Postado originalmente por
GrYllO
Na realidade distribuir um mundo por vários servidores é uma forma de dificultar (e bem) a ação dos atacantes... Não é à toa que as grandes franquias (ele citou as duas maiores) utilizam esse método pra minimizar os impactos dos ataques DDoS.
Também não vi o Craban isentando a CipSoft da culpa. Afinal, eles esperaram a merda acontecer para só então correr atrás do prejuízo. Um plano de modernização da estrutura interna do jogo já deveria existir mesmo que não existissem ataques.
Por outro lado, não posso me esquecer que a CipSoft não é tão grande assim e precisa dosar mais seus recursos (humanos e materiais) em seus projetos...
Não vejo tanta dificuldade em mapear mais ips, não tem dinamismo nenhum nessa ação, steady ips mesmo que com máscara de ip em sub redes em diversos servidores, pega 1 geek sem nada pra fazer ou alguém com alguma disposição que isso é possível e tem 1 jeito muito fácil que é comprando 1 roteador bom, tipo Linksys E2500 ou superiores com função de QoS interno e visualização de conexões, pelo próprio programa da rede você visualiza todas as conexões feitas pelo seu computador, dá trabalho, mas é passível de ser realizado.
Eu acho que assumir que isso dificulta a ação dos atacantes é menosprezar os conhecimentos de rede do cara que tá fazendo, esse cara certamente não é um maluquinho com um diplomasinho em ciências da computação rsrs
Na real o meu ponto é: ok, arruma a estrutura do jogo, realmente é algo necessário, mas mais pra automatizar certas ações e tirar o peso de processamento de um único servidor do que pra dificultar ações de hackers, mas mesmo que arrumem a estrutura do jogo, não mudar nada, principalmente porque a cip até agora não me parece ter feito investimento pesado em segurança de rede.