@Ldm:
Daria pra responder toda a sua suposição com apenas uma imagem...
Mas vamos lá. Eu concordo e ao mesmo tempo discordo de você. Concordo porque não existe realmente uma fórmula mágica da paz, um caminho rápido até a perfeição... pra nada nessa vida.
Se você quer atingir determinando objetivo, você se doa, você se esforça, você faz o possível e o impossível! Esse é o princípio básico da construção corporal, ao meu ponto de vista.
Cada um conhece - ou pelo menos deveria - o seu corpo, e sabe como ele responde à determinado estímulo. Cada organismo é realmente um organismo, e cada dieta, e cada treino, e cada suplemento, funciona de forma diferente para cada caso.
Agora, eu preciso discordar quando você fala que: tem gente que enche a cara e tem bastante músculo, ou que enrola um baseado e é denso. Discordo em partes também, quando você fala que não existe uma dieta específica pra perder peso ou pra ganhar... Realmente, existem pessoas assim, que não ligam pro que fazem, e são como são.
Mas não temos como tomar essas pessoas como base. Embora não exista uma dieta perfeita, existe um princípio básico em cada dieta, existe uma regra à ser seguida pra determinado fim. Dizer que o cara que come alopradamente, sem respeitar as leis primordiais do metabolismo, sabe o que está fazendo, é equivocado.
Se ele comer 3 pães no café da manhã, o resultado será X, se ele comer um prato de frutas, o resultado será X/3. É mais ou menos assim que funciona, ele não pode querer perder peso, comendo que nem um animal.