Então chegamos a um ponto: O que cargas d'água os bebês são? Se eles não tem crença, são ateus, por definição ao menos, não acha?
Versão Imprimível
tu tem um ego maior do que um argentino, como assim derruba teus argumentos? se nem argumentos você me mostrou, você falou que "tecnicamente" os bebês são ateus ( que não acreditam em Deus ), mas como não acreditar em Deus sem saber quem É deus? Bebês não sabem andar, falar, mastigar, nem dentes têm, e como você quer que eles destinguem Acreditar/Não Acreditar em algo?
Faz o seguinte, fassa um vídeo fazendo um bebê falar "sou ateu" e poste aqui.
Acabei de posta aqui, porque tu é um teimoso e sempre quer fazer todos virarem Ateus como em todos os tópicos com este assunto.
@EDIT
ele nao é ateu, ele só nao conheçe deus
nao conheçer é diferente de nao acreditar
Pra mim o que sobra, na verdade, são ateus. A definição que eu tenho de ser ateu é não ter uma crença, entende? Talvez seja esse o problema =P
Eu já fui cristão, logo, deus eu conheço mais do que quero.
E no dia que um bebê falar eu vou ter que me converter, com certeza.
Por mim, se não conhece não tem como acreditar. Bem ao estilo de só acredito vendo.
E não, eu não tento fazer todos se tornarem ateus por que eu sei que crente pra se tornar ateu é quase impossível.
Não estou nem ai se é moda ou não, estou nun país livre! E faço o que eu quero e quando quero desde que esteja na lei!
Sou ateu e como carne... e odeio vegetais...
É necessário distingüir os dois tipos de ateus. O ateísmo fraco e o ateísmo forte.
O ateísmo forte caracteriza-se pela negação de deus, pela certeza de sua não-existência. O ateu forte é um crente na não-existência de deus.
Já o ateu fraco não afirma a inexistência de deus. Apenas não acredita nele.
Lembro a vocês que ateu é um vocábulo de origem grega formado pela fusão dos radicais a (sem) e theo (deus). Ateu é o indivídiuo sem deus, ausente de deus. Talvez essa última definição seja ainda melhor que todas as que envolvem o verbo "acreditar" ou "desacreditar", já que estes verbos deixam implícita uma relação ativa com a idéia divina, o que não é necessário. Claro que neste caso falamos do ateísmo fraco, já que o ateísmo fraco pecisa necessariamente de uma idéia a ser refutada.
Bebês são tão ateus (ausência de deus) quanto são amorais (ausência de moral) ou apolíticos (sem ideologia).
Aliás, quem defendia isto é o meu xará John Locke. No século XVII ele já pregava a idéia de que as pessoas nascem como uma folha em branco, sem qualquer conhecimento ou idéia pré-formada. Locke influenciou Rousseau, o autor da famosa frase de que "todos os homens nascem bom, a sociedade que os corrompe".
Apesar da idéia original da Tavola Rasa estar ultrapassada (o código genético não torna os bebês eqüânimes), o seu valor no campo das idéias dos berçários ainda é válido.
~Ubi dubium ibi libertas
Eu não acredito em nenhuma religião existente.
Mas penso que existe uma força superior racional ou não.
O que ser eu???
Essa vou ter que responder (aliás, agora que vi esse tópico).
Imagina só 20, 30, 50 anos atrás alguém dizendo que é ateu. Se bobear até apanhar na rua ia.
Tempos atrás demonstrar uma opinião diferente nesse assunto, era uma confusão beem maior do que hoje em dia. Felizmente, a perseguição aos "infiéis" hoje em dia é bem menor.
Antes não se tinha opção, hoje sim.
Talvez com o desenvolvimento da ciência e porque não, o conhecimento de que nem todos aceitam a mesma teoria, possa ter influenciado nisso.
Em muitos casos isso vem com um determinado grau de conhecimento, ou pelo menos questionamento sobre o assunto. Hoje em dia as pessoas não aceitam qualquer coisa sem questionar se faz ou não sentido pra cada um.
Se for levar em consideração, todos nós de certa forma estamos nas "classes privilegiadas", temos computador, internet, coisas que boa parte da população do país não tem. E principalmente, isso nos dá um grande acesso a informação . Coisa que no passado não acontecia.
Sei que não é o caso da maioria de vocês, mas acho que todos admitem que muitas pessoas são religiosas por inércia. Eu mesmo já fui assim quando era criança, "acreditava" em deus simplesmente porque meus pais e todas as pessoas que conhecia também acreditavam.
Naquela época eu não tinha capacidade de pensar seriamente sobre o assunto, e simplesmente aceitava o que os outros diziam. Será que muita gente não é assim ?
Quanto a história do modismo, eu acho que em muitos casos não se trata de moda em sim, mas do mero conhecimento que nem todos compartilham a mesma opinião.
Ah, sou carnívoro e odeio salada.
Leo
Você quer aprofundar o assunto? Então dê nome aos bois. Caso contrário, a discussão não vai sair do lugar. Se existem tantos usuários ateus-modinha, não vai custar nada dizer os nicks e quotar alguns posts.
Eu não concordo com sua afirmação, mas você poderia me convencer com exemplos. O tópico foi criado para ser polêmico, então não vai fazer diferença.
Ninguém precisa defender (no sentido de proteger; falar em abono de, advogar;) os ideais do ateísmo para ser ateu. Eu, por exemplo, nunca tive fé e pouco me importa o que os outros pensam sobre o assunto. E isso não é legal, bom ou ruim. Essa é a minha condição, é a minha verdade.
Deus é um Papai Noel para crianças e adultos, apenas uma fábula muito famosa. Por sinal, meu primo de cinco anos acredita em ambos. Ele não gosta de seguir modinhas. :riso:
Geralmente é o contrário. Aos doze anos eu estudava em colégio de freiras e a maioria dos meus colegas simplesmente acreditavam em deus por que papai e mamãe garantiam que ele existia.
As crianças tem poucos argumentos e experiências de vida bastante limitadas. São poucos os garotos e garotas que vão ficar filosofando sobre a existência divina e tomar decisões sobre sua religião (ou falta de religião) na infância, mas basta um adulto falar que deus existe e que a criança faz parte do <insira sua religião aqui>... Pronto, isso se torna verdade.
É como decidir o time de futebol do seu filho, quando ele ainda é um bebê. Tudo começa com uma camisa do <insira seu time aqui>. Talvez, no futuro, isso seja levado a sério. As chances são grandes.
Eu fui o único aluno do colégio que não fez primeira comunhão. E não, meus pais não são ateus. Ninguém da família fez questão de me influenciar ou obrigar a nada, então eu segui meu caminho.
Na minha opinião, cataquese católica ou qualquer tipo de iniciação religiosa devia ser proibída para menores de 13 anos. A maioria dos religiosos o são porque seus pais os fizeram ser assim desde o berço. Conheço uma mulher que, assim que o filho fez uns 4 anos, colocou ele em um colégio batista para ele ter uma "criação cristã". Assim a criança não tem nem a chance de escolher uma religião, já é imposta nela quando seus valores estão em formação.
Claro que bebês não nascem ateus, eles nascem cristão, corintianos, comunistas, direitistas e patriotas.
Sobre o assunto: seria certo afirmar que bebês nascem anarquistas?
Fato. :<
Sempre fui ateu. E não foi por causa do forum nao. A maioria das coisas escritas na biblia não tem fundamento, pelo menos pra mim.
Agora sobre vegetarianismo eu não sei. Sou carnivoro por natureza e nao trocaria uma boa bisteca por um prato de mato só pra ser pop. :x
Um bebê é ateu porque não possui crença nenhuma. Um bebê não possui arquétipos nenhum.
Eles não negam um monte de coisa, pois não tem à capacidade de negar algo que precise de montagem de palavras e frases num sentido lógico. Eles são ateus porque não possuem crença alguma. Não moldam arquétipos algum.
também são modas coisas como:
odiar sertanejo, odiar a globo, odiar o sbt, odiar o BBB, odiar a RedeTV, odiar a Band, odiar a Record, etc.
gostei do tópico, concordo plenamente
beleza, vai se fuder vc tb iludido preconceituoso da porra
:)
eh verdade;)
eu adoro sertanejo, globo, bbb, Deus e carne:rolleyes:
o problema que eu vejo e quero ver se alguem eh homem de confirmar, eh que muitas pessoas aqui nao sao ateus, mas sim odeiao Deus, pode ser pela perca de algum ente[?] querido, ou a nao realizaçao de um desejo, existem, claro, verdadeiros ateus aqui no topic, mas que eu pude ver sao so 2, nao vo fala nome, mas esses pra mim sao os unicos verdadeiros ateus daqui...
Eu sou agnóstico não porque já fui religioso na vida, mas porque nunca tive religião e nunca quis ter. A mesma coisa vale para certos ateus.
E pela lógica do seu post, pessoas que já foram religiosas um dia e abandonaram ela por conta de frustrações não podem ser consideradas atéias. Nada a ver. Religião não é obrigatória para toda a vida. Uma pessoa pode deixar de ser religiosa e assumir outra posição por qualquer motivo, mesmo que seja uma perda, e continuará sendo atéia/agnóstica.
E existem também pessoas que se tornam ateus também pelo simples fato de que a religião não faz sentido. Nçao precisam sofrer perdas para isso.
os indios aqui da america ja tinham religioes quando os portuguses chegaram, o primeiro indio nao teve contato com a religiao, entao como ele se tornou um religioso?
Seu raciocínio é uma bobagem...
EDIT:
eu disse que sao ALGUNS nao todos, aqui do forum que nao sao assim, eu vejo o mig, locke, vc e mais uns 2-3 que nao lembro o nome...
Da mesma forma que as primeiras religiões foram criadas, atribuindo a um ou mais "ser superior" algo ou algum fenômeno que eles não conseguiam explicar (raios, fogo, fumaça, o sol, a lua...)
A conseqüência da formação de uma sociedade é a criação de religiões.
O mais lógico não é justamente o contrário ? Não é muito mais comum quem tá na merda virar religioso, esperando que o tal do todo-poderoso ajude ?
Em casos de perda de alguém que tu citou, não faria muito mais sentido a pessoa justamente virar religiosa na esperança de encontrar quem morreu novamente e tudo mais ? Garanto que deve tornar as coisas muito mais fáceis do que quando não se acredita em nada.
E se por acaso, caso eu tenha sido adicionado nessa tua lista de "pessoas com raiva de deus" por ter citado em outro tópico que perdi alguém tempos atrás e que seria mais fácil de lidar caso eu acreditasse em algo. Eu já disse e repito que eu já tinha minhas opiniões formadas sobre o assunto e elas não mudaram em nada depois do acontecido.
Eu mudei de opinião quanto a religiões no exato instante que passei a deixar de aceitar o que diziam (que nunca consegui acreditar totalmente), e passei a pensar mais sobre o assunto e tomar minhas próprias conclusões, ao invés de seguir a maioria sem sequer se questionar a respeito.
Sem falar que independente do que faz uma pessoa acreditar ou não em algo, o que importa é o fato em si não os motivos.
Respondendo a isso, pelo mesmo motivo que os gregos, egípcios, e todos os outros povos antigos também tinham seus deuses.Citação:
os indios aqui da america ja tinham religioes quando os portuguses chegaram, o primeiro indio nao teve contato com a religiao, entao como ele se tornou um religioso?
A criação de deuses sempre foi a forma usada para se explicar o inexplicável. Um ser supremo e poderoso era a peça chave que faltava pra tapar os buracos existentes na ciência da época.
As lendas sobre os deuses explicavam boa parte dos fatos, desde o motivo pelo qual temos dias e noites, sol ou chuva até a razão pela qual vivemos e morremos.
Isso vem de uma fraqueza da humanidade em não aceitar que não se pode ter todas as respostas, e pessoas se aproveitaram disso como forma de controle e obediência. (leia-se igreja católica)
Leo
sobre ser vegetariano
pra que nao comer carne?
tenho certeza absoluta que se fosse a vaca, ela comeria vocês, não adianta ter pena não, ela tem pena do pobre pasto que ela come? O coitadinho tem vida também, não faz nada além da fotossintese(pasto faz?), e o coitado tem que aguentar... Ela vindo, abrindo a boca, ô partindo ao meio, mastigando, cuspindo e comendo de novo, a vaca te comeria se tivesse chances <- fato.
Ateísmo refere-se à descrença em qualquer deus, e não "não ter crenças".
Não vou continuar a converça porque eu sei que não dará em nada.
passe bem
É simples: o bebê nasce completamente ignorante, sem saber ou acreditar em nada. O ateu é quem não acredita em nenhuma crença. Logo, o o bebê é ateu. Assim como eles não têm posição política, ou opinião sobre qualquer coisa.
Logo, a religião é posta numa pessoa pelas outras pessoas que vivem em volta dela. Pelos pais, pelos professores, pela catequese, etc...
É por isso que catequisar crianças pequenas é um absurdo. A criança não tem nenhuma informação ou opinião sobre o mundo, e está curiosa sobre ele. Qualquer coisa que você botar na cabeça dela ela vai acreditar. Isso fere a liberdade religiosa. Uma pessoa devia ser catequisada apenas com o consentimento dela mesma, e apenas a partir de uma certa idade. Mas o que vemos são pais botando filhos de 8 anos na igreja para que eles se tornem religiosos incondicionais antes que comecem a ter opinião própria.
Realmente não entendi direito o que você quis dizer, porque você acha que é necessario acreditar tanto assim em um Deus q o ajude na hora do desespero e tudo, uma pessoa virar ateu porque alguem morreu??? Não sei se é tão dificial perceber mas um dia você, eu e todos deste topíco estaremos dentro de um caixão, em direção ao desconhecido, a ultima aventura, em ruma a um lugar melhor? ou em rumo ao esquecimento?
Alguem morrer não é motivo de alguem virar ateu, acreditar cegamente em uma verdade absoluta é algo difícil, pode contar qualquer estorinha, escrita em qualquer livro, todos tem imperfeições, pois todos foram criados por humanos, humanos crião (n sei se escreve assim u.u) pois são imperfeitos, para alcançar a perfeição. Logo se Deus teve necessidade de criar ele é imperfeito. Tá certo, isto é apenas uma opnião, nunca ninguem sabera a verdade absoluta, e ficar discutindo este assunto não adianta em nada, para muitos Deus não existe, para mim? Uma teoria aceitavel, afinal de contas como começou tudo? cansei de responder usando perguntas, e esta guerra ateu x religiosos não vai dar em nada, e ficar fazendo topicos sobre religião é a mesma coisa de querer ver polemica no forum, se quizer montar um topico de religião abranja os 2 lados da moeda, não esqueça que so porque você pensa de um jeito, este pensamento esta certo. Afinal somos seres humanos "racionais"(me pergunto o jacare existe a milhões de anos, e nunca destruiu nada na natureza, e nós humanos que existimos como vidas "inteligentes" a 12 mil anos, já destruimos varias florestas, a camada de ozonio, e provocamos o aquecimento global, me pergunto quem é o mais racional) e podemos discutir isso de forma pacifica.
Só porque as pessoas nascem sem opinião própria e a religião lhos é aplicada, não significa que depois elas não possam deixar de acreditar ou mudar de religião. Que diferença faz no mundo se as crianças e (pré-)adolescentes são religiosos ou não?
A diferença é que uma vez que lhe foi ensinada desde pequena que aquela crença era verdade sem nunca ter visto antes outras opiniões sobre o assunto, acaba de fato formando a opinião da pessoa, e isso acaba sendo muito injusto, considerando que uma vez não respeitada a imparcialidade, a decisão acaba sendo escolhida por ter sido induzida e não por ser realmente aquilo que ela pensa do assunto.
E por isso não é atoa que no Brasil 97% acredita em Deus e 70% se diz catolico... Já num lugar onde é apresentada outras opiniões sobre o assunto, como nos topicos-de-religião-do-t3b3aBR, as decisões já ficam mais balanceadas.
É, mas isso acaba sendo pura balela. A maioria acredita em Deus e é católica, mas apenas da boca pra fora, porque no dia-a-dia ninguém tá pensando em seguir os valores de sua religião, muito menos vai à missa frequentemente.
É claro que há uma parcela que vai, que é realmente mais religiosa, mas é minoria, menos entre os evangélicos, cuja massa é manipulada.
Estudei a vida toda em colégio católico, e salvo um ou outro da turma, todos os outros, se não são ateus, têm tanta aversão aos fanáticos quanto os ateus. A diferença é que a gente sabe sobre o que está falando, e não apenas repetindo o que a vovó/o pastor falaram. Ao longo da vida, com uma educação boa, a pessoa consegue decidir livremente no que acreditar. Eu acredito em Deus, mas vivo como ateu. E fui batizado bebê.