Postado originalmente por
Heenett
E desde quando não é meta dos países capitalistas dar ensino, alimentação e educação de qualidade pra todos? Os países mais desenvolvidos hoje em dia são aqueles que possuem essas características, ou seja, que possuem o IDH mais elevado de todos, e eles são todos capitalistas. Sinceramente ainda não entendi o seu ponto de vista.
Não apenas países desenvolvidos como exemplo de capitalismo, esses países só oferecem isso pois pisam nos países mais pobres.

Heenett
Ué. Mas eu inclui o lucro na relação de gastos! A "taxa destinada à produção de pães extras." é justamente ele. A diferença é que eu diminui a taxa de 10-20 centavos pra 1 centavo. E agora eu te pergunto: a taxa para a produção de pães extras é injusta?
Não, a parte injusta seria o dinheiro "extra" destinado para o bolso do dono (o lucro).

Heenett
Não é só porque todos tem dinheiro que ele perde o valor, esse é um raciocinio muito simplista. E no final das contas, em qualquer sistema economico ideal a coisa acabaria assim, não? Com todos tendo dinheiro.
Não exatamente, porém no capitalismo aconteceria um caos, pois ele é baseado no dinheiro.

Heenett
Quanto aos seus exemplos:
- Os trabalhadores domésticos seriam pessoas jovens ainda em processo de qualificação, ou seriam trabalhadores caros, ou não existiriam. Cada um teria que organizar a própria casa.
- A calça de 400 reais teria que ter vários diferenciais, senão não seria vendida. Diferenciais poderiam ser a marca, o corte, o tecido, etc.
- Seria necessária a produção de entretenimento mais inteligente =p
Empregada só foi um exemplo, porém existem varios outros trabalhos necessarios, porém que ninguem quer fazer/recebe pouco.
E caso recebessem um preço justo, o preço do produto ficaria inacessivel.

Heenett
Ter um sistema 100% justo é impossível. Em qualquer tipo de sistema existirão de algum modo vantagens de uns sobre outros que tornem as coisas um pouco injustas, seja capitalismo, comunismo, sadomasoquismo, o que for. O sistema que mais consiga se aproximar da justiça 100% é que é o ideal, e dentre todos, pra mim este é o capitalismo usado nos países com os maiores IDHs do mundo.
Sim, não existe sistema 100% perfeito, caso existisse não haveria porque continuar com capitalismo.
Porém tem 1 coisa que queria ressaltar. Não tem essa de "capitalismo usado nos países com os maiores IDHs do mundo", não é um capitalismo diferente, é o mesmo, porém ao invés de explorar uma parte do proprio país (igual no Brasil), exploram outros países.
[caso vc esteja falando do sistema citado pelo Locke, então retiro oque disse, não sei o suficiente sobre esse sistema p/afirmar algo]