
Postado originalmente por
jiraya el xico
Apesar de tudo, quem garante que ele não ira gostar da idéias de certo partido?
De qualquer modo, não digo as vantagens, mas qual seria o motivo de pegar fulado e tornar ele o rei da cocada preta? quando alguem perguntasse porque o Brasil tem rei a resposta seria "porque é melhor assim"?
Pelo que entendi, o "imperador/rei" iria ter uma função de "moderar" o Estado, arrumando oque ele acha ruim ou oque ele acha certo, mas esse papel não poderia ser feito por alguem eleito pela população ou pela propria população?
Quanto ao partidarismo, não precisa de 1 monarquia p/resolver o problema, poderiamos fazer igual nos EUA, onde só tem 2 partidos.
Uma coisa é gostar, outra é por em pratica. Logico que ele pode gostar de esse ou aquele partido, mas ali nao esta o sr. fulano, mas o Imperador do Brasil, representante maximo da Nação. As consequencias dos atos dele vao desde seus descendentes até seus filhos, os herdeiros, entao ele nao pode "errar".
Ele nao será rei da cocada preta, será Imperador do Brasil. Eu disse algumas das vantagens logo acima, quer algo mais especifico em que ponto?
Ele vai moderar os poderes, ele será o Estado, ninguem consegue encarnar melhor o Estado do que um Monarca, pois o Estado "nao muda", o governo sim. De forma alguma ele vai fazer as coisas da forma que ele acha melhor, ele vai fazer de acordo com as vontades do povo, consequentemente as dele.
É uma espécie de hierarquia, o Primeiro Ministro governa em nome do Imperador, o Imperador reina em nome do povo, ou seja, o povo é quem manda mesmo, o papel do Monarca é apenas conciliar as coisas.
O papel até poderia, mas seria como hoje, ou seja, uma merd*. O Monarca é essencial justamente por isso, ele nao é apolítico, é apartidario, o que garante total independencia nas eleiçoes. Uma pessoa normal do povo nao foi educada da mesma forma que um principe, para servir a Nação sempre, nao importanto quando e como. O Monarca será aclamado pela população, só nao terá voto. Nao queremos dar um golpe e impor o principe do nada, nao somos a republica. A Monarquia voltará por plebiscito popular, mas o que nao terá é eleição pra Imperador.
O problema maior é justamente esse. As pessoas acham que os EUA sao perfeitos, querem copiar tudo deles, mas nao percebem que a causa principal de nossa ruina é justamente ELES. A republica presidencialista só deu certo lá, os outros países com esse regime sao subsdesenvolvidos. Nossa primeira bandeira republicana foi uma copia fajuta da deles. Nosso hino seria trocado tambem (pra quem nao sabe, o hino atual foi criado no Segundo Reinado e foi mudado apenas alguns trechos). Nossa Constituição era uma copia da americana, mas quem disse que os EUA sao iguais a nós?
Uma historia curiosa e que poucos sabem: Quando D. Pedro II fez sua primeira visita aos EUA, a guerra da Secessão ainda estava na mente dos americanos, ele foi convidado a ser Imperador dos Estados Unidos, mas recusou a oferta, alegando que antes de tudo era brasileiro e iria servir a pátria até o fim de sua vida.
Os americanos que tinham uma certa inveja do Imperio do Brasil, viram um bando de retardados (republicanos), copiarem tudo deles.
No Parlamentarismo só tem vez os partidos majoritários, partidos manicos nao conseguem muita coisa. Como Arnaldo Jabor disse, ou voce é conservador ou é liberal (ideologias).