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Tópico: PvP em Foco

  1. #1
    Avatar de Anderslash
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    Post PvP em Foco

    O texto abaixo é uma tradução do artigo oficial do site Tibia.com, mês de maio de 2009. O original em inglês pode ser encontrado aqui.

    PvP em Foco
    PvP in Focus

    Artigo originalmente escrito por Tibia.com.
    Tradução por Anderslash.
    Revisão por Most Element



    No ano passado, dois grandes assuntos em Tibia tomaram conta das discussões públicas: o sistema PvP e a penalidade de morte no jogo. Pedimos a sua opinião sobre os dois tópicos, quisemos saber o que os jogadores gostavam ou não. Muitos jogadores participaram das discussões e contribuiram com um importante feedback, enumeraram desvantagens e pontos fracos, além de propor idéias de como mudar a situação para melhor.
    Neste artigo, nós queremos contar a vocês um pouco sobre as discussões internas que se desenrolaram após o encerramento das públicas. Queremos dar a vocês uma visão geral dos objetivos que estabelecemos para uma reavaliação e exemplificar o quão difícil é, às vezes, chegar a um consenso. Como vocês devem saber, decidimos mexer no sistema PvP e na penalidade de morte juntos, devido à proximidade dos dois. Entretanto, no presente artigo nós gostaríamos de focar no sistema PvP, já que abordamos a penalidade de morte e as blessings durante o patch de primavera (N.T.: primavera na Europa).

    Uma base sólida


    Logo no início da discussão pública sobre o sistema PvP de Tibia, ficou evidente que as opiniões entre os jogadores se dividiam a respeito da situação atual nos mundos PvP, algumas vezes com pontos de vista amplamente divergentes. Ainda, isso não foi exatamente uma surpresa, já que cada mundo PvP é único e suas experiências pessoais têm um grande impacto em seus pontos de vista. Para muitos jogadores, o sistema PvP é uma parte essencialmente importante de Tibia, altamente carregada de emoções como entusiasmo, agitação e diversão.
    Existem diferentes razões para lutar em PvP, aqui estão apenas alguns dos exemplos que surgiram na discussão pública: desafio, competição, prestígio, amigos, mas também poder, vingança, loot, a perda da vítima, ou inveja. Enquanto muitos jogadores enfatizaram a importância do princípio "Matar qualquer um, a qualquer momento, em qualquer lugar!", também houve uma porção de jogadores que pediram por mais restrições.

    Em vários mundos PvP, aparentemente a regra geral de Tibia se tornou uma virtude esquecida e negligenciada. Muitos jogadores sofrem com a opressão de outros que são mais poderosos e que muitas vezes se organizam em grupos e redes de contato. Em uma enquete conduzida em fevereiro, quase 43% de todos os votantes disseram que são oprimidos e não podem lidar com a situação. Em contrapartida, o número de votantes que se descreveu como os opressores é bastante baixo, apenas cerca de 7%. Ainda, muito poder fica muitas vezes concentrado nas mãos de pequenos grupos, fazendo com que haja opressão sobre um grande número de pessoas, possibilitando inclusive que eles dominem servidores inteiros.

    Nós realmente apreciamos a diversidade do feedback que recebemos. As perspectivas diferentes, posições e motivações forneceram uma base sólida para discussão interna e compreensão dos problemas.

    Discussão interna

    Membros de diferentes departamentos da CipSoft participaram da discussão interna, liderada pela equipe de gerenciamento de produto. Os participantes tiveram diferentes experiências e backgrounds sobre PvP. Alguns deles já se sentiram vítimas de um player killer aleatório e também do abuso do poder por diversas vezes, alguns deles realmente gostam de PvP, e alguns inclusive matam aleatoriamente outros jogadores.
    Mas antes de iniciar a discussão em detalhes, nós nos concentramos em definir os objetivos que queríamos atingir com a reavaliação do sistema PvP. Eles deveriam influenciar e guiar nossa discussão. Para definir objetivos, primeiro tivemos que responder a uma pergunta fundamental sobre mundos PvP: Que tipo de lugar eles devem ser, ou melhor, o que eles não devem ser?


    Player killing é permitido em servidores PvP, e se você cria um personagem lá, você deve estar ciente que pode ser morto por outro jogador. Entretanto, mundos PvP não devem ser lugares onde a matança é excessiva, onde a opressão de outros jogadores e a chacina se tornam uma rotina. O skull system já restringe o player killing para que a situação não fuja do controle. Também, é claramente citado no comentário da regra geral de Tibia que "você não deve abusar dos seus poderes para oprimir outros, forçando-os a jogar dentro das suas próprias regras."

    Definindo objetivos

    Tibia é um jogo, que deveria ser divertido. Os jogadores devem se entreter durante o tempo que passam em Tibia. É bastante alarmante ouvir que mais e mais jogadores oprimidos pensam em deixar o jogo, ou já deixaram, já que não conseguem mais aproveitar o game. Então como atingir um equilíbrio entre um PvP que é entusiasmante e desafiador, e de um PvP que é justo e não tão aberto a abusos como é atualmente?
    Nossos objetivos devem cobrir todos esses aspectos e, finalmente, chegamos aos seguintes pontos para a nossa reavaliação do sistema PvP em Tibia:

    1. Redução das possibilidades de oprimir os outros
    Como já foi mencionado, o sistema PvP atual dá muito espaço para quem quer tirar a liberdade de alguém, forçando outro player a jogar pelas próprias regras. Não deveria ser possível manter a possibilidade de arruinar a experiência de jogo dos outros, e nem de se destruir a diversão através de ameaças.

    2. Reduzir a frustração resultante de mortes
    A morte deve ser uma experiência dolorosa, algo a ser lembrado. Entretanto, se o nível de frustração é alto demais, conseqüências negativas podem aparecer. Jogadores podem ser afugentados, ou até mesmo encorajados a buscar ferramentas ilegais para recuperar o tempo perdido. Quanto mais você perde em uma morte, mais você a teme. Se alguém o ameaça de morte, é mais provável que você ceda à pressão, devido ao medo de morrer.
    No patch de primavera, reduzimos a penalidade de morte e mudamos o sistema de blessings. Até agora, parece que a redução foi bem equilibrada, já que quase 69% de todos os jogadores que participaram de uma enquete disseram ter gostado da redução na penalidade de morte.

    3. Reduzir a agressão
    Uma outra enquete havia nos mostrado que a atmosfera em Tibia é considerada agressiva por muitos jogadores. Aqui nós vemos necessidade de agir, já que nós queremos fornecer um game divertido com uma única e positiva experiência de jogo. Jogadores agressivos tendem a ser mais envolvidos em comportamento destrutivo e violações de regra, fazendo da redução de agressão um ponto mais importante. Como você pode ler no comentário da regra geral de Tibia: "Se comportamento destrutivo e agressivo contra os outros lhe faz sentir bem, este não é um lugar para você."

    4. PvP deve ser emocionante, desafiador, mas também justo
    Nós queremos manter a excitação e diversão no PvP, a adrenalina que percorre a sua espinha em uma batalha quando você não sabe se um personagem vai sair daquela enrascada vivo ou não. O PvP não deve ser fácil, deve ser desafiador e você precisa de alguma habilidade para dominar as técnicas. Adicionalmente, as lutas PvP devem ser justas. Nossas medidas anti-cheating nos ajudarão a atingir esta meta, já que muitos jogadores que utilizam ferramentas de trapaça para lutar em PvP não têm a habilidade necessária para lutar de forma justa. Cedo ou tarde, entretanto, nossa ferramenta de detecção irá pegá-los.

    5. Oferecer alternativas e opções adicionais
    Se os outros o oprimem e não há nenhuma outra maneira de fugir da situação, você vai desistir, hora ou outra. Alternativas e opções adicionais oferecem um outro caminho. Para jogadores que se interessam em medir forças com os outros, um war mode (N.T.: modo de guerra) ou um duel mode (N.T.: modo de duelo) viria bem a calhar. Tais combates são baseados em consenso mútuo. Não queremos restringir demais a liberdade do PvP em mundos PvP normais, então fornecer caminhos alternativos é também um objetivo importante. Nesse aspecto, novos tipos de servidor e situações PvP regulamentadas são opções interessantes que podem ser consideradas. Falando de maneira geral, também queremos oferecer outras maneiras de passar o tempo em Tibia e fornecer maior variedade de objetivos não relacionados ao PvP.

    6. Tibia é um jogo difícil, que permaneça assim!
    Não importa o que planejamos mudar, este é um ponto importante que mantemos em mente. Tibia é um jogo desafiador, e desafiador ele deve ser no futuro.

    Como vocês provavelmente podem imaginar, chegar a um consenso é uma tarefa difícil. As opiniões se diferem até mesmo entre os membros da CipSoft, mas estamos trabalhando juntos pelos mesmos objetivos. Direcionar todos os tópicos que discutimos em detalhes iria além do alcance deste artigo. E mais, escolhemos um exemplo para mostrá-los que prós e contras se anulam, às vezes.

    Revisar Exiva ou não?

    Na discussão pública, o spell Exiva foi um assunto bastante citado, já que é muito relacionado à questão do PvP. Muitos jogadores compartilham da opinião que uma revisão e restrição do Exiva é absolutamente essencial para reduzir o power abuse. Entretando, existe também um grupo de jogadores que foram contra o argumento por várias razões. O spell Exiva permite a você localizar jogadores em um tempo relativamente curto. Isso é útil quando se está procurando por amigos, por exemplo, ou quando você quer saber onde seus inimigos estão se concentrando em uma guerra. Entretanto, abre-se a possibilidade de caçar um jogador. Quando ele está online, ele pode ser localizado, sem chance de fugir de um Exiva.


    Os argumentos levantados pelos dois lados foram endereçados durante a discussão interna, e nós ponderamos um pouco a respeito deles. Ficou bastante óbvio que as opiniões sobre o Exiva também eram muito divergentes entre os participantes da reunião, e chegar a um consenso seria muito difícil. Então quais argumentos foram levantados a favor de uma revisão do Exiva e quais os argumentos contra ela? As idéias gerais sugeridas por muitos jogadores eram de restringir o Exiva de um jeito ou de outro. Discutimos muitas propostas diferentes:
    • Reduzir o alcance do spell, por exemplo, ele funcionaria apenas na ilha em que foi lançado.
    • Reduzir a precisão do spell para que não seja mais possível rastrear efetivamente um jogador.
    • Apenas certos grupos de personagens podem ser localizados com o Exiva: personagens na sua white list que concordaram em ser adicionados, membros da guilda, membros da party, jogadores marcados com skull e jogadores com Soulfire. Alguns jogadores também sugeriram que a exibição do nome do personagem na lista "Who is Online?" se tornasse opcional, assim como o seu status online tanto no jogo quanto no website.
    • Introduzir um contra-feitiço ou runa permitindo que um personagem evite ser encontrado.

    A pergunta chave para nós foi: Como um Exiva revisado afetaria opressores e vítimas? Quais seriam os benefícios e desvantagens a respeito dos nossos objetivos? Nós gostaríamos de repassar a você uma visão geral dos prós e contras que foram levantados na discussão interna.

    Revisão do Exiva para opressores
    • Vantagens com base em nossos objetivos
      • Uma revisão no Exiva limitaria o poder do spell, tornando mais complicado para o opressor encontrar suas vítimas e caçá-las. Isso seria um passo importante na direção certa do objetivo número um: reduzir as possibilidades de oprimir os outros.

    • Desvantagens com base em nossos objetivos
      • Numa situação típica de power abuse em mundos PvP, um único jogador deve enfrentar um grupo poderoso de jogadores, muitas vezes uma rede de contatos organizada. Reduzir a precisão ou o alcance do spell traria apenas um pequeno efeito, se trouxer. Você apenas teria que posicionar um número suficiente de espiões pelas terras tibianas e, em alguns minutos, você ainda conseguiria deduzir a localização do personagem procurado. Provavelmente levaria um pouco mais de tempo para encontrar alguém com Exiva, entretanto, isso não seria suficiente para desencorajar os opressores.
      • Mesmo com um contra-feitiço ou apenas com o Exiva funcionando para certo grupo de pessoas, ainda seria possível localizar e armar uma emboscada para alguém. Como mencionado, grupos de power abusers geralmente são bem organizados, possuindo muitos membros e colaboradores. Se eles sabem onde é a sua casa, sabem onde você caça, sabem quem são seus amigos, eles provavelmente poderiam rastreá-lo mesmo sem o Exiva. Eles colocariam alguns espiões em frente à sua residência para esperá-lo, por exemplo.


    Revisão do Exiva para vítimas
    • Vantagens com base em nossos objetivos
      • Daria aos jogadores uma oportunidade de escapar e se esconder. Ofereceria uma nova saída, uma alternativa. Algo que nós queremos atingir em nosso quarto objetivo: oferecer alternativas e opções adicionais.

    • Desvantagens com base em nossos objetivos
      • Atualmente, o Exiva não é usado apenas por power abusers para localizar vítimas. Uma vítima também pode usar o Exiva para verificar se alguns de seus inimigos estão chegando perto, ou se eles já estão nas redondezas. Com uma revisão no Exiva, dificilmente seria possível para uma vítima localizar seus desafetos, enquanto continuaria sendo possível para um grupo organizado localizar suas vítimas dentro de um certo tempo.


    Efeitos colaterais
    • Reduzir o poder do Exiva faria com que o jogo ficasse mais interessante, já que seria preciso certa habilidade para encontrar alguém.
    • Uma revisão também afetaria jogadores durante uma guerra. Seria mais difícil localizar o inimigo em uma batalha. Adicionalmente, se a lista "Who is Online? também fosse opcional, você não mais saberia quantos membros das guildas oponentes estariam online. No fim das contas, as batalhas se tornariam menos previsíveis, com maior fator surpresa. Alguns jogadores provavelmente gostariam, enquanto outros provavelmente não aprovariam a idéia.
    • Já que seria muito mais difícil localizar alguém, também seria mais difícil se vingar de certas ações como roubo de loot, por exemplo.

    Então, para concluir, seria mais difícil e trabalhoso encontrar outro jogador caso houvesse uma limitação do Exiva, mas será que realmente impediria os opressores de caçar alguém? Nenhum de nós pode responder a esta pergunta com certeza. Então, uma decisão final a respeito do Exiva ainda não foi tomada, e um consenso parece ser difícil de alcançar, já que os prós e contras acabam se equilibrando. Há outras idéias em como mudar o sistema PvP, que atualmente parece ser mais verossímil.

    Processo em andamento

    Como vocês podem notar, ainda existe uma longa estrada para seguir, e a reavaliação do sistema PvP ainda está longe de ser concluída. A opressão contra os jogadores e a grande quantidade de player killing aleatório foram descritas como os problemas mais graves em servidores com PvP normal.

    Além do spell Exiva, discutimos muitos outros aspectos do sistema PvP, por exemplo o skull system, o poder das equipes, player killing aleatório e guerras. Nós avaliamos cuidadosamente o feedback e as propostas que recebemos dos jogadores, sempre levando em conta nossos objetivos. Zonas Non-PvP, remoção do bloqueio de protection zone em casos de auto-defesa, black skull, mortes contando no histórico para todos os que causaram dano, são idéias e conceitos que parecem bastante promissores nas discussões internas e que foram apresentados nas developer notes, através do discussion board.


    Já que tais mudanças amplamente afetariam os mundos PvP de Tibia, nós queremos envolvê-lo no processo de desenvolvimento, pedindo a sua opinião. Uma decisão final ainda não foi feita. E mais, a reavaliação do PvP é um processo contínuo e aberto a mudanças. Os objetivos que definimos vão nos guiar em nossa jornada, e nós estamos confiantes que conseguiremos melhorar consideravelmente a situação: Preservar o que é bom no sistema PvP de Tibia e mudar o que precisa ser mudado.

    Por um Tibia melhor!
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    Última edição por Rocko; 30-08-2012 às 20:46. Razão: Atualização do título

  2. #2
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    Eu jogo em non-PvP, mas quando jogava em Libera, no char Baddo era extremamente ruim, saia do DP e vinha aquelas guilds de noobs e me matava... Já causei guerras por causa disso
    Enfim, se a Cip realmente melhorar o sistema acho que rola voltar em um mundo PvP só pra zuar
    Última edição por Most Element; 04-05-2009 às 16:08.
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  3. #3
    Avatar de riquezinn
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    Nao gostei das ideias do exiva,nem um pouco,espero que nao mude nada pq cada update deixa o pvp pior ainda....

  4. #4
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  5. #5
    Avatar de TibiaBR'ano
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    Espero que a decisão final não seja muito diferente das que estão apresentando, que estão muito boas.




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  6. #6
    Avatar de hang
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  7. #7
    Avatar de Luis Shark
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    n curti muito a ideia de mudar o exiva.
    Última edição por Luis Shark; 04-05-2009 às 16:31.
    "For king and country
    with honor and virtue
    we will protect this plains
    so that HE can never return."
    Nightmare Knights.
    I'm http://img514.imageshack.us/img514/3156/49057702.png
    _______________________________________________
    Enquanto isso em Calmera:
    14:12 Berserk Bloker [9]: onde eu treino ta cheio de gente
    14:12 Berserk Bloker [9]: :x
    14:12 Asus On Calmera [14]: skoapksaskoskapsak
    14:12 Asus On Calmera [14]: ond vc treina?
    14:12 Berserk Bloker [9]: MoLs
    14:12 Asus On Calmera [14]: q bixo eh esse?

  8. #8
    Avatar de Pali Da Morte
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    Não Concordo e tbm não discordo!

  9. #9
    Avatar de Elder roots
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    será que ninguem percebe que quem comenta a favor dessas mudanças é nonpvp?

  10. #10
    Avatar de Guilherrme
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    Mexer no exiva ia ser ruim, por mim ficaria do jeito que está (em relaçao a spell exiva)

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    Citação Postado originalmente por Soul dadinho Ver Post
    Hellgorak upo skill nesse update, fato.



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