magia. Portanto, não vá ser uma rúcula e deixar de ler este material, certo? Caso se sinta apto, as áreas de estudo estão divididas da seguinte forma:
- 3. Iluminações Básicas
- 4. Iluminações Naturais
- 5. Iluminações Artificiais
Caso você ache que não precisa saber de alguma área, é só pular para o número de seu interesse.
Então, sem mais enrolação, vamos ao tutorial!
Dando início ao nosso tutorial, a primeira coisa que preciso falar é que todo ele foi realizado utilizando o Adobe Photoshop CS5.
Portanto, tanto o visual quanto alguns comandos e/ou atalho de comandos podem não corresponder ao aplicativo de edição de vocês, caso usem Adobe/Macromedia Fireworks ou versões anteriores do Photoshop (embora no último, acho difícil dar algum erro). Entretanto, não se assuste: poste aqui o problema que você enfrentou e acharemos uma solução.
Ressalvas feitas, então letisgo!Um pequeno pré-requisito:
[THREADTIBIABR="446242"]Dica do Mês - Falas[/THREADTIBIABR]
Como estou fazendo dicas mensais, isso meio que se torna uma bola de neve, logo, sugiro que leia o tópico para aumentar seu entendimento.
- Para começo de conversa, abra seu editor de imagens (preferencialmente Photoshop).
- Com ele aberto, abra um documento novo: File/New (ou CTRL+N) ou se já tiver algum trabalho salvo, File/Open (ou CTRL+O).
- Aberta a área para nosso trabalho, tire um Print Screen do seu mapa (não precisa ser bonito, apenas para ter o que trabalhar em cima -até porque não foi ensinado o assunto ainda-).
- Cole-o na área com um CTRL+V.
Até o momento, nosso trabalho está assim:
Como já temos a imagem, só precisamos saber quais ferramentas vamos ter de usar! (Se você já é íntimo do Photoshop, será fácil entender algumas instruções daqui para frente, mas caso você seja novato, eu fiz um [THREADTIBIABR="397685"]tutorial que pode ter dar uma luz[/THREADTIBIABR].)
Screenshot retirada de um cenário meu . Você pode pegá-la e usá-la para servir como parâmetro no seu estudo!
- A primeira coisa que vemos fazer é deixar nossa paleta de camadas exposta. Para isso, podemos ir em Window/Layers (ou pelo atalho F7).
- Além disso, precisamos ainda conhecer a ferramenta que mais utilizaremos neste tutorial: Create new fill or adjustment layer. Sei que o nome é estranho, mas é bem fácil de achá-la:
- Existe outro método de chegar no mesmo resultado e é pelo caminho Image/Adjustments/lista-de-opções!
Ícone que representa a ferramenta.
Se você clicar no ícone, ele abrirá uma variedade de opções.
Entretanto, aqui o foco é apenas apresentar o que será estudado. Nas próximas seções estão todos os métodos que serão abordados. Portanto, se você conseguiu reproduzir em seu editor tudo que foi exibido aqui, pode passar para a próxima parte.
Nesta seção, você será apresentado as situações mais comuns em fakes em que uma iluminação pode ser a chave para representar com fidelidade determinado contexto. Basicamente, veremos aqui como reproduzir iluminações em locais escuros e retratar as etapas de um dia: amanhecer, entardecer e anoitecer.
Finalmente chegou a hora: vamos trabalhar!
1- AMBIENTES ESCUROS:
Esta situação é a mais fácil de fazer uma representação. Não há mistério algum: precisamos apenas escurecer.
- Para dar início, vamos criar uma nova camada: CTRL+SHIFT+N.
- Agora, aperte a tecla G para selecionar a Paint Bucket Tool (ferramenta Balde de Tinta).
(Caso a imagem não se pareça com essa, provavelmente você estará com a Gradient Tool. Para alternar entre elas é só apertar SHIFT+G.)
- Com a ferramenta selecionada, escolha a cor Preto (#000000) e pinte toda a camada dessa cor. Vale lembrar que você tem de selecionar a camada nova que acabamos de criar e pintar ela (e não a que contém o cenário).
Como resultado, teremos:
- Na paleta de camadas, ainda com a nova camada selecionada, mude sua Opacidade para 40%.
Seu trabalho ficou todo preto.
Neste momento, sua paleta de camadas deve estar assim.
Se você chegou até aqui sem nenhum erro, sua imagem está assim:
Entenda que 40% é um número passível de mudança. EU sempre adoto esse valor, mas sinta-se livra para alterá-lo.
E, por mais incrível que isso pareça, o efeito de escuridão acabou! Bem fácil, não é?
Segue abaixo alguns exemplos de outros cenários com o mesmo efeito:
Boeiro
Dragon Lair
Caverna
Caverna²
2- AMANHECER:
Aqui o processo já é mais diferente. Usaremos outras ferramentas para realizar o efeito de amanhecer. Desta vez, as técnicas não estão vinculadas com o balde de tinta e mexer na opacidade para escurecer mas sim trocar as cores do cenário todo.
- Pegue um cenário qualquer (usarei o mesmo de antes).
- Vá em Image/Adjustments/Color Balance ou aperte o botão Create a new fill or adjustment layer ()e selecione Color Balance.
- Uma Pop-up provavelmente abrirá:
Agora precisamos mudar o balanço de cores para que fique de acordo com a paisagem que queremos. Aplique as seguintes mudanças:
Se você optou pelo primeiro método, talvez tenha aberto uma janela com visual um pouco diferente, mas as funções e nomes são os mesmos!
- Se você fez tudo certo, seu resultado final deve estar assim:
Aplique essas configurações em Midtones.
Aplique essas configurações em Shadows.
Aplique essas configurações em Highlights.
Basicamente, para fazer esse efeito, precisamos mudar o Color Balance para que ele tenda à cor amarela. Entretanto, duas coisas importantes que precisam ser ditas:
Repare que o cenário ficou mais amarelado.
- Não sature a imagem: a mudança deve ser discreta.
- Caso ache necessário, diminua a opacidade dessa camada de efeitos.
Embora seja o menos usado, utilizar esta técnica faz com que sua fake seja valorizada justamente pela raridade do efeito. Além disso, como é uma mudança pequena e muitas vezes imperceptível, vale a pena usar a estratégia de por horários nas fakes. Com certeza você terá um resultado interesse e -espero eu- bastante gratificações pela dedicação com a estética!
3- ENTARDECER:
Utilizando um método semelhante ao anterior, usaremos as mesmas ferramentas para realizar o efeito de entardecer. Entretanto, a mudança está na cor que iremos escolher como "destino".
- Pegue um cenário qualquer (novamente, usarei o mesmo de antes).
- Vá em Image/Adjustments/Color Balance ou aperte o botão Create a new fill or adjustment layer ()e selecione Color Balance.
- A Pop-up abrirá:
- Precisamos mudar o balanço de cores para que fique de acordo com a paisagem que queremos. Aplique as seguintes mudanças:
Relembrando: se você optou pelo primeiro método, talvez tenha aberto uma janela com visual um pouco diferente, mas as funções e nomes são os mesmos!
- Se você fez tudo certo, seu resultado final deve estar assim:
Aplique essas configurações em Midtones.
Aplique essas configurações em Shadows.
Aplique essas configurações em Highlights.
Basicamente, para fazer esse efeito, precisamos mudar o Color Balance para que ele tenda à cor vermelha. Entretanto, ao contrário da técnica anterior, um pouco de saturação é admissível, contanto que não exceda muito. Tenha bom senso nessa hora! E a dica de antes continua valendo: você pode mexer na Opacidade se sentir muita saturada a imagem.
Repare que o cenário ficou mais avermelhado.
4- ANOITECER:
Não muito obstante das outras maneiras de retratação anteriores, vamos novamente utilizar o balanço de cores para resolver esse problema. Entretanto, no decorrer do processo, vocês perceberão que algo ficará estranho. Não se assustem, pois veremos a solução deste problema também. Portanto:
- Pegue um cenário qualquer (novamente, usarei o mesmo de antes²).
- Vá em Image/Adjustments/Color Balance ou aperte o botão Create a new fill or adjustment layer ()e selecione Color Balance.
- A Pop-up abrirá:
- Precisamos mudar o balanço de cores para que fique de acordo com a paisagem que queremos. Aplique as seguintes mudanças:
Relembrando: se você optou pelo primeiro método, talvez tenha aberto uma janela com visual um pouco diferente, mas as funções e nomes são os mesmos!
- Se você fez tudo certo, seu resultado final deve estar assim:
Aplique essas configurações em Midtones.
Aplique essas configurações em Shadows.
Aplique essas configurações em Highlights.
Entretanto, convenhamos que ficou um tanto estranho esse resultado. Não é mesmo? Porém, o método para resolver ele é bem fácil e, veja só, foi a primeira coisa que abordamos no tópico! Devemos simplesmente criar uma camada que escurecerá a tela.
Repare que o cenário ficou mais azulado.
- Crie uma nova camada (CTRL+SHIFT+N)
- Selecione a ferramenta Paint Bucket Tool pelo atalho G.
- Pinte a nova camada com a cor Preta (#000000).
- Diminua a opacidade para 35%.
- Sua paleta de camadas deve estar assim:
E seu resultado final assim:
Repare que a camada Color Balance precisa estar em cima da camada que escurecemos!
Ao que tudo indica, resolvemos o problema da tonalidade e a aparência é de um cenário noturno.
Então é isso dessa primeira parte basicamente. Com esses 4 efeitos que aprendemos já nos ajudaria -e muito- para deixar nossa fake mais realística. Muitas vezes nos defrontamos com situações em que nossas histórias precisam acontecer em determinados horários e nãosabemossabíamos como retratar com fidelidade tais aspectos. Pois bem, agora nós sabemos e estamos aptos a aprender novas dicas! o/
Se, por alguma razão, alguém achou difícil memorizar para qual cor o tempo no dia deve pender, aqui vai um pequeno gabarito. Sintam-se a vontade para salvarem em seus computadores para ajudar na hora da produção:
Ah, e apenas mais um aviso:
"Não só nessa parte, mas em todo tutorial, serão apresentadas técnicas para iluminação que servirão como base para você. Ou seja, não é porque foi feito desse jeito que será sempre desse jeito. Quem é íntimo dessas técnicas sabe muito bem que as configurações podem variar bastante de cenário para cenário. Além disso, controlar a Opacidade é outra coisa importante: EU sempre deixo próximo de 35%, 40% geralmente. Entretanto, quando preciso fazer um cenário mais escuro, eu aumento a Opacidade para valores acima de 60%, por exemplo. Portanto, tenha em mente que você está aprendendo aqui quais ferramentas usar, mas precisará testá-las no seu trabalho!"
Nesta parte do tutorial, viraremos detalhistas. Será bem dizer uma extensão do que aprendemos anteriormente. Entretanto, a iluminação não será no cenário inteiro mas sim em pontos específicos do mapa.
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Última edição por CJean; 08-06-2012 às 14:09.
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Última edição por CJean; 06-03-2013 às 14:59.
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Última edição por CJean; 18-08-2013 às 01:00.
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problem, sir?
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y u no stop reserving posts?
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omg why
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that awkward moment...
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shit got real
fim~
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