Acompanhei os dois debates e vou colocar minha opinião a respeito dos candidatos:
- Bolsonaro: claramente não tem o dom da oratória e muitas vezes se complica. Acho que precisaria de uma assessoria melhor para melhorar a linguagem corporal e principalmente a fala. Perdeu a chance de mostrar que estudou sobre assuntos como economia (que sempre disse não entender nada) e mostrar suas propostas. Vai estar, provavelmente, no segundo turno pois tem um eleitorado fiel e que acredita ser a única opção de mudança.
- Alckmin: tem uma oratória excelente e uma linguagem corporal boa, porém possui um discurso que afasta o eleitorado "povão". Fala muito bonito dando a impressão de ser um candidato das elites. Além disso perdeu muitos pontos ao se aliar ao centrão, mostrando que vai continuar a corrupção e o loteamento de cargos.
- Marina Silva: mesma coisa de sempre. Não muda. Aparece de quatro em quatro anos, sempre com aquela fala cansativa, prometendo o mesmo.
- Álvaro Dias: candidato mais apático ao meu ver. Sempre com fala mansa, tentando mostrar que é uma boa opção, porém, ao meu ver, falta um pouco de emoção, de ênfase em seus discursos.
- Henrique Meirelles: não tem perfil de político. É uma pessoa técnica e que, embora tente se desvencilhar da sua fama de banqueiro, não consegue ser carismático e nem usar uma linguagem popular para atingir a grande massa.
- Boulos: tem uma oratória muito boa e uma linguagem corporal boa também. Embora tenha propostas absurdas e seja sabidamente um bandido, acredito que esteja se saindo bem nos debates pois usa uma linguagem popular e fala o que o povo quer ouvir. Quem conhece não vota jamais, porém quem não conhece pode facilmente ser enganado e seduzido a votar nele.
- Ciro Gomes: possui boa oratória e linguagem corporal. Ao meu ver, é um dos que mais está se dando bem nos debates. Utiliza uma linguagem popular e fala o que a grande massa quer ouvir. Apresenta propostas muitas vezes inviáveis, porém que não são identificadas pelos eleitores mais leigos (a grande maioria). Claramente bem assessorado demonstrando uma imagem de político do povo, a favor da democracia e defensor de mudanças. Quem não conhece, jamais imagina ser um coronel desprezível. Acredito que irá conseguir bastantes votos através dos debates, embora não o suficiente para o segundo turno.
- Cabo Daciolo: alegria dos debates. Acredito que faça parte da cota de toda eleição presidencial de ter um candidato totalmente fora do script padrão. Fala o que ninguém fala, apresenta propostas absurdas e faz a alegria da galera em casa. Está se dando bem nos debates, pois passou de um candidato totalmente desconhecido para pelo menos 1 ou 2% de votos.
Minha única queixa com relação aos debates é o fato de não terem chamado o Amoedo, mesmo com uma massiva campanha na internet por parte dos eleitores dele. Acredito que seja um candidato com uma visão diferente dos demais e que poderia acrescentar aos debates. Ao meu ver, ponto negativo para as emissoras.
Meu palpite pro segundo turno seria Bolsonaro x Alckmin, embora ainda tenhamos que esperar a definição do PT para ver como será a distribuição dos votos do Lula, visto que muitos petistas não votam no Haddad.