Postado originalmente por
Steve B
Eu sou bem magro, mas a única gordurinha que tenho é justamente na barriga. E eu já ando pra cacete (pra cacete mesmo) todo dia e quero bem mais ganhar massa muscular do que perder gordura, então não faço e não farei aeróbico.
Mas pelo que vocês disseram, então é impossível eu ganhar a massa muscular que eu quero e perder essa barriguinha ao mesmo tempo, mesmo fazendo abdominal pra cacete?
Existe uma máxima no fisiculturismo que diz que perder gordura e ganhar massa muscular ao mesmo tempo é extremamente difícil e trabalhoso. Por isso,
a maioria de nós, amadores, costumamos fazer o seguinte: durante um período de tempo, nos focamos em ganhar o máximo de massa muscular possível, até admitindo um ganho de gordura (bulking); depois de ter colocado "massa na carcaça", nos preocupamos em definir esse músculo. É aí que entra o cutting, em que a galera vai se preocupar com tanquinho e afins.
O h3o já falou sobre o tanquinho. Pense em você como um animal no estado de natureza. A sua massa muscular irá se construir justamente pela necessidade do seu corpo de suportar as cargas a que está sendo exposto.
Agora, pegue como exemplo uma dieta que corte carboidratos e eleve a ingestão de proteínas. Você já estudou em Biologia que carboidrato = energia. Se você corta os carboidratos, o seu cérebro irá recorrer a fontes alternativas dentro do seu corpo pra gerar energia e manter as suas funções vitais.
É aí que entra a necessidade de você aliar um treino pesado de musculação e uma boa dieta pra perder gordura. A primeira coisa que o seu cérebro tentará fazer ao descobrir que não há carboidratos no seu corpo é tentar quebrar a sua massa muscular, justamente pela facilidade de se obter energia dessa forma. Assim, se você continuar o seu treino normal de levantamento de ferro, o cérebro irá pensar que você está usando seus músculos e que eles são vitais pra sua sobrevivência na natureza. É aí que ele vai começar a quebrar gordura.
Então, Steve, se preocupe inicialmente em ganhar massa muscular. Tem gente que chega e fala "pô, não quero ficar grande, quero só dar uma definida". Vai definir o quê, osso? Monta uma dieta hipercalórica, puxe ferro e ganha músculos antes de pensar em tanquinho e tal.
Abraços.