
Postado originalmente por
Morgoth Bauglir
Isto é algo bastante pessoal. Eu não sinto a possibilidade real de "quebra de ordem democrática de estado de direito" ou "geração de caos social" por parte de nenhum candidato
Bom, eu não acho paranoico ter medo disso quando o candidato em questão é um ex-militar que sempre legislou para militares, que sempre foi defensor da ditadura, que já teve várias posições autoritárias no passado e que, mesmo tentando se desvencilhar disso, ainda escolheu um general para vice que, a pouco tempo atrás, pregava uma "intervenção militar constitucional caso necessário".
É claro que é uma especulação, afinal as instituições podem funcionar e ele pode simplesmente não conseguir governar ou ele pode abrir negociações políticas para a governabilidade (ou alguém acha que todo mundo da bancada religiosa, da bala e ruralista é bonzinho e só vota por ideologia?). Mas, dentre todos os candidatos, ele é o que mais me assusta em relação a isso.
E tem aquilo, uma economia ferrada pode ser recuperada. Países muito mais na merda que o Brasil se recuperam. Um candidato de esquerda pode até fazer uma boa gerência da economia, se não mexer muito. Tivemos 8 anos de FHC e nem por isso o Brasil virou a Venezuela ou um país africano. Se um Alckmin da vida for ruim, daqui a 4 anos tem novas eleições. Agora, se a democracia for ameaçada, amigo, já era. Aí é só rezar pra não ser um novo Pinochet (que, inclusive, é uma das influências do digníssimo candidato) e Jair se preparando para apagar todos os posts "esquerdistas" das redes sociais.
O que o Bolsonaro quer vender (e o que a direita brasileira está comprando) é que o pior candidato de direita é melhor que qualquer um de esquerda. A demonização do pensamento ideológico chegou ao nível de achar que apenas um espectro ideológico é o "do bem" e qualquer coisa fora disso é o caos apocalíptico soviético. Isso é uma falácia. Um candidato ruim de direita pode acabar com o país da mesma forma que qualquer candidato ruim faria.

Postado originalmente por
Morgoth Bauglir
Concordo que ele é uma lástima como figura política, mas, novamente sou obrigado a fazer a comparação com o resto dos candidatos que tem chances reais de vencer, e não teria como fugir muito disso. Afinal de contas, tem candidato que paga de bonzinho e dialogador mas que gosta de ser coronelzinho por ai, não é mesmo?
Observe, nenhum outro candidato com chances de ganhar é perfeito. O Brasil vai sair perdendo em todos os casos, ao meu ver. O Ciro é tão intransigente quanto o Bolsonaro, por exemplo, além de ter várias propostas equivocadas, ao meu ver. Mas o segundo, na minha visão, reúne TODAS as características que eu acho equivocadas, dando destaque às que eu citei.

Postado originalmente por
Morgoth Bauglir
Concordo, tem várias propostas e ideias que não concordo, eu acho meio estranho você usar a palavra NENHUMA, isso soa muito forte, tem certeza disso? Ele citou acabar totalmente com os correios e tirar isso da mão do estado (uma das propostas liberais que você citou), você é um cara sensato e tenho certeza que concorda com essa "proposta" por exemplo, enfim, pode parecer que estou pegando no seu pé mas achei realmente exagerado você falar que não concorda com NADA. Sobre sua desconfiança em relação ao "súbito" liberalismo florescente no coração de Bolsonaro, eu concordo, há de haver desconfiança mesmo, paulo guedes realmente pode ser demitido e etc, mas aos meus olhos isso soa meio paranoico e forçado de certa forma
A dos Correios ele já falou ao contrário no Roda Viva, dá uma olhada. É uma das várias questões de economia que ele e o Paulo Guedes discordam e "vão chegar a um meio termo". Ou seja, estamos todos dependendo da sensatez do Paulo Guedes, que não tem cargo elegível, que pode morrer amanhã, que pode ficar de saco cheio, etc. Isso não é incomum, a Dilma começou com um Guido Mantega e depois tentou emplacar um Joaquim Levy, contra todas as opiniões de quem elegeu ela.
De resto, eu te dou minha palavra que já ouvi todas as propostas ditas nas entrevistas dele feitas de 2017 pra cá. Não são muitas, repare, ele ainda não tem um plano de governo formal faltando um pouco mais de 2 meses pras eleições. Mas de todas que ouvi, não concordo com nenhuma. No máximo, concordo que o problema existe, mas acho as soluções propostas e a linha de pensamento tosca ou proselitismo ideológico. Se quiser, pode enumerar algumas que você acha boas, tirando aquela parte econômica extremamente questionável e contraditória com as atitudes do próprio candidato.

Postado originalmente por
Morgoth Bauglir
Fazendo um pararelo com o Trump, dadas as devidas proporções, ele também é um cara cheio de preconceitos e isso de maneira nenhuma está afetando ou direcionando sua administração nos eua (que tem sido razoável, por sinal). Eu acho essa comparação válida pois esse cenário apocalíptico e histeria coletiva soa bastante semelhante com o que ocorreu nas eleições americanas, e cá estamos hoje, trump não matou enforcou nenhum mexicano ou gay em praça publica.
Tem que dar as devidas proporções mesmo, porque são caras muito diferentes. De igual, só tem o preconceito e a controvérsia. E, talvez, um amor por botnets russas. Trump é de um partido tradicional, nunca sequer flertou com regime autoritário, nunca foi um homem da política e, por mais que não seja um gênio na fala, é inteligente e tem uma boa equipe econômica (apesar de uma péssima equipe de RP). Mesmo assim ainda acho ele um merda, mas esse é um problema dos americanos, não meu.
O problema é que, a simples existência de um cara como o Trump, já foi suficiente para atiçar um animus racista no resto da sociedade americana. Deve-se lembrar que, pela primeira vez em muito tempo, ele foi o candidato que teve apoio dentre todos os grupos segregacionistas e supremacistas americanos. Não que ele o seja, mas só isso já é preocupante.
No caso do Bolsonaro, a maioria dos cusões nesse sentido votam nele. Não significa que todos que votam nele são cusões, mas eu não me alinho aos cusões sem ter um motivo muito bom. E esse motivo ainda não foi dado.

Postado originalmente por
Morgoth Bauglir
Em resumo, eu acho muito mais factível um cenário apocalíptico gerado por um rombo econômico com pessoas morrendo de fome do que um cenário apocalíptico social gerado por disseminação de "ódio" e blablabla.
Acho que esse é mais paranoico que o meu cenário. Não acho que um possível governo do Alckmin seria apocalíptico na economia. Bem como o do FHC não foi e o Alckmin é bem mais liberal. Mesma coisa com o Meirelles, por exemplo. Teria essa dúvida em relação ao Ciro, mas mesmo assim, em 4 anos a gente ainda consegue votar de novo. A Marina seria manipulada pelo congresso assim como é pelo próprio partido, então nada mudaria. A gente não tem muita escolha, vamos nos fuder de qualquer forma. Mas eu ainda quero ter a chance de outras opções aparecerem em 2022.
No fundo no fundo a gente sabe que a eleição mais importante é a do Parlamento, mas gastamos horas falando apenas do Executivo quando temos a possibilidade de escolher o pior legislativo de todos os tempos. É nessa hora que os votantes do Amoedo deveriam estar publicitando os candidatos do Novo ao congresso e senado, porque disso depende ter um candidato liberal de verdade nas próximas eleições presidenciais com presença em debate e tempo de TV. Mais ao invés disso temos liberais na economia e nos costumes vendendo um candidato conservador e que tem um liberalismo econômico totalmente questionável.