Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online
Curtir: 0

Não estou nem ai se é moda ou não, estou nun país livre! E faço o que eu quero e quando quero desde que esteja na lei!
Sou ateu e como carne... e odeio vegetais...

É necessário distingüir os dois tipos de ateus. O ateísmo fraco e o ateísmo forte.
O ateísmo forte caracteriza-se pela negação de deus, pela certeza de sua não-existência. O ateu forte é um crente na não-existência de deus.
Já o ateu fraco não afirma a inexistência de deus. Apenas não acredita nele.
Lembro a vocês que ateu é um vocábulo de origem grega formado pela fusão dos radicais a (sem) e theo (deus). Ateu é o indivídiuo sem deus, ausente de deus. Talvez essa última definição seja ainda melhor que todas as que envolvem o verbo "acreditar" ou "desacreditar", já que estes verbos deixam implícita uma relação ativa com a idéia divina, o que não é necessário. Claro que neste caso falamos do ateísmo fraco, já que o ateísmo fraco pecisa necessariamente de uma idéia a ser refutada.
Bebês são tão ateus (ausência de deus) quanto são amorais (ausência de moral) ou apolíticos (sem ideologia).
Aliás, quem defendia isto é o meu xará John Locke. No século XVII ele já pregava a idéia de que as pessoas nascem como uma folha em branco, sem qualquer conhecimento ou idéia pré-formada. Locke influenciou Rousseau, o autor da famosa frase de que "todos os homens nascem bom, a sociedade que os corrompe".
Apesar da idéia original da Tavola Rasa estar ultrapassada (o código genético não torna os bebês eqüânimes), o seu valor no campo das idéias dos berçários ainda é válido.
~Ubi dubium ibi libertas
Eu não acredito em nenhuma religião existente.
Mas penso que existe uma força superior racional ou não.
O que ser eu???
Rihuwe
Essa vou ter que responder (aliás, agora que vi esse tópico).
Imagina só 20, 30, 50 anos atrás alguém dizendo que é ateu. Se bobear até apanhar na rua ia.
Tempos atrás demonstrar uma opinião diferente nesse assunto, era uma confusão beem maior do que hoje em dia. Felizmente, a perseguição aos "infiéis" hoje em dia é bem menor.
Antes não se tinha opção, hoje sim.
Talvez com o desenvolvimento da ciência e porque não, o conhecimento de que nem todos aceitam a mesma teoria, possa ter influenciado nisso.
Em muitos casos isso vem com um determinado grau de conhecimento, ou pelo menos questionamento sobre o assunto. Hoje em dia as pessoas não aceitam qualquer coisa sem questionar se faz ou não sentido pra cada um.
Se for levar em consideração, todos nós de certa forma estamos nas "classes privilegiadas", temos computador, internet, coisas que boa parte da população do país não tem. E principalmente, isso nos dá um grande acesso a informação . Coisa que no passado não acontecia.
Sei que não é o caso da maioria de vocês, mas acho que todos admitem que muitas pessoas são religiosas por inércia. Eu mesmo já fui assim quando era criança, "acreditava" em deus simplesmente porque meus pais e todas as pessoas que conhecia também acreditavam.
Naquela época eu não tinha capacidade de pensar seriamente sobre o assunto, e simplesmente aceitava o que os outros diziam. Será que muita gente não é assim ?
Quanto a história do modismo, eu acho que em muitos casos não se trata de moda em sim, mas do mero conhecimento que nem todos compartilham a mesma opinião.
Ah, sou carnívoro e odeio salada.
Leo
Senior tutor desde 10/02/2008.
http://img120.imageshack.us/img120/240/pentagramwa7.jpg
Their promises are honored,
In a mind controlled state
The absence of reality, reason and logic
Prove the failure of faith
(Dimmu Borgir)
Você quer aprofundar o assunto? Então dê nome aos bois. Caso contrário, a discussão não vai sair do lugar. Se existem tantos usuários ateus-modinha, não vai custar nada dizer os nicks e quotar alguns posts.
Eu não concordo com sua afirmação, mas você poderia me convencer com exemplos. O tópico foi criado para ser polêmico, então não vai fazer diferença.
Ninguém precisa defender (no sentido de proteger; falar em abono de, advogar;) os ideais do ateísmo para ser ateu. Eu, por exemplo, nunca tive fé e pouco me importa o que os outros pensam sobre o assunto. E isso não é legal, bom ou ruim. Essa é a minha condição, é a minha verdade.
Deus é um Papai Noel para crianças e adultos, apenas uma fábula muito famosa. Por sinal, meu primo de cinco anos acredita em ambos. Ele não gosta de seguir modinhas. :riso:
Geralmente é o contrário. Aos doze anos eu estudava em colégio de freiras e a maioria dos meus colegas simplesmente acreditavam em deus por que papai e mamãe garantiam que ele existia.
As crianças tem poucos argumentos e experiências de vida bastante limitadas. São poucos os garotos e garotas que vão ficar filosofando sobre a existência divina e tomar decisões sobre sua religião (ou falta de religião) na infância, mas basta um adulto falar que deus existe e que a criança faz parte do <insira sua religião aqui>... Pronto, isso se torna verdade.
É como decidir o time de futebol do seu filho, quando ele ainda é um bebê. Tudo começa com uma camisa do <insira seu time aqui>. Talvez, no futuro, isso seja levado a sério. As chances são grandes.
Eu fui o único aluno do colégio que não fez primeira comunhão. E não, meus pais não são ateus. Ninguém da família fez questão de me influenciar ou obrigar a nada, então eu segui meu caminho.
Última edição por Emanoel; 06-04-2008 às 04:10.
Na minha opinião, cataquese católica ou qualquer tipo de iniciação religiosa devia ser proibída para menores de 13 anos. A maioria dos religiosos o são porque seus pais os fizeram ser assim desde o berço. Conheço uma mulher que, assim que o filho fez uns 4 anos, colocou ele em um colégio batista para ele ter uma "criação cristã". Assim a criança não tem nem a chance de escolher uma religião, já é imposta nela quando seus valores estão em formação.
Meu time tem onze títulos brasileiros. E o seu?