Hajj Shabbaz
A história da família Shabbaz confunde-se com a história da colonização de Liberty Bay. Seus ancestrais mais antigos parecem ter pertencido a uma das primeiras famílias a habitar a ilha de Vandura; no entanto, devido à guerra, nem todos conseguiram viver plenamente. Hajj Shabbaz, por exemplo, é um descendente que, apesar de vivo, não se considera feliz. Sequer conheceu a família e foi criado por uma anciã que aparenta ser tão antiga quanto a ilha. Alguns rumores dizem que ela utiliza magia druídica para se tornar mais jovem, uma vez que guarda em sua memória inúmeras histórias sobre Liberty Bay antes e depois da colonização. Apesar disso, quando o acolheu, Charlotta não conversou muito com Hajj sobre a ocupação da cidade. Ela teve a infeliz missão de orientá-lo, na juventude, sobre seu destino: trabalhar nos campos de cana-de-açúcar. A anciã explicou para ele que aquilo o manteria vivo, mesmo que o salário fosse pouco ou nulo e o trabalho árduo; porém, secretamente, o incentivava a nunca deixar um sonho morrer, qualquer que fosse.
Condição de seu destino e sobrevivência em Liberty Bay, Hajj Shabbaz foi, aos 14 anos, trabalhar como cortador de cana nos campos da cidade. Pouco a pouco, o jovem foi conversando com outros homens em mesma situação, pobres e herdeiros dos nativos de Vandura, e foi descobrindo mais sobre a história de sua família. Trabalhou anos cortando cana, porém cada dia que passava vagarosamente alimentava seu ódio contra a nobreza de Thais e Venore. Shabbaz se tornou conhecido nos campos de cana pela habilidade e simpatia; o desenvolvimento de seus músculos se deu por conta do trabalho exigente e rigoroso. Desenvolveu laços com todos os cortadores de cana e, diante dos relatos sofridos dos companheiros – mais velhos que ele e que lutaram na guerra contras as tropas colonizadoras de Thais e Venore – Shabbaz não conseguiu se resignar: trabalhar a vida inteira para manter um império egoísta e mesquinho deixara de ser uma opção para ele. Passou, então, a chamar Liberty Bay pelo nome original: Summerheaven – que, por gerações e gerações antes da chegada da ganância e avareza venoriana, foi uma cidade livre, abundante de recursos naturais e que prosperava naturalmente.
Os cortadores de cana, no entanto, não acompanharam sua decisão. Já estavam velhos e haviam sido reprimidos fortemente no passado para tentar qualquer resistência; as feridas ainda estavam abertas e sangravam, a guerra nunca terminaria. Quando informou a Charlotta seu ganancioso plano, estava tomado de ódio. Ela sequer resistiu: viu nos olhos do ávido jovem que estava decidido a seguir seu caminho. Shabbaz tinha ódio, muito ódio quando, com dificuldade – devido sua origem, foi aceito pelo Rei Tibianos III no Império Real. Em nome de Thais, praticou muitas maldades a outros povos e destruiu muitas famílias; porém, para ele, todas suas atitudes se justificavam em nome da vingança. Considera a si mesmo um justiceiro e havia jurado que não mediria esforços até erguer Summerheaven novamente.