E ai pessoal, curtindo o LOE? Pois é, eu não, não consegui comprar porque a Blizzard mudou o sistema de pagamento do Brasil
Mas deixando isso de lado, já faz 1 semana que todos os cards foram liberados, então me parece apropriado fazer um review.
Como um todo, a aventura foi bem positiva. Os bosses são divertidos (exceto Steel Sentinel) e os cards são bem interessantes.
Então, vamos dividir os cards em 3 categorias:
- Verde (God Tier): cards que já estão no meta e são poderosos. Vieram pra ficar.
- Laranja (É MAIS OU MENOS Tier): cards que tem potencial, seja pra fazer decks divertidos (gimmick), seja pra compor decks que ainda não são considerados viáveis pro meta ou até mesmo cards que podem inspirar (hã hã sacou?) decks novos no futuro.
- Vermelho (Garbage Tier): cards que dificilmente serão utilizados no constructed, independente do meta. Note que alguns cards dessa lista são excelentes na arena, mas o foco do review é constructed.
Vou dar mais ênfase aos cards melhores. Pros decks citados no texto, refiram-se ao
Power Ranking mais recente do Team Liquid ou ao
Meta Snapshot do Tempostorm.
God Tier:
- Brann Bronzebeard: Muito potencial pois Battlecry é um efeito muito comum. Quem não gostaria de curar 16 com um Healbot só? Ou então ganhar 2x um bônus de ataque/vida? Só cuidado com o Brann + Injured Blademaster heim. Usado em Dragon Priest, Mech Mage.
- Dark Peddler: Excelente 2 drop pra Warlocks, já entrou pras listas Demonzoo e Malylock. Como Warlock possui os melhores 1 drops do jogo e cards de classe possuem 400% a mais de chance de aparecer no Discover, a chance de conseguir um card poderoso é alta (Flame Imp, Power Overwhelming, Soulfire e até Voidwalker e Mortal Coil).
- Entomb: Está alavancando Control Priest. Ao mesmo tempo que você remove um late game do oponente sem ativar deathrattles, você ganha um late game. Pobres Control Warriors :/
- Forgotten Torch: Já virou parte dos Freeze Mage, principalmente em builds com Reno Jackson (SuperJJ Freeze Mage), onde uma Fireball é substituída por uma Torch dando mais consistência pro Reno Jackson ativar.
- Keeper of Uldaman: Novo card pra Midrange Paladins, extremamente versátil por poder tanto buffar Recruits como também servir de pseudo-removal pra minions do oponente.
- Mounted Raptor: Shredder em miniatura, mais um card pro Aggro Druid e talvez até pro Midrange Druid por ser fácil de grudar no board e facilitar combo.
- Museum Curator: Carta boa para Control Priest, pois preenche o vazio do turno 2. Como o único card de deathrattle do Priest é o Dark Cultist, é boa a chance de ele aparecer como uma das opções. Fora muitos deathrattle úteis como Sylvanas, Shredder, Belcher.
- Reno Jackson: WE GONNA BE RICH. Esse card sozinho criou pelo menos 3 archetypes (Renolock, Reno Paladin e Highlander Warrior), sendo que o Renolock já é um dos melhores decks do meta. Também melhorou o Freeze Mage. Talvez o melhor card da expansão.
- Sir Finley Mrrgglton: Se Reno Jackson é o melhor, esse seria o segundo. Precisa de um hero power agressivo pro Face Warrior ou Aggro Shaman? Sem problema. Precisa de heal/armor pra decks de control? Tudo bem. Precisa de card draw pra decks Midrange? Veio ao lugar certo. A versatilidade desse card combinado com os melhores stats de um minion neutro de 1 de mana (excetuando cards com drawbacks) possibilitam que ele seja usado em muitos decks.
- Tomb Pillager: Miracle está de volta? Dog reviveu o deck usando essa carta, pois as coins geradas ativam o Auctioneer. De qualquer forma, é um card importante pois a coin facilita a ativação de combos. Depois do fiasco do Cutpurse, o Rogue merecia essa carta.
- Tunnel Trogg: Junto com o Sir Finley, alavancou o Aggro Shaman como um deck viável. A quantidade de burst é absurda e o Tunnel Trogg vira um monstro rapidamente. Por outro lado, enterrou o já debilitado Mech Shaman por ser muito mais agressivo e eficiente. Finalmente o Shaman pode comemorar.
É MAIS OU MENOS Tier:
- Anyfin Can Happen: permite um OTK usando Old Murk Eye, 2 Bluegill, 2 Warleader e 2 Oracle. Veremos se Murloc Paladin será viável.
- Arch-Thief Rafaam: bom card pra decks de control, pode substituir Ysera, por exemplo. Porém no mundo ideal de coleções completas, existem cards melhores.
- Cursed Blade: nenhum dos decks atuais trocaria suas armas por essa, o risco é muito alto. No entanto, pode ser uma boa carta pra um Face Warrior que aos poucos vai ganhando forma.
- Desert Camel: um card interessante pra Midrange Hunter. O problema é que com tanto aggro você vai puxar algo do oponente também.
- Djinni of Zephyrs: interessante pra classes com buffs (Priest, Paladin), tem várias interações curiosas e bizarras.
- Eerie Statue: um Ancient Watcher crescidinho, só encaixa em Handlock e num Taunt/Watcher Druid. Tem que testar, mas tem potencial.
- Elise Starseeker: não é muito competitivo, mas é um card que rende partidas legais. Talvez se encaixe num Control Warrior pois o jogo sempre vai pro fatigue, então o Golden Monkey será comprado.
- Ethereal Conjurer: bom card pra Mage pois as spells são de alta qualidade. Porém o custo e stats da carta requerem mais testes antes de se tornar staple.
- Excavated Evil: um Holy Nova modificado, alguns Control Priest estão testando. É bom contra aggro pois o oponente não está interessado em comprar esse board clear.
- Explorer's Hat: outro card interessante pra Midrange Hunter, veremos se vai permanecer nas listas.
- Fierce Monkey: quem sabe Taunt Warrior não se torne viável um dia? Enquanto isso, esse card pode ocupar o slot de 3 de mana de Control Warriors, que geralmente sofrem no early game.
- Gorillabot A-3: veio meio tarde pois o hype dos mechs já passou. No entanto, gera card advantage, solucionando um problema recorrente de Mech Mage.
- Jeweled Scarab: ao descobrir um card de custo 3, ele garante que a sua curva seja perfeita mesmo que sua mão inicial seja ruim. O difícil é saber o que cortar pra incluí-lo.
- Naga Sea Witch: pode levar a um novo tipo de deck de ramp, logo funciona melhor em Druid. Quem não ia querer uma Ysera no turno 6?
- Raven Idol: o fato de descobrir spells de Druid pode facilitar combos, fornecendo Savage Roar/Force of Nature. Pode também fornecer removals como Swipe, Starfall ou Poison Seeds.
- Reliquary Seeker: em decks Zoo ultra-rápidos, não é difícil floodar o board com minions. Boa sinergia com Implosion.
- Tomb Spider: Pode substituir Piloted Shredders no Midrange Hunter por fornecer mais beasts. Hunter possui beasts poderosas como Gahzrilla, King Krush e Savannah Highmane, que tem mais chance de aparecer no Discover.
- Unearthed Raptor: pode ajudar a criar um Tempo Rogue (ou Raptor Rogue), copiando deathrattles de Piloted Shredders, Sylvanas ou Sludge Belchers.
Garbage Tier:
- Ancient Shade: 4 de vida no 4 de mana é péssimo. Até pra decks aggro tem coisa melhor.
- Animated Armor: efeito legal mas dificilmente essa carta será utilizada.
- Anubisath Sentinel: vai ativar efeitos no vazio.
- Curse of Rafaam: Warlock tem coisa melhor.
- Dart Trap: Hunter tem muitos secrets mais eficientes que esse.
- Everyfin is Awesome: diferente do Paladin, Murloc Shaman talvez não se torne realidade. Se você conseguiu jogar essa carta com custo baixo, significa que você já tá bem a frente no board, então não muda muita coisa.
- Fossilized Devilsaur: se Druid já não usa Ironbark Protector, também não usaria esse. Também não cabe em outras classes.
- Huge Toad: melhor Knife Juggler ou até Flame Juggler.
- Jungle Moonkin: os olhos brilham por um Swipe mais poderoso no turno seguinte, mas eu não daria Spell Damage pro meu oponente sendo que ele vai se beneficiar primeiro. Esperar turno 8 seria tarde demais.
- Murloc Tinyfin: AI QUE GRACINHA. Pronto é só isso mesmo.
- Obsidian Destroyer: por esse custo de mana você quer usar lendários, não isso aqui. Nem pra um Taunt Warrior serviria.
- Pit Snake: tem gente que achou bom, eu achei péssimo. Não usam Silent Assassin, vão usar esse porque?
- Rumbling Elemental: apesar da sinergia óbvia com Brann, não acho que seja um bom card pois é muito lento.
- Sacred Trial: Paladin tem secrets melhores, o board nunca vai estar muito cheio pra esse secret ativar.
- Summoning Stone: muito lento pra funcionar legal.
- Wobbling Runts: tem coisa melhor pra usar no 6 de mana.
Dúvidas e comentários são bem vindos