Postado originalmente por
Melroch
Sim, e essa mesma Bíblia fala de "falsos profetas", que nada mais são do que aqueles que deturpam a Palavra para benefício próprio. A Bíblia fala muito disso! Afirmar que a Bíblia seria falha pelo fato de ela poder ser usada para o mal, portanto, é inviável, pois tudo acontece exatamente como ela propõe: Haverão os falsos profetas. E adivinha? Um dos temas centrais da Bíblia é a corrupção do homem.
Eu sei que a bíblia fala bastante sobre os falsos profetas. Digo isso porque já lí a bíblia uma vez(não significa que eu saiba tudo por ter lido) no ano passado(tive tempo disponível e resolvi ler).
E eu não afirmei, em lugar algum, que a bíblia seria falsa(ou mentirosa, falha) somente porque algumas pessoas a usam com más intenções. Dizer que a bíblia é falsa pois pode/é/foi usada para falcatruas, para enganar o próximo, escravizar alguém e destruir pessoas/culturas, é uma falácia e um erro gigantesco.

Melroch
Portanto permita-me reformular sua afirmação:
"Muitos usam muitas coisas para enganar os outros e para benefícios próprios"
Perceba que o ponto aqui não é o que é usado para benefício próprio, mas sim quem usa, e porque usa.
A reformulação feita por você não deixa de ser genuína. Contudo(e como você mesmo disse) o ponto em questão é quem usa, com quais objetivos usa e, o motivo de usar para tal escopo. Só o fato de estarem utilizando um livro para enganar, iludir e/ou ''diminuir'' o próximo já é algo errado e, quem o faz deveria ser punido(óbvio :riso: ). Prescindir o fato de que a bíblia(e diversas outras coisas - aqui entra até astrologia(não confundir com astronomia)) é usada para enganar é um enorme erro. Em muitos casos são as próprias pessoas que se deixam enganar - seja por falta de pensar e refletir mais sobre o assunto, de senso crítico ou até mesmo de conhecimento.
E, apesar do que possa parecer, eu não tenho nada contra a bíblia(ou livros de outras religiões). Se é isso o que você imaginou, então que saiba.
A única coisa que eu sou diametralmente contra, é a fé cega que muitos possuem. Muitos dos que se deixam enganar/manipular, tem conhecimento bastante restrito e, também não querem aprender mais(seja lendo, refletindo etc...). Caso a educação fosse de melhor qualidade e também todos pensassem e refletissem mais antes de aceitar/rejeitar algo, muito raramente escolhas erradas seriam feitas.

Melroch
Sim, a Religião pode causar isso.
Mas se você for tomar a Bíblia como uma causa para esse problema, veja o que ela fala, parece bem o oposto:
Rm 12:2 "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."
Ef 6:12 [I]"pois a nossa luta não é contra seres humanos mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais."
Acredito que isso varie conforme o ponto de vista de cada indivíduo. Lendo Rm 12:2, parece mais, sinceramente, que tal versículo faz a pessoa sentir-se calma e indiferente em relação a natureza e os problemas. Por motivos assim(não digo apenas cristãos ou teístas), muitos indivíduos acabam esquecendo dos problemas do planeta e se concentram apenas em seguir determinada religião para serem salvos/beneficiados após a morte.
Ademais, somente o fato de muitas pessoas acreditarem em vida após a morte e/ou que serão recompensadas/beneficiadas se fizerem isso ou aquilo, faz com que se acalmem e esqueçam(aqui quero dizer, tratar com indiferença e desprezo) que, independentemente do que acreditam, após morrerem este mundo continuará a existir, e talvez os descendentes dela mesma paguem o preço pelo descuido.

Crauserf
Há assassinos em potencial no mundo todo, que querem matar você a mim e a eles mesmos, porque são motivados pelo que consideram o ideal maior. A política tem culpa. Iraque, Palestina, e até a privação social na Inglaterra. Mas, diante desafio para nossa civilização, não podemos ignorar o elefante na sala. Um elefante chamado "religião". O homem-bomba está convencido de que, matando por Deus, irá direto para o céu dos mártires. Esse não é um problema só do islamismo.
Realmente, isso é um problema gravíssimo. Acredito eu que amenizariam tais acontecimentos se deixassem os muçulmanos isolados do resto do mundo. Deixariam eles acreditarem no que acreditam, mas no lugar deles e sem ferir terceiros(inocentes).

Crauserf
Não há razões comprovadas para se crer em Deus.
Por quê? E além disso, precisa haver razões comprovadas para que as pessoas tenham o direito de acreditarem em Deus(es)?
Sinceramente, eu não vejo obrigatoriedade de provas para que se possa acreditar em um(alguns) Deus(es).
P.S: Ja digo que sou agnóstico, estou apenas dando minha opinião, não se iluda.

Crauserf
Acho que a ideia de um criador divino desconsidera a elegante realidade do Universo.
Discordo completamente. Não vejo por que motivo Deus e isso não poderiam coexistir:

Crauserf
O século 21 deveria ser a era da razão, mas a fé irracional e militante está de volta.
O século
XXI deveria ser feito por pessoas que buscam a verdade de forma honesta, diligentes e que saibam conviver com as semelhanças e diferenças, isso sim.

Crauserf
O extremismo religioso está envolvido nos conflitos mais amargos e intermináveis do mundo. O problema para a próxima geração será a islamização da Europa. Chegou a hora de pessoas sensatas darem um basta. A fé religiosa condena o pensamento independente, causa dissensão e é perigosa.
Você disse verdades até o primeiro ponto. Sim, a islamização da Europa será, obviamente, um problema gravíssimo. No entanto, não é matando que se revolve tudo, concorda?
A fé religiosa condena o pensamente apenas de pessoas que não tem disposição para pensar e refletir mais. Você fala como se somente ateus pensassem e fossem sábios. Esqueceu que a teoria do big bang, por exemplo, foi descoberta por um padre. A religião não causa a moral. Saiba disso!

Hyd~
Imagine-se casado com uma crente fervorosa. Você só fará sexo para fins reprodutivos, ela será gorda e usará saiotes, cabelo no suvaco, cabelo até o joelho e mal tratado, você terá que ouvir toda a família dela te enchendo o saco por você não ser da religião deles e todo domingo vai ter meia centena de pessoas passando na sua casa te chamando pro culto.
Prefiro ser corneado por uma ateísta.
E eu acredito (ou espero) que daqui alguns anos todo o planeta estará unido numa só nação e numa única religião, que não irá cultuar um deus imaginário e sim o planeta em que vivemos, e os mandamentos serão para protege-lo e não teme-lo.
ok viajei
²