Os dez cachorros mais inteligentes
1 - Border Collie
Spoiler:Border collie é uma raça canina desenvolvida na Grã-Bretanha. Criada para ser de pastoreio, esta raça é relativamente recente, com pouco mais de cem anos desde que foi estabelecido o seu padrão. Apesar disso, sua origem não é precisa e a justificativa para tal é a de que seus ancestrais já atuavam como pastores de rebanhos no século XIV. Sua aparência física considerada rústica é o resultado da preocupação com a sua função pastora, atingida ao longo de cruzamentos seletivos. Popular em seu país de origem, é considerado o cão mais inteligente do mundo, de acordo com o livro de Stanley Coren, A Inteligência dos Cães.[1]
2 - Poodle
Spoiler:Poodle é uma raça de canina oriunda da Alemanha. É considerada a segunda raça mais inteligente do mundo, de acordo com a listagem elaborada por Stanley Coren.
Historicamente, estes caninos foram criados para trabalharem na água, tendo uma de suas tosas elaborada para diminuir o atrito e proteger contra o frio em suas áreas mais delicadas, como as pernas e o tórax. Por tempos os franceses reivindicaram a criação do poodle. Todavia, referências mostraram que sua origem é de fato alemã, ainda que tenha influenciado no surgimento de outras raças, como o barbet, de origem francesa. No entanto, de acordo com a documentação oficial da Federação Internacional, a França é apontada como nação de origem.
Fisicamente o tamanho do poodle varia entre o grande e o toy, tendo em seus exemplares maiores os mais bondosos, submissos e saudáveis, com a tratável adenite sebácea sendo classifica como sua principal efermidade. As qualidades físicas do padrão standard o tornaram um bom cão de companhia para famílias que vivem em grandes áreas, como fazendas.
As variantes menores - chamadas média ou miniatura e toy - existem desde dos idos de 1700, embora só tenham sido reconhecidas no século XX. Em alguns países reconhece-se ainda a variante anã, ainda que para alguns isso não faça muito sentido, já que o animal não é desproporcional. Cruzamentos artificiais mal elaborados durante a década de 1950 geraram uma má fama para estes caninos diminutos, que felizmente passou a decrescer com o passar dos anos. Estas variações menores foram criadas para gerar cães de companhia cuja longevidade atingisse os quase quinze anos - a maior, em média, entre todos os cães. Mais propensos a doenças que seu parente maior, podem sofrer com halitose, doenças periodontais, cegueira hereditária e catarata.
O físico do poodle varia entre os 32 e 2,5 kg, medindo de 25 cm a mais de 38. Sua pelagem apresenta variadas cores e pode ser encaracolada, cacheada ou ainda encordoada. Ao passo que o adestramento da variante standard é considerado fácil para donos inexperientes, o dos menores, apesar de também ser fácil devido a sua inteligência, mostra-se um pouco mais desafiador.
Entre os poodles mais famosos da sociedade humana estão os dançarinos das festas nos grandes salões promovidas pela aristocracia europeia no século XVI. Em 1787 ganharam de Beethoven a composição intitulada Elegia à Morte de um Poodle.
3 - Pastor Alemão
Spoiler:A pastor-alemão ou lobo-da-alsácia é uma raça canina proveniente da Alemanha. É considerada umas das mais numerosas e estudadas ao redor do mundo. Prováveis descendentes de cães pastores do noroeste deste país europeu, teve seu primeiro exemplar registrado no século XX, pelo aposentado da cavalaria alemã Max von Stephanitz. Propagandeados como mensageiros, batedores e carregadores, serviram ao exército alemão na Primeira Guerra Mundial, chamando a atenção dos exércitos inimigos, que levaram alguns exemplares consigo ao fim da guerra. Popularizados nos Estados Unidos e Reino Unido, tornaram-se celebridades da tv e do cinema, figurando em produções como Rin-Tin-Tin. Na década de 1970, já vistos como um dos caninos mais difundidos do mundo, começou a passar por cruzamentos levianos, que geraram animais problemáticos e mais propensos as doenças comuns da raça, como a mielopatia degenerativa e a displasia coxofemoral. Modernamente é visto como o cão policial e militar mais bem sucedido do mundo, já que dizem representar lealdade, agilidade, cautela e amizade. É ainda bem sucedido como animal de pastoreio, em provas de obediência, localização e agility, já que seu adestramento não representa dificuldade para donos inexperientes.
Fisicamente pode chegar aos 44 kg e medir 66 cm. Sua pelagem, de subpelo denso e duro, varia nas cores castanho de capa preta, preto, marta e branco. A pelagem branca, apesar de ser indesejável para os padrões norte-americano e inglês, por exemplo, não é tão incomum, e em 2002 foi reconhecida pela FCI como uma nova raça em virtude dos esforços de criadores suíços: pastor branco suíço.
4 - Golden Retriever
Spoiler:Golden retriever é uma raça canina desenvolvida na Inglaterra para tornar-se um cão de caça de aves aquáticas e selvagens. Seu surgimento deu-se em meados do século XIX, através de cruzamentos seletivos e elaborados por Sr. Lord Tweedmouth, que buscava um cão de médio porte que fosse hábil caçador, obediente, inteligente, calmo e fácil de treinar, o que levou ao uso de diversas raças, entre elas a extinta tweed water spaniel. O resultado foram quatro cadelas: Ada, Primrose, Crocus e Cowslip, sendo os descendentes desta última os principais ancestrais dos retrievers conhecidos hoje. Já difundidos, os padrões exigidos geraram duas variantes: uma para exposição e outra para o trabalho.
A popularidade e as qualidades destes cães os fizeram bons animais de trabalho. Modernamente, são usados para assistir cadeirantes e cegos, além de trabalharem como cães policiais e de resgate. Contudo, na busca pelos mais habilidosos, cruzamentos discriminados geram exemplares alérgicos e agressivo-possessivos.
Fisicamente, o golden é ainda um animal robusto, de pelagem mediana e lisa, e de coloração dourada. Entre suas principais características físicas está sua expressão, descrita como meiga. Devido a todas as suas qualidades, foi eleita a raça mais popular no Japão.
5 - Doberman
Spoiler:Dobermann é uma raça de cães oriunda da Alemanha. Desta nação é uma das raças mais conhecidas do mundo, criação do coletor de impostos Louis Dobermann, que carregava dinheiro por áreas perigosas, necessitando então de um cão que lhe guardasse. Louis então cruzou weimaraners, manchester terriers, rottweilers, pinscher alemães e greyhound ingleses para obter uma raça de segurança que fosse leal, combativo e destemido, além de obediente. Bem sucedido como cão de guarda de patrimônios, é também um bom animal de companhia, desde que integrado ao lar e a família.
6 - Pastor de Shetland
Spoiler:Pastor de shetland é uma raça canina originária das Ilhas Shetland. Seus ancestrais foram levados destas ilhas por comerciantes, visitantes e colonizadores. É visto como a miniatura perfeita do collie de pelo longo e, como seu ancestral, detém as mesmas habilidades. É um canino tímido e desconfiado, cão de guarda nato e pastor de ovelhas. É dito um cão excelente para o agility e provas de obediência e flyball, já que é facilmente adestrável e cheio de energia. Adaptável, é um canino classificado como ideal para famílias jovens ou sedentárias.
O processo chamado de miniaturização aumentou os riscos de fraturas nas pernas. Geneticamente, os problemas que podem acometer estes pequenos pastores são a anomalia ocular e a atrofia preogressiva da retina. Podem atingir os 37 cm e pesar 7 kg. Sua pelagem, de difícil trato, é lisa e longa; seus exemplares possuem uma juba característica e podem apresentar as variações tricolores, bicolores e azul merle.
7 - Labrador
Spoiler:Labrador é uma raça de origem desconhecida cujo local de reconhecimento como raça foi dado à Grã-Bretanha. Considerada a raça mais popular no Reino Unido e na América do Norte, este canino teria chegado a Newfoundland, no Canadá, levado ou pelos portugueses ou pelos bascos, ou ainda pelos exploradores escandinavos. Lá desenvolveu-se sob o nome de pequeno cão de st. jonh. Levados à Inglaterra, foram vendidos aos riccos proprietários de terras, tendo então seu nome modificado para labrador, graças ao conde de Malmesbury, o primeiro a chama-lo desta forma. Esta raça, em 1950, ainda era usada como trabalhador rural, quando passou a ser considerada excelente para companhia, graças a sua personalidade juvenil, sua tolerância e sua necessidade de brincar. Em tempos mais modernos, passou ainda a ser utilizada como raça de busca e resgate em montanhas, e como guia de cegos, além de ser uma das mais utilizadas em terapias.
Fisicamente pode atingir os 62 cm e pesar 36 kg. Sua pelagem é grossa e impermeável, e sua cauda o ajuda a nadar. Variando entre as cores amarela e chocolate, há relatos de que os exemplares de cor mais escura tendem a ser mais amáveis.
8 - Papillon
Spoiler:O Papillon, que é um dos tipos de Spaniel Anão Continental, tem um tamanho abaixo da média e é muito amigavel. Apesar do seu pequeno tamanho e de ser muito leve, os seus ossos não são tão frageis como os do Chihuahua, e é muito vívido. A maior diferença entre ele e as outras raças são as suas orelhas, que faz lembras umas asas de borboleta (Papillon quer dizer borboleta, em fracês).
Muitas pessoas escolhem ter um Papillon para usar em actuações profissionais (como no circo) ou como animal de estimação para mostrar aos seus amigos (já que é tão bonito, porque não partilhar com toda gente?). O animal também é muito leal ao seu dono, e até é um animal que costuma viver bastante anos se for devidamente tratado e vacinado.
Esta raça muito simpatica adapta-se a qualquer lugar e clima e encaixa-se bem em qualquer familia, se o que pretender é um animal de estimação bonito, extremamente obediente e sossegado, mas que também goste de brincar. Usá-lo como cão de caça ou mesmo de guarda seria uma experiencia
9 - Rottweiler
Spoiler:Rottweiler é uma raça canina desenvolvida na Alemanha. Cão criado por açogueiros da região de Rottweil para o trabalho, logo tornou-se um eficiente animal de guarda e pastoreio, além de útil na tração. Fruto de cruzamentos artificiais, é reconhecidamente uma das raças "fabricadas" mais antigas, já vista no século I em campanhas das legiões romanas pelos Alpes, tanto pastoreando quanto guardando prisioneiros. É dito que o Imperador Nero mantinha exemplares em seu palácio para desencorajar intrusos. Os rottweilers eram ainda usados para guardar dinheiro em longas jornadas. Devido a sua utilidade, tornou-se popular em todo o mundo. É uma raça descrita como de exemplares inteligentes, bravos e devotados. Fisicamente é um animal forte, de pelagem preta e curta, com marcações em mogno; é robusto e de estrutura compacta, que transparece força, agilidade e resistência.
10 - Australian Cattle Dog
Spoiler:O australian cattle dog é um cão para trabalho com gado (pastoreiro), sendo largamente utilizado nas fazendas dos EUA, Austrália e Canadá.
De temperamento calmo, porém desconfiado com estranhos e muito apegado ao dono e sua morada, o australian cattle dog pode ser o cão ideal para guarda de propriedades rurais, visto que trata o local aonde vive como seu palácio.
Os dez cachorros menos inteligentes
1 - Afghan Hound
Spoiler:É uma raça canina originária do Afeganistão. Oriundo das montanhas dessa nação, chegou à Inglaterra em 1900, como cão de exposição. É considerado um animal caçador, de perseguição, embora seja popular como um glamuroso canino de competições de beleza. Em estudo realizado por Stanley Coren, é considerado o cão que menos responde aos comandos de obediência, ocupando com isso a última posição na publicação A Inteligência dos Cães ainda que seja uma das raças caninas mais antigas que se tem notícia.
2 - Basenji
Spoiler:A basenji é uma das poucas raças caninas desenvolvidas na África. Há registros de cães semelhantes a esta raça que datam de mais de 4 000 anos, encontrados em desenhos em tumbas egípcias da quarta dinastia. Todavia, é difícil traçar uma relação entre eles, já que o basenji descende de cães saídos do Zaire durante a década de 1830. No Congo, foram vistos pela primeira vez quarenta anos mais tarde, durante as primeiras invasões europeias no continente africano. Devido aos cuidados dos nativos para com estes animais, ficou quase impossível afirmar que os basenji tenham sido cães selvagens.
Entre suas principais característica físicas estão os traços de um animal desenvolvido em regiões quentes: sua pelagem é curta, principalmente nas orelhas, é leve e possui manchas brancas; comunica-se eficazmente através de uivos invés de latidos, e suas fêmeas entram no cio apenas uma vez no ano. Tem suas pernas longas se comparadas a seu tamanho e os pelos lisos, além da cauda em forma de anel. Podendo pesar até 11 kg e medir 43 cm, tem o seu adestramento considerado difícil, ainda que seja reconhecidamente uma raça dócil e simples.
3 - Bulldog
Spoiler:O buldogue é uma raça oriunda da Inglaterra. Sua origem não é muito certa, embora saiba-se que até meados do século XVIII seus exemplares, mais altos e ágeis, eram utilizados em combates contra touros. Ao que estes embates foram proibidos, o buldogue visto hoje como cão de companhia, foi salvo pelo homem, já que as interferências em seus cruzamentos, que geraram o físico atual, o impedem de reproduzir-se sozinho. Um exemplo disto é o seu nariz: voltado para cima, dificulta o resfriamento do ar e leva o animal ao superaquecimento, além de restringir sua energia para acasalar-se. Seu perfeito físico de lutador também não o ajuda com os cachorros. As fêmeas não são bem sucedidas em partos naturais, uma vez que suas pernas tortas excelentes para driblar os adversários, impedem que seus ossos dilatem a ponto de proporcionar a passagem dos filhotes. Sua personalidade é descrita como brincalhona e afetuosa, apesar da face brava.
4 - Chow Chow
Spoiler:Chow-chow é uma raça canina originária da China, onde é chamada de Songshi Quan, que significa literalmente "cão leão-empolado". Raça antiga e de origem ainda desconhecida, é suposto que sua imagem já tenha sido usada para decoração de objetos na Dinastia Han, 206 a.C e que durante a Dinastia Tang, um dos imperadores teve em seu canil 2 500 exemplares deste canino. Entre as especulações dos historiadores, estão oscruzamentos entre mastins e spitzs. Já sua língua azul é explicada através de uma lenda - cre-se que, quando Deus estava pintando o céu de azul, deixou cair gotas no chão, as quais foram lambidas pelo chow-chow que o observava.
Versátil, este cão foi animal de combate, guarda e puxador de trenó, além de servirem de alimento por terem a carne macia. Exportados pelo exército em 1820, chegaram a serem expostos em zoológicos ingleses como animais exóticos. Preferidos de Sigmund Freud e Konrad Lorenz, estes cães são considerados difíceis e teimosos para donos inexperientes.
5 - Borzoi
Spoiler:Borzoi é uma raça canina oriunda da Rússia. Conhecido desde a Idade Média russa, foi a raça preferida dos nobres para caçadas e corridas. No século XV, cruzamentos seletivos aumentaram o tamanho e a pelagem para aperfeiçoarem o desempenho destes caninos em temperaturas mais baixas, além de terem criado sete diferentes variações, entre as quais a mais assemelhada com o moderno borzoi, chamada perchino. Os exemplares desta raça eram dados pelo czar da época aos seus visitantes. Todavia, durante a Revolução Russa, muitos borzois foram mortos por serem associados a nobreza e a aristocracia. Levada aos Estados Unidos, seu número aumentou rapidamente, chegando a adquirir o status de cão glamuroso, como companhia de celebridades. Canino de porte grande, apresenta a pelagem longa e encaracolada.
6 - Bloodhound
Spoiler:O Bloodhound é um lindo cão de caça, de grande porte e de aparência nobre e inteligente. É pesado, musculoso, tem uma linda cabeça, com stop bem pronunciado, e grandes orelhas. Suas pernas e ombros são musculosos e tem uma boa estrutura óssea. A mordedura deve ser preferencialmente em tesoura. “O Bloodhound é um cão bastante afetuoso e sensível. É muito calmo, e também bastante apegado ao dono”. A pelagem do Bloodhound é curta, e a capa não deve ter coloração clara. Tem a pele frouxa na nuca, e em várias partes da cabeça, principalmente sobre a testa e dos lados da cara. A altura média na altura da cernelha nos machos é de 67 cm., e nas fêmeas, cerca de 60 cm.
7 - Pequinês
Spoiler:Pequinês é uma antiga raça de cão miniatura, originária da China. De acordo com lenda chinesa, este pequeno canino é o resultado de um amor impossível entre um leão e uma diminuta macaca. Com o auxílio do deus Hai Ho, o leão sacrificou seu tamanho por amor, nascendo assim o pequinês, bravo como pai, pequeno, inteligente e doce como a mãe. De concreto, sabe-se que esta raça existe há mais de 4 000 anos, embora tenha se tornado conhecida através da ascensão do Budismo, quando conquistou o estatuto de animal sagrado, sob a alcunha de "leão de Buda", e vivia isolado na Cidade Proibida. Todavia, em 1860, após saque feito ao Palácio Imperial por tropas britânicas, estes cães foram levados ao Ocidente. Dizem os registros históricos que apenas cinco destes animais sobreviveram ao massacre promovido pela realeza chinesa, que preferia ver seus bichos mortos a vê-los nas mãos de estrangeiros.
Sua personalidade é descrita como altiva e independente, o que representaria desafio para donos inexperientes. É especulado ainda que essa independência seja a razão para que o pequinês ocupe a posição 73 das 79 no livro A Inteligência dos Cães de Stanley Coren. Apesar disso, é considerado bom cão de alarme, ainda que também sejam conhecidos por ignorarem pessoas que não façam parte de seu dia-dia.
8 - Beagle
Spoiler:Beagle é uma raça de cães de pequeno e médio porte. De acordo com a Federação Cinológica Internacional, a raça é de padrão 161 e está inserida no grupo 6, pertencente a seção 1. Um membro do grupo hound, é similar na aparência ao foxhound mas menor, com pernas mais curtas e orelhas mais longas e macias. Beagles são sabujos, desenvolvidos principalmente para o rastreamento de coelhos, lebres e outros animais de caça. Eles têm um olfato afiado e o seu instinto de rastreamento faz com que essa raça seja usada como cães farejadores em atividades como importações proibidas de produtos agrícolas e de gêneros alimentícios em quarentena em todo o mundo. Beagles são inteligentes e são populares como animais de estimação por causa de seu tamanho, temperamento, e ausência de problemas de saúde genéticos. Essas características também tornam o cão um alvo para testes em animais.
Embora os cães da raça beagle existam há mais de dois mil anos, a raça moderna foi desenvolvida no Reino Unido por volta de 1830 a partir de várias raças, incluindo a talbot hound, o north country beagle, o southern hound e possivelmente o harrier.
Os beagles são representados na cultura popular desde a época elizabetana na literatura e na pintura e, mais recentemente, no cinema, televisão e quadrinhos. O Snoopy dos quadrinhos Peanuts tem sido promovido como o "beagle mais famoso do mundo".
9 - Mastim Napolitano
Spoiler:Mastim napolitano é uma antiga raça canina, citada por oradores da Roma antiga. Desde aquela época estes animais são considerados bons guardiões, devido a seu tamanho e a cor de seu pêlo — escuro, preferido para amedrontar o ladrão durante o dia e para atacá-lo durante a noite sem ser visto a longa distância. Como muitas outras raças, a mastim napolitano tem suas origens incertas: enquanto alguns acreditam que tenha sido levada da Índia para Roma por Alexandre, o Grande, outros afirmam que estes caninos sejam descendentes de molossos romanos. Em acordo, as correntes tem o fato de a mastim ter colaborado para o nascimento das raças são-bernardo e rottweiler.
Fisicamente pode chegar aos 70 kg e medir 150 cm na cernelha; sua cabeça é a maior entre todas as raças caninas. Sua personalidade é descrita como leal, apesar de sua face carrancuda; paciente e dócil.
10 - Basset Hound
Spoiler:O Basset Hound ou simplesmente Basset (lê-se: Bassê) é uma raça de cães de patas curtas e grossas e baixa estatura, criada para caçar pelo faro. Surgiu por volta de 1800 através do cruzamento entre o Bloodhound e o Beagle, adquirindo assim as características da raça como pêlo solto e coloração. Seu faro é muito potente, perdendo apenas para o do Bloodhound. O nome basset vem da palavra francesa "bas" que significa "baixo" ou "anão".
Aparências
Estes cães tem entre 33 a 38 cm de altura e seu peso fica em torno de 20Kg e 30Kg. Têm pelo liso e curto. Embora qualquer cor seja considerada aceitável para os padrões da raça, os Bassets são geralmente tricolores (preto, marrom e branco) ou bicolores (branco e marrom ou preto e branco.
Uma de suas características principais são as longas orelhas e o pescoço forte, com muitas dobras. Possui uma cauda longa, afinada no final e curvada para cima. Muitos possuem a ponta da cauda pintada de branco, o que era muito útil quando eram usados para caça, pois podiam ser vistos de longe, mesmo no meio de arbustos.
Possui um excesso de pele ao longo do corpo , rosto e pescoço, o que faz com que o Basset Hound tenha um olhar triste. Isso para muitos é o maior charme da raça. Sua pele é frouxa, o que faz com que quando o basset hound abaixa a cabeça, sua pele forme "rugas", o que é para muitas pessoas fofo. É um cão de grande porte e pernas curtas. Por isso pode surpreender a todos alcançando objetos em lugares que outros cães com o mesmo comprimento não conseguiriam.
Quando jovem o Basset Hound é extremamente ativo e é aconselhável sempre ter algo para que ele possa roer.
O Basset Hound é uma raça de cães calmos quando adulto. Diferente da sua aparência, ele é um cão de personalidade forte, sendo muito impulsivo e geralmente não aceita comandos. Quando filhote é muito agitado e brincalhão, mas com o passar do tempo seu comportamento se estabiliza e torna- se calmo e sonolento. São extremamente leais, sensíveis, carinhosos e ciumentos.
São bastante amigáveis perto de desconhecidos e sempre dispostos a fazer novas amizades. Por isso são muito indicados como animais de estimação para famílias com crianças, mas deve-se levar em consideração seu elevado peso, que pode acarretar acidentes; ele convive muito bem com outros animais de estimação. Por viver tão bem em grupo, é recomendável que um basset tenha a companhia de um outro animal de estimação, caso fique muito tempo sem a presença de seus donos. Essa companhia ajuda-o a manter-lo longe de problemas. Ou seja, eles detestam ficar sozinhos, latindo e uivando quando isso acontece. Como comem muito e são menos agitados que a maioria das raças, eles sempre estão dispostos a realizar exercícios, como caminhadas ou brincadeiras com seus donos. Gostam muito também de atividades onde possam exercitar o seu poderoso faro.
A raça tem um instinto muito forte da caça e iniciará uma perseguição a pássaros, aves e a quase qualquer coisa que se mova, inclusive a odores, sempre que for possível. Por isso é recomendável sempre deixá-los presos a uma guia quando passeando na rua.
Os bassets latem quando querem algo ou querem sugerir que não gostam de algo. Usam também uma lamentação baixa, quase um murmúrio, para chamar a atenção, o que soa a muitos proprietários como se seus Bassets “estivessem falando.”
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 























Responder com Citação







