Postado originalmente por
GrYllO
Só apresentando um contraponto:
A despeito das previsões apocalípticas, o jogo vai continuar. O único tipo de jogador atingido diretamente e frontalmente por esse nerf foi o powergamer ou "quem vive do jogo". Pro casual que pouco joga e/ou pouco liga pra exp/h e profit/h e joga o seu joguinho "de boas" muda muito pouco.
"ah, mas os powergamers vão invadir os respawns mais baixos"
Sim. Por outro lado, os respawns mais disputados tenderão a ficar mais livres - afinal, ainda não se pode estar em dois lugares ao mesmo tempo.
"mas os respawns tão muito piores do que eram"
Pra quem nunca nem teve a oportunidade de aproveitá-los (dada a alta procura), tanto faz.
"ah, mas você nunca mais vai chegar no level 1.000 tão fácil quanto quem já está lá"
Casual, lembra? A disputa pelo topo definitivamente não é o foco.
E ainda há o plus da deflação da economia. A queda do preço dos Tibia Coins é franca e isso pode ser bem positivo pro casual - pior pra quem vive do jogo.
No fim das contas, a CipSoft cortou na própria carne. É como cortar um membro necrosado pra não perder o corpo todo.
O jogo não vai acabar? Talvez não, mas o faturamento da CIP foi SERIAMENTE afetado com essa mudança. A queda de 12% dos jogadores online não foi por conta dos jogadores casuais. Foi por conta dos jogadores que gostam de upar, de rushar, e são justamente esses, e não os casuais, que dão o grosso do faturamento da empresa. Veja o Joe Dee, ele não é a exceção. Eu tenho amigos bastante próximos que caçavam em PT full na Livraria. Cada um deles queimava POR DIA 95 coins. Todos pararam. Só com eles, a CIP deixou de faturar 2660 Coins por semana. Praticamente 100 Euros em uma única party.
Sua previsão de que os respawns mais disputados vão ficar mais vazios é linda, mas eu quero ver o timinho casual level 250~300 caçando no Jugger Seal, ou no Plague Seal. Além de tomarem um waste que nunca mais vão esquecer, é bem provável que todos voltem direto pelo templo. Aí precisa recuperar, onde que vai? Em resp lixo, pois os poucos decentes que sobraram estão ocupados por players com Level. Duvida? Todo dia de manhã o Vexcraw (Um Streamer que eu gosto bastante) está caçando nos Drakens e Ghastlys do Zao Palace. Sim aquele resp bosta, que eu caçava no Level 200. Walls? Ocupada o dia todo. Banuta? Medusa Tower?
Não importa ser uma questão de disputa pelo topo. O casual não vai ter onde upar, e Tibia não dá muitas opções do que se fazer. Ou você caça, ou mata boss. E pra muitos dos bosses, você precisa ter um levelzinho decente, seja pra ter dano, seja pra não tomar HS, aí voltamos pra upar, e onde que você vai upar? Pois é.
Pra quem vive do jogo, tanto faz. Vai continuar venendo coin, o preço cai, o que ele precisa farmar pra comprar também cai. No final ficam elas por elas. O maior prejudicado? O casual que agora tem menos opções ainda de hunt, e do que fazer no jogo.
Em tempo: Sua tabela pega apenas os picos de cada dia. Meu acompanhamento tem um espectro de horas maior, traçando média de players online nesse horário, e fazendo a comparação, portanto, muito mais preciso. Assuma a queda como 12%.