Postado originalmente por
Nobre Valente
A maioria não nega a existência de Deus por medo. Medo de que Deus castigue a ousadia de não crêr em seu nome. Medo de padecer no fogo do inferno.
O ser humano está em constante evolução (científica). Não sei como alguém pode evoluir espiritualmente. Ateísmo não é sinônimo de frieza, crueldade, dantismo. É sinônimo de conhecimento.
Se há uma utilidade na criação de Deus, foi a de freiar a índole instintiva humana. Talvez sem ela, o índice de criminalidade fosse maior. Porque o castigo cristão é bem mais severo que o castigo dos homens.
Minha mente esta aberta para voltar a crêr em Deus novamente, desde que eu tenha motivos para isso. O castigo vem, independente de você ser uma pessoa boa ou ruim. Deus não irá ser seletista ao ponto de apontar quem é digno das beneces ou das punições.
Sempre fui uma pessoa boa na minha vida e nem por isso fui digno de felicidade. Enquanto que outra pessoas, que sempre foram más, foram dignas dos louros da vitória.
O caminho que resolvi seguir? O da justiça. Ser bom e mau de acordo com a situação. Não adianta esperar por justiça divina, há mais de dois mil anos encontramos injustiças brutais. Deus permitiu que seu filho morresse na cruz. Não seria mais benevolente de sua parte poupar a vida de Jesus e daqueles que o julgaram?
Mas enfim, o mundo da voltas, e nunca se sabe o dia de amanhã. Vai ver isso é crise do momento

.
Você pegou vários tipos de Deuses de várias religiões diferentes, juntou tudo em um liquidificador de idéias e bateu. O fato de não ser religioso não exclui a fé. Fé é diferente de Religiosidade ou Espiritualidade. É acreditar em algo intangível, que nossa razão não alcança.
Dou sempre um exemplo simples e ao mesmo tempo paradoxalmente complexo que aprendi com um gênio da Computação(na minha concepção), que por acaso foi meu professor.
Estudo a fundo a Ciência da Computação, comumente chamada de Computação científica. Nós cientistas da Computação aprendemos que existe uma única, mas utópica, diferença entre seres humanos e Computadores: se chama Criatividade. Para quem intende o mínimo de programação sabe que uma coisa que uma máquina lógica não faz é criar Tipos de Dados do nada. Toda criação de dados tem que ser controlada de alguma forma, mesmo que indireta, pelo responsável por programar a máquina. Podem se passar anos de evolução da Computação, Robóticas e afins, mas uma máquina sempre será de alguma forma previsível.
Aí chego ao meu ponto. Considerando nosso cérebro humano uma junção de estímulos elétricos, podemos comparar eles à máquinas. A lógica do cérebro humano é incrivelmente parecida com a lógica dos computadores. Só uma coisa é ilógica no ser humano, e isso se chama criatividade. Nenhum cientísta pode explicar, mesmo vários tendo tentado ao longo da História da Humanidade. Palpites nessa área são meras asneiras ou tentativas bobas de especulação.
Mesmo como um Cientista na área de Exatas, que em tese seria uma área baseada na lógica Matemática, não posso deixar de acreditar que exista algo por trás de tudo. Algo que nem a lógica, nem a razão Humana sejam capazes de explicitar e explicar.
Dei muitas voltas, mas espero que alguém tenha intendido. Já me desculpo pelos erros de português.