Na real, o imposto sobre importação sempre foi uma bagunça. Muito em parte porque é uma ideia que veio dos primórdios do regime militar, quando o cidadão comum basicamente não importava nada.
Mexeram no design do site da RF de novo e eu to com preguiça de procurar aqui, mas a definição de importação na lei não era nada mais específico que "entrada de mercadoria estrangeira em território nacional." É uma distinção inútil, porque não define grupo nenhum. Não diferencia uso, origem, se envolve PF/PJ, valor, etc. Se o teu amigo morador de rua dos EUA te manda uma camiseta velha, ela vai ser enquadrada como produto importado. Não importa que seja um pedaço de lixo sem nenhum valor comercial. A neura do regime militar com isso era tão grande que haviam agentes fiscalizando bagagem até dentro de voos nacionais.
Daí ao invés de refazer a coisa do jeito certo, vão metendo uns mas porém entretanto até a lei ficar indecifrável. O resumão da Wikipédia mesmo mostra a insanidade:
O tal artigo 93 falava em 500 dolans.Verifica-se que o Decreto-Lei nº 1.804/80, no art. 2º, II, estabelece que as remessas de até cem dólares são isentas do imposto de importação quando destinados a pessoas físicas, nada mencionando sobre o remetente.
Após, a Portaria MF nº 156/99 e a IN SRF 096/99 passou a exigir que tanto o destinatário quanto o remetente fossem pessoas físicas e diminuiu o valor da isenção para o limite de US$ 50,00 (cinquenta dólares), sendo essa inválida, pois a Lei nº 8.383, de 30 de dezembro de 1991, art. 93, é superior à essa mesma Portaria.
A única constante é que o imposto sempre foi pago pelo importador, então é meio engraçado ter tanta gente insistindo que dessa vez quem vai pagar é o arrematador.
A questão de "valor aduaneiro" também é complexa, porque o frete dessa tralha toda é subsidiada pelo governo chinês e eu nunca vi entrar na conta de maneira transparente. O que daria pra importar do outro lado do planeta abaixo de 50 dólares incluindo o frete?
Na prática, ninguém sabe o que tá sendo aplicado e, mesmo se existisse uma resposta clara, a receita continua sem ter pessoal suficiente pra fiscalizar tudo.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 




Responder com Citação





