Postado originalmente por
Eliasafe
Depois do rombo deixado com uma LDO mal feita e isenções fiscais na tentativa de comprar uma reeleição, obviamente a bomba viria esse ano de todos os lados pra recuperar o imposto que não foi pago. Não existe magia, a gasolina baixar do dia pra noite dos 8 reais pra 4 reais acabou com o país.
Olha, eu acho que o Bolsonaro fez a campanha mais cara da história e que tomou muitas decisões de desinvestimento que acabaram com o poder de transformação do Estado brasileiro e mantiveram uma maquiagem fiscal que foi rapidamente desmascarada. Agora, não dá para esquecer que a isenção de impostos dos combustíveis é herança dos governos do PT, que subsidiaram não só gasolina e diesel mas também toda linha de produção automobilística do país. Indústria essa que que quebrou no momento em que a conta veio. A disparada do preço dos automóveis nos últimos 10 anos é consequência direta dessa política, que foi o último suspiro para a indústria brasileira.
Eu não caio no papo que o subsídio do Bolsonaro nos trouxe aqui. Ele foi eleitoreiro e mal-planejado mas não é novidade e, parte dele, está sendo mantido pelo governo federal nesse momento.

Eliasafe
Agora eu duvido muito que o número de fiscais consiga lidar com a quantidade de produtos que chegam, a única forma de taxar 100% das importações é taxar direto no ato da compra, o que dependeria da anuência chinesa, entretanto isso não é lucrativo pra eles, então durante essa visita do Lula também ele faça um acordo sobre essa questão.
E qual seria a contrapartida fiscal que o Brasil seria capaz de oferecer? Taxação das commodities do agro? A China nunca aceitaria algum acordo unilateral que envolvessem barreiras fiscais. Não é difícil perceber que, do jeito que a tributação será feita, afetará toda a cadeia de consumo desses produtos que são, majoritariamente, adquiridos pelas classes D e E. Ou alguém realmente acha que rico compra na Shein ou na lojinha da 25 de Março?
Eu não acredito nesse argumento "pedagógico" e de "justiça" acerca da sonegação. É simplesmente uma tentativa de aumentar a arrecadação, porque o governo sabe que o arcabouço fiscal não passa no Congresso do jeito que ele será enviado. Faltou foi peito para bancar outras fontes de arrecadação menos horizontais e competência para já enviar a reforma tributária em anexo ao remodelamento do teto. Não é possível que, nesses 4 anos, o PT não tinha ninguém trabalhando para construir essa reforma. Incompetência gigante.

Eliasafe
Rezem pela valorização do salário mínimo, redução do dólar e atualização do IR nos próximos 3 anos (até porque foi promessa de campanha).
Rezar não, po. Tem que cobrar. O 1 e o 3 foram promessas de campanha desse governo. A revisão da tabela do IR foi promessa desse, do anterior e do anterior do anterior. É bizarro ainda não ter sido feito e ficar por isso mesmo.