Postado originalmente por
Joe Dee
Bob Joe já foi mais lúcido. Parece até entusiasta de golpe pra poder denunciar "olha, eu falei que o bolsonaro era louco".
Isso todo mundo já sabe, Bob. Agora a chance de ter golpe é nula. O Brasil é imenso, não é comparável a esses países pequenos tipo Venezuela.
Bolsonaro não tem apoio nenhum para sequer ensaiar um golpe. É meia dúzia de malucos como ele no entorno que apoiariam uma maluquice dessas.
Não Joe, aí você tá sendo injusto. Primeiro, acho que é inocência dizer que o Bolsonaro só tem apoio de uma dúzia de malucos. O cara teve 58kk de votos, tem uma penetração gigante dentro das Forças Armadas e Forças de Segurança, muito apoio do agro e de empresários, uma base ideológica gigante nas igrejas. Ele também tinha vontade de agir nesse sentido, nunca conseguiu lidar muito bem dentro da institucionalidade. O fato dele não ter competência e coragem não é culpa de quem denuncia que as condições materiais estão postas.
Eu levantar essa análise de conjuntura não é torcer por um golpe. É dizer que ele é possível. E golpes costumam ter uma característica: no momento em que ele é totalmente visível e detectável, ele já está em curso. Podemos ficar de "vai dar nada" em "vai dar nada", até que dá e daí fudeu, não tem mais o que ser feito.
Além disso, não acho que o Bolsonaro teria sucesso em um golpe clássico nesse momento, pelas características geográficas e sociais do país. Apesar das brincadeiras, a minha preocupação sempre foi a mera tentativa ou com um golpe branco de longo prazo, nos moldes da Hungria. Em qualquer um dos casos, a o Brasil se tornaria um pária mundial e isso deixaria a nossa vida uma merda inacreditável.
No fim, eu fico é aliviado que o Bolsonaro seja esse ser incompetente e bundão. Eu tinha planos para sair do país mas vou ser obrigado a ficar mais uns tempos porque vou ter um filho. Tudo que eu menos quero é que algo assim aconteça. Foda-se se vão achar que estou exagerando ou não.
- - - Atualizado - - -
Só para acrescentar, isso não quer dizer que a esquerda brasileira também não morra de amores por um autoritarismo básico. Só que o Lula e o PT não tem apoio material para sequer cogitar algo assim. Não tem os militares, não tem as polícias e muito menos a base econômica do agro. Tem a militância radical mas boa parte dos 60kk dos votos foram muito mais antibolsonaro do que do PT.