Postado originalmente por
1337
Sobre o TibiCAM, é uma opinião pessoal totalmente sua. Você acha que ver um vídeo tira a emoção. Pra mim, por exemplo, não tira nada. TibiCAM traz uma oportunidade incontestável de comunicação. Outro ponto, é que se não existisse TibiCAM, existiria spoil em fotos e textos do mesmo jeito. Fansites, discussões, fórums, tudo isso gera spoil. Esse é o menor dos problemas. E o único jeito de acabar com isso é trancando a população dentro de um quarto escuro sem informação alguma.
Sobre o bot, você mesmo já concordou. A raíz de todo o mal é o cheating.
Não adianta a CIP tentar remendar, que o bot sempre vai manter a má qualidade do jogo. Esse é o trabalho dos desenvolvedores.
E a CIP tem sim controle total sobre os botters, mas prefere ficar banindo de 5000 em 5000 formulando uma ilusão pro pessoal de cabeça fraca, que acha que isso vai mudar em alguma coisa.
Parece até aquelas conversas de conspiração: O TibiaBR não deixa mostrar vídeo de bot, a CIP fala que tá banindo bot... Pelas aparências a CIP tá ganhando essa guerra, mas na prática, nada mudou. É só logar agora e ir lá nos macacos que você vai encontrar um bot em cada andar. Ou mais.
Power abuser, lurer, pk, war, hunted... Isso tudo que gera o PVP, se você não gosta de nada disso, então você não gosta de PVP, logo, tem que ir pra non-PVP.
PVP-enforced não é só pra quem gosta de PVP. Quem gosta de PVP joga em PVP normal, onde o jogo é teoricamente livre, pra matar quem quiser e onde quiser, mas com alguns limites. Como o próprio nome do server diz, é server PVP - player versus player. PVP-enforced é pra quem gosta de PVP-enforced. É um outro tipo de servidor, com um gameplay muito mais rápido, por isso existem só 2 servers PVP-enforced. Se eu me lembro bem, nessa época aí tinham umas especulações sobre um "war server" da CIP, um servidor só pra wars, ou pra wars entre servers, alguma coisa do tipo. Daí que saiu PVP-enforced. É algo diferente. O Tibia em si é PVP normal.
O cara que vai pra server PVP normal e acha que a CIP devia acabar com war, é meio retardado. Ele foi pro server sabendo que ia ter war. Não querer participar é uma coisa, não querer que exista é outra.
Mas como eu sempre digo, o que estragou o Tibia foi o bot, e a CIP tentando remendar só afunda mais. Imagine se o bot acabasse nesse update, não ia existir war mesmo existindo PVP.
Cada vez a CIP fica mais longe de consertar. Ela está indo em uma direção, em que mesmo acabando com todos os cheaters do jogo, ele vai continuar ruim devido à própria CIP.
Quanto ao Tibicam.
Quando falei de videos, eu falo por toda forma de spoil. Isso você pode até querer dizer que não, mas acaba com o jogo. Mas não o jogo da coletividade, e sim da pessoas que está vendo o video. Quantas pessoas hoje caçam nos Frosts usando UE? Varios sorcer fazem isso, mas só porque viram outro fazer, viram os riscos, e depois de calculados se lançaram. Mas não é pra ser assim, a emoção do jogo é descobrir a forma de resolver seus problemas pensando, e não copiando uma idéia de outro. É a descoberta, e isso infelizmente é um mau pior que o bot, que não vai acabar nunca. Infelizmente quantos Ghaz~ e Morga~ foram mortos com a mesma tática copiada. Ninguém viveu a emoção de matar um Ghaz, mas todo mundo sabe como fazer.
Espero que entenda o que estou tentando dizer.
Quanto ao bot.
Não é de uma vez que se acaba com a quantidade imensa de botter, a CIP sabe quem usa e quem não usa, mas como eu já disse, se ela banir todos de uma vez o Tibia acaba, pois eles vão a falência. Infelizmente é a verdade.
Quanto ao server.
É como você disse, quem não gosta de pvp vai pra no-pvp, quem gosta de pvp vai pra pvp, que gosta de muito pvp vai pra pvp-enf.
Mas ai surge a polêmica, quando é que uma pessoa gosta de pvp e quando é que ela gosta de muito de pvp.
Há de se saber diferenciar o que é Power abuser, e excesso de power abuser.
Acredite as Wars não vão acabar.
Em nenhum momento eu disse que não gosto de pk's, lurers, thiefs, ou power abuser. Muito pelo contrário, eu acho necessário, mas como o nome diz, é necessário e não essencial. Procura no dicionário a diferença, preguiça plx.
Vou repetir,
Quem não gosta de abuso de poder vai pra no-pvp.
Quem gosta de abuso de poder vai pra pvp.
Mas agora quem gosta do excesso do abuso de poder, seu lugar é pvp-enf.
Resta os tibianos saber medir esse abuso.