Se bem me lembro, li uma vez que OTS (open Tibia server) não são ilegais do ponto de vista jurídico, na verdade a própria Cipsoft não os condena, a unica condição desses servidores alternativos é a obrigação de oferecer premmium account grátis, ou seja, os donos não podem vender a premmium account pros seus servidores mas têm de oferecê-las gratuitamente aos jogadores.
Entretanto, essa condição é facilmente burlada: o dono do servidor coloca, automaticamente, premium time infinito grátis em todas as contas, e monta um sistema de recompensas por doações, ou seja, o jogador faz uma doação ao servidor, e, em troca, ganha vantagens como acesso à novas áreas, armas e equipamentos editados, lugares apropriados para treino de skills e novas quests.
A questão é: na teoria, OTS não deveriam ser montados com fins lucrativos já que seus donos não podem vender premium accounts, mas nada impede que os servidores recebam doações e recompensem seus colaboradores com vantagens no jogo.
Eu frequentemente jogo OTS, minha versão preferida é a 8.6, e reúnos meus amigos para jogarmos com o objetivo de relaxar, jogar e treinar PvP sem preocupação de deixar o personagem morrer, conhecer áreas novas, fazer amigos e espairecer.