Postado originalmente por
wolverine de tenebra
eh verdade
o problema que eu vejo e
quero ver se alguem eh homem de confirmar, eh que muitas pessoas aqui nao sao ateus, mas sim odeiao Deus, pode ser pela perca de algum ente[?] querido, ou a nao realizaçao de um desejo, existem, claro, verdadeiros ateus aqui no topic, mas que eu pude ver sao so 2, nao vo fala nome, mas esses pra mim sao os unicos verdadeiros ateus daqui...
O mais lógico não é justamente o contrário ? Não é muito mais comum quem tá na merda virar religioso, esperando que o tal do todo-poderoso ajude ?
Em casos de perda de alguém que tu citou, não faria muito mais sentido a pessoa justamente virar religiosa na esperança de encontrar quem morreu novamente e tudo mais ? Garanto que deve tornar as coisas muito mais fáceis do que quando não se acredita em nada.
E se por acaso, caso eu tenha sido adicionado nessa tua lista de "pessoas com raiva de deus" por ter citado em outro tópico que perdi alguém tempos atrás e que seria mais fácil de lidar caso eu acreditasse em algo. Eu já disse e repito que eu já tinha minhas opiniões formadas sobre o assunto e elas não mudaram em nada depois do acontecido.
Eu mudei de opinião quanto a religiões no exato instante que passei a deixar de aceitar o que diziam (que nunca consegui acreditar totalmente), e passei a pensar mais sobre o assunto e tomar minhas próprias conclusões, ao invés de seguir a maioria sem sequer se questionar a respeito.
Sem falar que independente do que faz uma pessoa acreditar ou não em algo, o que importa é o fato em si não os motivos.
os indios aqui da america ja tinham religioes quando os portuguses chegaram, o primeiro indio nao teve contato com a religiao, entao como ele se tornou um religioso?
Respondendo a isso, pelo mesmo motivo que os gregos, egípcios, e todos os outros povos antigos também tinham seus deuses.
A criação de deuses sempre foi a forma usada para se explicar o inexplicável. Um ser supremo e poderoso era a peça chave que faltava pra tapar os buracos existentes na ciência da época.
As lendas sobre os deuses explicavam boa parte dos fatos, desde o motivo pelo qual temos dias e noites, sol ou chuva até a razão pela qual vivemos e morremos.
Isso vem de uma fraqueza da humanidade em não aceitar que não se pode ter todas as respostas, e pessoas se aproveitaram disso como forma de controle e obediência. (leia-se igreja católica)
Leo