Curso Medicina na UNIPLAC (Universidade do Planalto Catarinense)
Passei quase o ensino médio inteiro sem ter a menor ideia do que cursar. Fui ganhando gosto pela área das biológicas graças a ótimos professores de biologia e química que eu tive. Mas a decisão pela medicina só veio bem mais tarde, quando passei, por dois momentos, um tempo internado por causa de uma cirurgia. O contato extremamente próximo que tive com vários médicos e acadêmicos nesses momentos aí foram críticos pra acabar optando pelo curso. Além de que integrar um conteúdo que eu gosto bastante com uma profissão que visa o bem do próximo me pareceu algo bem bacana.
E como todo vestibulando de medicina, tive que aguentar muita gente que quando ficava sabendo da minha pretensão, sempre soltava os clássicos "Medicina é? Boa sorte" "Vai ser difícil hein!" "Tem que estudar muito!". Foquei todo o meu estudo pra passar na UFSC, nem cogitava ir pra uma particular e também não tava afim de ir parar em cursinho. Não consegui passar na federal, apesar de ter feito uma pontuação excelente pra quem recém se formou no 3ão, mas passei na particular aqui, que também não foi fácil. Por já ter parentes médicos formados na UNIPLAC, resolvi iniciar o curso ali, pra ver se eu gostava. E gostei. Muito.
Minha opinião sobre o curso:
O que vivem falando pra qualquer um que quer medicina é pura verdade: é um curso pra quem gosta muito de estudar. E isso ainda se torna mais verdadeiro aqui porque o método utilizado é o PBL (
Problem-based Learning). É o aluno quem tem que buscar o conteúdo pra ser debatido em sala. O professor é chamado de "tutor" e fica ali pra ajudar a discussão fluir e corrigir eventuais erros. A aula mesmo parte dos alunos. Sei que isso parece absurdo pra quem não conhece o método, mas funciona
extremamente bem. Inclusive, é o método que várias faculdades canadenses e holandesas, e algumas americanas, utilizam.
No método tradicional, durante o ciclo básico (1º e 2º ano), só se tem matérias fundamentais. Anatomia, fisiologia, histologia, bioquímica, genética médica, microbiologia, imunologia, etc. Aqui, pelo método PBL, essas matérias são estudadas ao mesmo tempo dentro de um caso clínico "de papel" (um a cada 4-6 semanas). Assim, nós só estudamos a parte da matéria que é aplicável ao caso. Isso ajuda a treinar o raciocínio clínico desde a primeira semana de aula. Depois que você entende a lógica, é algo sensacional. Você consegue fazer conexões que um aluno do método tradicional só conseguiria fazer lá pela metade do curso. É claro, tem suas falhas (nem toda matéria é abordada), mas é bem interessante.
Apesar da rotina ser cada vez mais puxada à medida que você vai avançando no curso (no 5º e 6º ano, tem o internato, que te obriga a fazer plantão em hospitais), basta ter um pouco de organização que você consegue levar tranquilo. Uma das coisas que mais se ouve na faculdade é que o "vestibular foi a última prova fácil da sua vida", e é verdade. O conteúdo das provas parece que não acaba mais.
-----
Enfim, se você gosta muito de estudar e sabe se manter organizado, é um ótimo curso. Caso contrário, você vai pegar pedreira pelo caminho. Medicina pode parecer bonitinho e agradável na TV e tal, mas a realidade é
bem diferente. Quer medicina por status ou grana, ou por que gosta de assistir House? Desculpa a sinceridade, mas você está fodido. Gente que chega lá por causa disso, não aguenta um semestre hahaha
Já que o pessoal do tópico também está se prontificando: se quiserem tirar alguma dúvida ou bater um papo, pode entrar em contato por uma MP, ficarei feliz em ajudar
Abraços.